Topic outline
-
- Orientações
Seja bem-vindo(a) à capacitação para produção de vídeos educacionais! Nós somos os professores Crislaine, Igor, Nathalie e Sabrina e nessa capacitação serão abordados temas no universo de produção de vídeos para suas aulas. Sabemos que o assunto não se esgota aqui, mas é um ponto de partida e uma atualização para aqueles que já possuem algum conhecimento no tema.
Para iniciar, leia o roteiro de estudos e assista ao vídeo de apresentação do curso disponíveis abaixo.
Comunicação
Roteiro de estudos
- Busque!
Não é necessário produzir vídeo aulas para tudo! Há vários bons conteúdos disponíveis em vídeo gratuitamente para uso educacional. Assim, a gente pode focar no que for mais importante.
Dedicação estimada
xx horasPeríodo
dd/mm a dd/mmApresentação
Neste tópico serão explorados cenários em que você pode buscar vídeos na internet e utilizá-los em sala de aula (presencial ou virtual).
Você já pensou em usar vídeos nas suas aulas como material de apoio, como complementação de conteúdo ou ainda para auxiliar nas atividades?
Apresentaremos como fazer isso a seguir. Vamos te ajudar a encontrar vídeos prontos e que podem ser utilizados nas suas aulas. Veja a seguir os principais assuntos deste tópico:
Quando e como usar vídeos nas aulas?
Os vídeos podem ser utilizados para complementar os conteúdos de ensino, para simular alguma situação profissional difícil de ser apresentada em sala de aula ou mesmo para sensibilizar e engajar os estudantes para a resolução de alguma atividade. No vídeo a seguir você verá algumas dicas de quando e como utilizar vídeos nas aulas.
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
Este é um fórum avaliativo, então faça a sua contribuição a respeito do tema de uso de vídeo em sala de aula como recurso didático.
Onde encontrar vídeos prontos?
Neste passo listamos alguns repositórios nos quais você pode encontrar vídeos prontos para usar nas suas aulas. Acesse a página clicando no link a seguir.
Contribua conosco sobre o que mais conhece...
Esta não é uma atividade obrigatória, mas ficaremos imensamente gratos se você acessar o " Fórum de dúvidas e compartilhamentos" e contribuir conosco e com os outros participantes.
Você já conhecia algum desses repositórios de vídeo que apresentamos? Já fez uso de algum deles em sala de aula ou em alguma atividade com seus estudantes? Comente conosco! Queremos muito conhecer a sua experiência e também conhecer novos repositórios que você possa compartilhar!
Você já usou algum dos repositórios de vídeo apresentados? Que tipo de vídeo utilizou e como foi essa experiência?
Você conhece algum outro site/repositório de vídeos que não tenha sido apresentado?
Direitos autorais
Você encontrou o seu vídeo e quer utilizar na sua unidade curricular, mas surge uma dúvida: será que eu posso? E se eu produzir um vídeo e publicar no youtube? Os outros poderão utilizar? Como fica a questão da autoria? Chegou a hora de falarmos sobre direitos autorais!
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
Que tal um quiz sobre os conteúdos de direitos autorais? Vamos testar o que você aprendeu? Esta é uma atividade obrigatória, mas fique tranquilo que você poderá tentar várias vezes.
Quando devo produzir meu vídeo?
Chegamos na última etapa do tópico BUSQUE! Como foi até agora?! Tranquilo?! Foi muito rápido?! Ou foi muita informação?
Depois de acompanhar tudo o que foi disponibilizado até agora, você pode ter algumas questões em mente. Talvez uma delas seja exatamente o assunto que vamos tratar neste último passo do trajeto BUSQUE!
Após estudar sobre como os vídeos podem ser utilizados nas aulas e de conhecer alguns sites/repositórios que disponibilizam vídeos prontos, chegou o momento de você analisar se o melhor para suas aulas é usar um vídeo pronto ou se vai ser necessário produzir o seu próprio vídeo. Vamos refletir e analisar sobre isso... Acompanhe o infográfico no link a seguir:
Revisão do tópico Busque!
Chegamos ao final deste tópico, mas antes de iniciar o próximo vamos conversar um pouco sobre o que foi visto até agora? Assista ao vídeo de revisão e reflexão que preparamos para você.
- Produza!
Quando você decidir que vai produzir vídeos educacionais, precisará de algumas informações! Neste tópico abordamos alguns assuntos que vão lhe auxiliar no início da produção dos seus vídeos.
