Guia Ajuda Rápida do Moodle IFSC
1. Ferramentas para disponibilizar conteúdos
Apresentamos, aqui, algumas ferramentas para organizar a sala no Moodle.
Os Recursos que são disponibilizados pelo Ambiente Moodle objetivam auxiliar na organização, na apresentação e no compartilhamento dos conteúdos de uma disciplina e/ou um curso em desenvolvimento.
A decisão de qual Recurso utilizar para apresentar os materiais de estudos deve ser analisada durante o Planejamento do Curso, pois não existe um limite na quantidade permitida de Recursos por Tópico ou semana a ser utilizado no desenvolvimento da disciplina/curso. Nesse contexto, é importante testar diferentes formas de apresentação dos materiais de estudo, visto que o primeiro contato do aluno, no AVEA, será com o conteúdo disponibilizado para autoestudo.
Logo, deve-se levar em conta: os objetivos do conteúdo, a formatação do material e o tamanho dos textos e das imagens, considerações essas que são relevantes para que o material de autoestudo se torne mais dinâmico e envolvente para os alunos. Ademais, esses aspectos tendem a facilitar na compreensão e no manuseio dos materiais, uma vez que a maneira como os Recursos do Moodle são utilizados pode influenciar diretamente na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Ferramentas e Recursos do Moodle: funções |
|
Permite que um professor disponibilize um arquivo como um recurso do curso. Sempre que possível, o arquivo é exibido na interface do curso, caso contrário, os alunos são solicitados a fazer o download. Possibilita a transferência (upload) de arquivos do computador do professor para o AVEA, preferencialmente para os "arquivos privados" no servidor do Moodle. Os arquivos podem ser: um texto, uma imagem, um vídeo, bem como podem incluir arquivos de suporte, por exemplo, uma página HTML que pode incorporar imagens ou outros objetos animados (como Flash). Nesse recurso, o Moodle cria um link com a mesma extensão do próprio arquivo. Dessa forma, o Arquivo é exibido na interface da disciplina, caso contrário, é necessário que o estudante faça uma cópia para o seu computador (download). |
|
Oportuniza aos professores a criação de um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e sub-capítulos. Possibilita aos professores a criação de um recurso com diversas páginas, análogo ao formato de um livro, com capítulos e subcapítulos. Livros podem conter arquivos de mídia, bem como de texto, e são úteis para exibir grande quantidade de informação que pode ficar organizada em seções. Um livro pode ser usado para exibir material de leitura para um módulo de estudo individual, como um manual departamental ou um portfólio do trabalho dos alunos. |
|
Página |
Habilita que uma página web seja exibida e editada em um curso. Possibilita organizar os conteúdos de estudo, a partir de um editor de texto que permite formatar e criar uma estrutura semelhante a uma "página web". Nele, é possível inserir além de textos, imagens, vídeos, links internos e externos, para que o conteúdo fique mais dinâmico e interativo, possibilitando a navegação do estudante na página. A estrutura pode ir desde páginas mais simples até as mais elaboradas e complexas, o ponto de observação é que esta "página web" é apresentada no Moodle como um link de acesso ao conteúdo do recurso Página. É bastante conveniente utilizar esse recurso para que o layout do curso não fique muito confuso, devido à utilização excessiva de textos e outros recursos na página principal de navegação da disciplina/curso. |
Rótulo |
Permite que textos e imagens possam ser inseridos no meio dos links de atividades na página do curso. Rótulos são muito versáteis e podem ajudar a melhorar a aparência de um curso, caso utilizado sabiamente. Facilita a separação, a organização e/ou o agrupamento de recursos e atividades, além de proporcionar a inserção de textos e imagens. Utilizado mais frequentemente para: inserir títulos de seções da disciplina; separar grupos de atividades e recursos em uma semana ou tópico; colocar linhas horizontais para delimitar grupos de atividades e recursos. O professor deve criar quantos rótulos achar necessário para ilustrar, colocar datas e avisos entre as atividades, mas deve evitar exageros. |
URL |
Possibilita ao professor a disponibilização de um link de web como um recurso do curso. Tudo o que está online disponível gratuitamente, tais como documentos ou imagens, pode ser ligado à URL. Permite ao professor fornecer o link de uma página da internet como um recurso da disciplina/curso. Além da homepage de um site da internet, tudo o que estiver online, disponível gratuitamente, tais como: documentos, imagens, repositório como Flickr, YouTube ou Wikipédia, podem ser ligados à URL. O recurso pode ser utilizado para proporcionar aos alunos links da pesquisa na internet, bem como materiais complementares para autoestudo. |
Pasta |
Viabiliza que o professor disponibilize, em um único diretório, um conjunto de arquivos, usualmente relacionados entre si ou com algum assunto. Dessa forma, não é necessário adicionar um grande número de recursos do tipo Arquivo. Esse recurso facilita a navegação e o acesso dos alunos ao conteúdo, visto que todos os arquivos ficam centralizados em um único ponto. |
Blocos |
Proporciona flexibilidade para organizar o material na página e torná-lo mais atrativo e funcional. |
Tópico | Permite a organização das atividades dentro do curso. |
Conteúdo do pacote IMS |
Possibilita a reunião de uma série de conteúdos, incluindo atividades e materiais de avaliação, em um único pacote de arquivos com a extensão (.zip).Um "pacote IMS" é criado por meio de um software livre (ex: Reload Editor) e específico para a construção de Objetos de Aprendizagem (OA) para EaD. Esse pacote de arquivos com a extensão (.zip) apresenta uma estrutura hierarquizada, semelhante a uma página web, mas em um único arquivo que pode ser integrado a qualquer AVEA, inclusive o Moodle. |