2022-2 Estágio III

Estágio III

Ementa:

Competências

  1. Articular os saberes constituídos ao longo do curso – o saber, o saber fazer e o saber ser – com a realidade escolar estudada.
  2. Vivenciar a prática docente na condição de observador e docente realizando a coleta de dados e planejamento, elaboração e execução de metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem.
  3. Articular teoria e prática por meio da reflexão sistematizada e fundamentada sobre os aspectos observados nas instituições de ensino, de forma escrita e oral.

Saberes:

  1. A escola como lugar de formação profissional e campo de pesquisa.
  2. Relação entre teoria e prática.
  3. O ensino de física.
  4. Metodologias do ensino de física e a intervenção pedagógica.

Bibliografia:

BÁSICA
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M.. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A Aprendizagem e o Ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
COMPLEMENTAR
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
GOHN, Maria da Gloria. Educação não-formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
NÓVOA, A. Profissão professor. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.