Metodologia do ensino da língua portuguesa e literatura
A formação continuada deve atender às necessidades do professor no seu cotidiano, porém ela não pode ser entendida como um conjunto de modelos metodológicos e/ou lista de conteúdos que, se seguidos, serão a solução para os problemas. O processo de formação continuada que aqui se pretende busca aproximar os pressupostos teóricos e a prática pedagógica, conscientizando o professor que a teoria o ajuda a dar sentido e compreender melhor a sua prática e, consequentemente, que a prática proporciona melhor entendimento da teoria ou, ainda, revela a necessidade de nela fundamentar-se.
Desse modo, as aulas acontecerão em modelos de oficinas, com o objetivo de discutir e refletir sobre pressupostos teóricos ao mesmo tempo em que se favorece a troca de conhecimentos e experiências por meio das interações propostas nas atividades práticas.
Os materiais (textos, vídeos, links) serão disponibilizados antecipadamente para leitura a fim de facilitar a discussão durante as aulas. Haverá a realização de diferentes atividades de estudos, como dinâmicas de grupos, jogos, leituras e produção de textos, depoimentos de experiências, a partir de diversificadas tecnologias. E, por fim, o aluno terá a oportunidade de desenvolver uma proposta de ensino utilizando a metodologia de projetos.