Entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Apresentar- se e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
Habilidades:
-
Compreender os sinais da Libras;
-
Saber informar e solicitar as horas;
-
Entender e dar informações sobre pessoas;
-
Descrever um destino turístico;
-
Manifestar preferências;
-
Identificar comércios e produtos;
-
Descrever produtos, perguntar e dar informações sobre preços e formas de pagamento;
-
Solicitar e dar informações sobre um prato;
-
Refletir sobre os estereótipos e a imagem parcial das culturas.
Conhecimentos:
Línguas de Sinais no mundo; alfabeto manual; configurações das mãos; Sistema pronominal; números, horas, meses do ano, estação do ano; profissão, caráter, nacionalidade, estado civil, interesses; família e graus de parentesco; verbos com e sem concordância; pronomes possessivos; adjetivos; marcação de gênero; marcações não manuais emocionais e gramaticais; intensidade; interesses e preferências relativas a destinos turísticos; existência e localização. Lugares e serviços em uma cidade turística; listas de compras; preços, formas de pagamento. Cores e características de produtos. Verbos relacionados à rotina. Compra de alimentos básicos; pesos e medidas; contexto do restaurante: menu, objetos característicos, profissionais e pedidos. Pratos típicos e ingredientes; bebidas. Ordens: Sujeito – Verbo – Objeto (SVO) e Objeto – Sujeito – Verbo (OSV. Perguntas que exigem uma explicação (perguntas QU) e perguntas com respostas sim e não (perguntas SN). Negação. Aspectos culturais e históricos do povo surdo.
Atitudes:
-
Postura ética e crítica em relação aos temas e conteúdos abordados;
-
Assiduidade na realização das atividades no AVA;
-
Participação nas discussões síncronas e assíncronas; empenho nas atividades propostas;
-
Iniciativa, disponibilidade, flexibilidade, criatividade e organização;
-
Compartilhamento de responsabilidades e respeito às diferenças;
-
Respeito à comunidade acadêmica e zelo pelo patrimônio escolar.
- Professor: Fabricio Mahler Ramos
- Professor: UESLEI PATERNO
- Professor: Saulo Zulmar Vieira