Dedicação estimada
xx horasPeríodo
dd/mm a dd/mmApresentação
Neste tópico você vai aprender um pouco mais sobre como produzir vídeos para a sua prática em sala de aula.
Você já pensou em produzir vídeos e utilizá-los como atividades, de complementação de conteúdo ou ainda como uma ferramenta de avaliação? A produção de vídeos auxilia em situações em que o estudante precisa rever e consultar partes de um conteúdo complexo. Por isso a importância em aprendermos um pouco mais a produzir conteúdo multimídia para disponibilizarmos em nossas práticas.
Apresentaremos como fazer isso neste tópico. Veja a seguir os principais assuntos::
Elementos de um vídeo
Disponibilizamos para você algumas dicas com elementos importantes para produção de vídeos educacionais. O primeiro deles, apresentado a seguir, trata do planejamento do vídeo educacional.
Roteiro para vídeos educacionais
Você já elaborou um roteiro de vídeo educacional? Neste vídeo mostramos como isso pode ser feito em alguns passos: definição do objetivo do vídeo, pesquisa de materiais, construção do texto e definição dos elementos do vídeo. A ideia é que você, o especialista no assunto do vídeo, possa produzir o seu próprio roteiro, para que o vídeo faça sentido no contexto da sua aula. Vamos lá?
Storytelling (contação de histórias)
Como e por que usar storytelling no meu vídeo educacional? Contar histórias é uma técnica utilizada em diferentes contextos, e que, inclusive, já vem sendo aproveitada na educação. Aqui queremos mostrar como ela pode ser aplicada na produção de vídeos educacionais. Para isso, construímos um exemplo e esmiuçamos os passos da "Jornada do herói". Você já ouviu falar?
Imagens
Para produzir aulas em formato de vídeos, ou seja, videoaulas, você pode usar diferentes formatos, como: professor + quadro, estúdio + animação, tela + narração. Na apresentação abaixo, damos algumas dicas do que não fazer e do que fazer para criar uma videoaula. Você sabe como preparar o ambiente para gravar? E os cuidados com a luz e o enquadramento?
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
Esta não é uma atividade avaliativa obrigatória, mas sim de compartilhamento de experiência e reflexão. Então, participe ...
Softwares
Nesta etapa do tópico, os vídeos são mais práticos e você verá possibilidades de criação de vídeos educacionais gravando a tela do seu computador e sua webcam.
Loom
Neste primeiro vídeo você vai explorar uma ferramenta gratuita. Você vai perceber que com o uso de uma apresentação e a sua webcam é possível produzir vídeos com ótima qualidade.
Screencast
Você já pensou na possibilidade de gravar um vídeo de maneira simples? Nesta outra opção vamos apresentar uma ferramenta para a captura de tela que vai te ajudar a publicar seu conteúdo e tornar suas práticas mais dinâmicas. Vamos lá!!!
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
Imagine quanto material você conseguirá produzir com estas ferramentas. Nesta parte do tópico Produza não há uma atividade avaliativa obrigatória, mas sugerimos que você faça uma postagem no Fórum de Dúvidas e Compartilhamentos considerando as seguintes questões: O que você achou destes softwares? Já conhecia algum deles?
Edição no H5P
Agora que você já é um expert em produção de vídeos que tal tornar essas videoaulas mais interativas e atrativas? A ferramente H5P serve para que você crie atividades interativas dentro de um vídeo. O mais interessante é que você pode utilizar esta ferramenta dentro do moodle e avaliar os estudantes. Para criar o vídeo no moodle você precisa seguir os seguintes passos:
- Acessar o moodle.ifsc.edu.br
- Acessar ou criar sala virtual de seu interesse (seu componente curricular ou curso)
- Habilitar edição da sala virtual (perfil de professor)
- Acrescentar o recurso H5P em uma sala criada (ou criar uma nova sala)
Assista ao tutorial que elaboramos para você. Vamos lá!
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
Nesta parte do tópico Produza temos um desafio para você. Escolha um vídeo ou a partir de um vídeo encontrado no tópico BUSQUE, crie um vídeo interativo usando o H5P. Poste o link para o seu vídeo interativo no Fórum de dúvidas e compartilhamentos.
Revisão do tópico Produza!
Nesta parte do tópico Produza temos um desafio para você. Escolha um vídeo ou a partir de um vídeo encontrado no tópico BUSQUE, crie um vídeo interativo usando o H5P. Poste o link para o seu vídeo interativo no Fórum de dúvidas e compartilhamentos.
