Optativa de Libras - CST e Bacharelado

Entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Apresentar- se e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.

Habilidades:

  • Compreender os sinais da Libras;

  • Saber informar e solicitar as horas;

  • Entender e dar informações sobre pessoas;

  • Descrever um destino turístico;

  • Manifestar preferências;

  • Identificar comércios e produtos;

  • Descrever produtos, perguntar e dar informações sobre preços e formas de pagamento;

  • Solicitar e dar informações sobre um prato;

  • Refletir sobre os estereótipos e a imagem parcial das culturas.

Conhecimentos:

Línguas de Sinais no mundo; alfabeto manual; configurações das mãos; Sistema pronominal; números, horas, meses do ano, estação do ano; estado civil, interesses; família e graus de parentesco; verbos com e sem concordância; pronomes possessivos; adjetivos; marcação de gênero; marcações não manuais emocionais e gramaticais; intensidade; listas de compras; preços, formas de pagamento. Cores e características de produtos. Verbos relacionados à rotina. Compra de alimentos básicos; pesos e medidas; contexto do restaurante: menu, objetos característicos, profissionais e pedidos. Pratos típicos e ingredientes; bebidas. Ordens: Sujeito – Verbo – Objeto (SVO) e Objeto – Sujeito – Verbo (OSV. Perguntas que exigem uma explicação (perguntas QU) e perguntas com respostas sim e não (perguntas SN). Negação. Aspectos culturais e históricos do povo surdo.

Atitudes:

  • Postura ética e crítica em relação aos temas e conteúdos abordados;

  • Assiduidade na realização das atividades no AVA;

  • Participação nas discussões síncronas e assíncronas; empenho nas atividades propostas;

  • Iniciativa, disponibilidade, flexibilidade, criatividade e organização;

  • Compartilhamento de responsabilidades e respeito às diferenças;

  • Respeito à comunidade acadêmica e zelo pelo patrimônio escolar.