Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Capítulo 3 - Design Thinking na Educação

3 | Design Thinking na Educação

3.2.5 Testagem

 

A fase de testagem geralmente ocorre após a prototipação. Elaborado o protótipo, esta fase é o momento do teste, ou seja, de avaliar com o público alvo o que foi desenvolvido e, por isto, essa fase também é conhecida como avaliação ou evolução.

A evolução é o desenvolvimento do seu conceito no tempo. Ela envolve planejar os próximos passos, comunicar a ideia às pessoas que podem te ajudar a realizá-la e documentar o processo. A mudança muitas vezes acontece com o tempo, e é importante ter lembretes dos sinais sutis de progresso.
–– DT para Educadores (2014)

 

Passos da fase de Testagem

A fase de testagem está organizada em dois passos:

  1. Acompanhe o aprendizado: com a testagem do seu protótipo pelo público alvo, você consegue começar a medir o impacto do que você desenvolveu. Defina uma série de critérios do que é sucesso para te ajudar a guiar e avaliar o desenvolvimento do protótipo, conforme você constrói sua ideia.

  2. Avance: a implementação de uma ideia requer uma abordagem diferente da usada em sua produção. Quando sua ideia tiver se desenvolvido em um projeto sólido, é hora de planejar os próximos passos. Elabore um cronograma para implementar o protótipo/projeto, melhorar o que for necessário e avançar no desenvolvimento da ideia.

Para saber mais sobre esta fase, consulte o material complementar sobre design thinking, clicando aqui.

Aprofunde seus conhecimentos

O que pode ser considerado métrica de sucesso da sua solução? Número de alunos ingressantes no curso? Desempenho dos alunos? Agilidade no processo de matrícula? Aumento da renda familiar do egresso? Quando pensamos em métricas, é preciso considerar informações que ajudam na tomada de ação. As métricas definidas ajudam você a agir frente à situação apresentada? No vídeo disponível na sequência, você pode conferir algumas dicas para elaboração de métricas. Apesar de ser direcionada para times de desenvolvimento de software, esse conhecimento pode ser muito útil quando pensamos em avaliar a implementação da nossa ideia, inclusive no contexto educacional. Não é preciso ter muitas métricas, mas estabelecer aquelas que são essenciais para tomada de decisão e reação.

 Veja mais clicando aqui