Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

4 | Título do livro ou nome do capítulo

3. Trabalhando com textos e imagens

Em primeiro lugar, recomendamos que você elabore textos mais longos em algum editor de textos (ou até no bloco de notas) e apenas depois traga para a ferramenta livro. Isso porque, pode acontecer de você estar escrevendo uma página longa de conteúdo e ficar algumas horas parado na página de edição sem efetivamente navegar pelo Moodle. Quando isso acontece, por questão de segurança, o Moodle faz logoff da sua conta. Se isso acontecer, ao clicar em Salvar, você perderá o que escreveu. Então, para não correr esse risco, escreva fora do Moodle e traga para cá depois.


Garantindo a formação

Se você copiar e colar o texto de um editor de textos como Word ou Libre Office, por exemplo, provavelmente serão carregadas as formatações que você usou: os tamanhos de fonte, o tipo da fonte, as cores, etc. Não é interessante que você traga essas formatações quando elaborar seu livro aqui no Moodle, por alguns motivos:

  • O estilo dos textos, títulos, hiperlinks e destaques é definido pelo código fonte da página. Quando você carrega uma formatação diferente da utilizada no Moodle (por exemplo usando a fonte Arial, que não usamos aqui no Moodle), serão criados trechos extras no código fonte da página, deixando-a mais pesada e mais difícil de formatar.
  • O estilo visual dos textos e imagens que compõem as páginas aqui do Moodle foram pensados para promover maior acessibilidade, legibilidade e menos cansaço visual na leitura. Lembre-se de que sendo um livro digital, os alunos estudarão na tela. Conforto visual é primordial.

Nesse sentido, recomendamos fortemente que ao trazer um texto de outro local, você use alguma das seguintes alternativas:

  • cole o texto no bloco de notas para que ele perca a formatação e depois copie e cole novamente aqui na página do Moodle; ou
  • clique no botão "Colar como texto simples" disponível na barra de ferramentas expandida do editor do Moodle; ou
  • utilize um atalho do teclado que automaticamente cola o texto sem formatação: CTRL + SHIFT + V (nem sempre funciona).

Formatação de textos

Os textos aqui no Moodle possuem a formatação básica de negrito, itálico, sublinhado e riscado. Quando o texto é colado "sem formatação" ele assume automaticamente o estilo de texto de parágrafo. Veja abaixo os estilos de textos existentes, além do parágrafo padrão:

Título nível 1

Título nível 2

Título nível 3

Título nível 4

Título nível 5

----
Para aplicar qualquer um destes estilos, selecione o texto desejado e escolha o estilo no primeiro menu suspenso da barra de ferramentas da caixa de edição. Normalmente você verá a palavra "Parágrafo" nessa caixa.

Para utilizar destaques diferenciados, veja o capítulo 3.2 deste livro.


Trabalhando com tabelas

Para inserir uma tabela, recomendamos que você utilize a opção pré-definida no recurso inserir template. Escolha a opção tabela e depois clique em inserir. Você verá uma tabela conforme esta:

Quadro 1 – resumo dos dados do Curso
    
       
       
       
       
       
       
       
       
       

Fonte: Cerfead/IFSC

Para mudar a configuração da tabela, basta selecionar linhas ou colunas e clicar com botão direito do mouse. Você poderá adicionar ou remover linhas e colunas, além de poder mesclar células quando precisar.  


Imagens

Assim como as tabelas, apesar de o Moodle oferecer um botão para inserir imagens, recomendamos que você utilize as opções criadas pelo IFSC no botão inserir template. Escolha entre os diferentes tamanhos de imagem disponíveis e clique em inserir. Em seguida, para alterar a imagem, clique com botão direito sobre a imagem padrão e depois em inserir/editar imagem. Veja mais detalhes na próxima página. 

Utilize as opções pré-formatadas sempre que puder. Assim o seu material digital seguirá boas práticas de legibilidade e será responsivo para leitura em diferentes dispositivos.