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Abertura
Seja bem-vindo(a) à degustação da Unidade Curricular (UC) Produção de Recursos Didáticos ofertada no Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais. Os recursos didáticos tem finalidade educativa e sua produção é uma etapa importante na construção de um curso ou unidade curricular. Uma técnica utilizada é a de contar histórias ou Storytelling. Nesse espaço você poderá ter um breve contato com esse assunto e quem sabe utilizar em suas produções.
Vamos lá!
Ao final desta degustação, espera-se que você conheça a técnica de Storytelling e, em especial, a fórmula da jornada do herói.
Tempo estimado: 30 min
Contar histórias é uma forma de ensinar e aprender.
- O que é Storytelling?
O que é Storytelling?
Contar histórias ou storytelling é uma das formas mais antigas de repassar o conhecimento entre gerações. Elas envolvem, ilustram e nos fazem refletir. Integrar histórias no seu material didático poder ser uma excelente opção. E para isso existem diversas técnicas (técnicas de storytelling). Não é raro encontrarmos casos e exemplos ao longo dos materiais didáticos. Sejam eles textos, vídeos, áudios, jogos ou outros recursos interativos, as histórias nos ajudam a contextualizar o que está sendo estudado.
Histórias, mitos, livros e filmes já foram estudados a fim de tentar identificar padrões de narrativa que estejam relacionados com o interesse e a atenção do público. Conheça algumas narrativas no vídeo que segue. Confira!
Fonte: Storytelling: a arte de contar histórias memoráveis (2018).
Dentre as apresentadas, a mais conhecida é a Jornada do Herói. Uma análise feita por Joseph Campbell que indica alguns passos comuns em histórias de sucesso.
Um elemento que merece atenção em todas as histórias é que elas são feitas de altos e baixos. Quando você pensa que está tudo bem, algo acontece. Essa oscilação cria uma dinâmica na narrativa, ao ser associada de elementos desconhecidos gera curiosidade, mantém a atenção do leitor/espectador. É por isso que além de servir para criação e contação de histórias, os elementos do storytelling servem também de inspiração para construção do seu recurso didático. Veja algumas ideias:
- Promover altos e baixos: isso significa quebrar a constante. Se o conteúdo vem numa sequência de afirmativas que se complementa, que tal inserir um contra-ponto? Um questionamento sobre tudo que foi visto até o momento.
- Instigar a curiosidade: sabe aquela cena de uma porta entreaberta no final do corredor que você não quer que o personagem vá ver, mas ao mesmo tempo está morrendo de curiosidade pra saber o que tem lá? Instigar a curiosidade é instigar a ação.
- Explicitar a mudança: histórias geralmente apresentam um estado final bem diferente do inicial. Permitir que o leitor perceba que ele não é mais o mesmo depois da jornada facilita a percepção de valor no processo.
- Histórias paralelas: além da narrativa central, pode haver narrativas paralelas que enriquecem o contexto. No seu material, você pode promover o mesmo fornecendo elementos extras que ampliam os horizontes da jornada.
Não é raro encontrarmos histórias, casos e exemplos ao longo dos materiais didáticos. Sejam eles textos, vídeos, áudios, jogos ou outros recursos interativos, elas nos ajudam a contextualizar o que está sendo estudado.
Dicas de filmes
Para despertar a imaginação deixamos duas dicas de filmes sobre contar histórias. Confira nos links a seguir:
Atividades de Aprendizagem
Contar uma história parece inicialmente uma tarefa fácil. Mas e quando essa história for contada por várias pessoas?
Nesta atividade você deverá a partir da imagem abaixo ajudar a construir uma narrativa colaborativa. Clique no link do wiki "storytelling" abaixo e conte a sua parte da história.
- Fim
Fim
Nessa degustação você conheceu uma pequena parte dos temas trabalhados na unidade curricular de Produção de Recursos Didáticos, ofertada para diversos o curso de Especialização em Tecnologias para Educação Profissional do IFSC.
Nos cursos a distância do IFSC os estudantes são acompanhados pelos professores, que respondem dúvidas, fomentam discussões e propõem atividades síncronas (em tempo real, como webconferências) e assíncronas (como fóruns).
Para saber mais sobre os cursos nessa modalidade, acesse o portal do IFSC.
Mas antes de sair, conte pra gente o que achou dessa degustação. Clique no link abaixo e avalie essa experiência.
Créditos