Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Capítulo 1 - O que é inovação?

1 | O que é inovação?

1.1 Tipos de inovação

Pare um segundo para fazer uma viagem no tempo. Nós vamos para 1998, alguns anos atrás (nem foi tanto assim, né?). Você se lembra de onde estava e o que fazia? Como você se comunicava com as pessoas? Como buscava informações? De lá pra cá uma série de inovações impactaram significativamente a nossa vida. A expansão da internet, a evolução dos computadores e, mais recentemente, a popularização dos smartphones nos trouxeram facilidades antes nem imaginadas. Junto às facilidades, também surgem novas rotinas, novas necessidades e novos problemas (além dos velhos).

O físico Adam Kahane comenta que hoje lidamos com diversos problemas complexos para os quais não há uma única solução, uma resposta certeira. Para estes desafios, e a educação é um deles, o nosso olhar deve ser sistêmico e nosso direcionamento inovador. 

Mas antes de tratarmos de como inovar, vale compreender que há dois tipos básicos de inovação: a incremental e a radical.

img1

A inovação incremental é aquela que mantém as características básicas de determinada solução, mas adiciona ou altera outros elementos que potencializam o seu resultado. Por exemplo, a bicicleta sem marchas e a bicicleta com marchas. Outro exemplo, se olharmos para inovação em serviços, poderíamos mencionar o atendimento de postos de saúde com uma nova organização dos agendamentos.

img2

A inovação radical (ou para alguns autores, disruptiva) é aquela que modifica substancialmente uma realidade a partir de uma ideia. Por exemplo: o MP3 em relação ao CD, assim como o e-mail e a internet móvel. Alguns pesquisadores recentes também consideram o Uber e o Airbnb exemplos de inovações radicais que descentralizam a oferta, feita pela e para a rede, e avaliada pelos próprios usuários. 

E agora?

Olhando para o contexto Educacional, você consegue pensar em alguma inovação incremental ou radical na Educação nos últimos anos? Conte para a turma, participando da discussão no link que segue.

 Clique aqui e participe 

Seja incremental ou radical, o importante é saber que você também pode inovar! Avance e saiba como.