- Publique!
Neste tópico de estudos abordamos as possibilidades de publicação dos vídeos produzidos. Ao final dos estudos, você será capaz de ter seu próprio ambiente de publicação de vídeos educacionais.
Dedicação estimada
xx horasPeríodo
dd/mm a dd/mmApresentação
Neste tópico você aprenderá como publicar e disponibilizar os vídeos que você produziu para suas aulas (presenciais ou virtuais).
Se você já produziu seus vídeos, mas ainda não sabe como disponibilizá-los para os estudantes, vamos apresentar algumas plataformas - gratuitas e pagas - nas quais você pode colocar os vídeos para que os estudantes consigam acessá-los.
Veja a seguir os principais assuntos deste trajeto:
Onde publicar?
Há várias plataformas, gratuitas e pagas, nas quais você pode disponibilizar seus vídeos. Mas antes de publicá-los e disponibilizá-los para o público, confira as dicas para criar seu canal e para deixar seus vídeos mais chamativos.
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
Você deve ter percebido que faltou no vídeo informações sobre o clickbait, né?
Agora é com você:
1. Você sabe o que é clickbait?
Se já ouviu falar sobre clickbait, se quiser arriscar um palpite ou mesmo se conseguir pesquisar rapidamente sobre esse conceito, registre suas ideias. Se desejar, pode também deixar comentários a respeito do vídeo que você acabou de assistir.
Esta não é uma atividade obrigatória, mas ficaremos imensamente gratos se você acessar o " Fórum de dúvidas e compartilhamentos" e contribuir conosco e com os outros participantes.
Como publicar um vídeo?
Este tópico é mais curto, mas nesta etapa, preparamos dois vídeos mais práticos que vão aprofundar os conceitos apresentados pela prof. Caroline no vídeo anterior.
Tá na hora de você fazer junto conosco a publicação do seu vídeo. Prepare seu material e siga em frente.
Como publicar no Youtube?
Neste primeiro vídeo vamos explicar como publicar um vídeo no Youtube. Lembrando que esta plataforma permite que os vídeos sejam compartilhados em outras redes e até mesmo incorporados em outros sites. Assim, você poderá publicar os vídeos no Youtube e disponibilizá-los no Moodle, por exemplo.
Como publicar no Moodle?
Como publicar ou incorporar um vídeo de outra plataforma no Moodle?
Neste vídeo vamos abordar de maneira prática como fazer isso no Moodle do IFSC. Vem com a gente!
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
Você já deve ter percebido que a internet possui muitos vídeos incríveis e outros nem tanto. Agora que você teve acesso a um material que explicou como fazer o seu próprio canal e publicar os seus vídeos, reflita sobre que estilo de canal você poderia criar para publicar vídeos que podem contribuir para as suas aulas.
Se você criou ou vai criar seu próprio canal, qual assunto vai abordar no canal e nos vídeos a serem publicados?
Ah! E se já criou o seu canal, compartilha conosco o link ou o nome do canal para que possamos conhecer o seu trabalho.
Use o " Fórum de dúvidas e compartilhamentos" para isso.
Revisão do tópico Produza!
Se você chegou até aqui estamos mais do que felizes! Significa que você aprendeu um pouco mais sobre ONDE e COMO publicar os seus vídeos.
Vamos encerrar o tópico PUBLIQUE! recapitulando e refletindo sobre as informações que você teve acesso.
- Encerramento
Neste curso você estudou vídeo aulas.
Esses conhecimentos são importantes para que você possa usar, produzir e publicar os seus conteúdos em vídeo. Por isso, tenha em mente que a aprendizagem não para por aqui. Continue pesquisando e lendo sobre o tema.
Para saber mais sobre esse assunto, você pode acessar o canal da Tedpro no Youtube: https://www.youtube.com/tedpro
Por fim, reforçamos que é muito importante que você avalie essa unidade curricular. Clique nos links disponíveis abaixo e dê seu feedback. Sua opinião é essencial para sabermos nossos acertos e para identificarmos oportunidades de melhoria.
Sucesso e até a próxima!
Avaliando o curso
No encerramento do curso, é solicitado que você responda sobre como foi seu processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será realizada por meio de um questionário de respostas anônimas (com questões específicas). Sua participação é essencial para que possamos aperfeiçoar nossas próximas ofertas! Não deixe de participar!