Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Apresentação - Conceitos e definições sobre os AVEAs (Ex. de Livro)

1 Conceitos e definições

Quando pensamos no desenvolvimento do trabalho docente, logo nos vem a mente a sala de aula, que normalmente se constitui como local de encontro entre o professor e os alunos. No entanto, com as novas tecnologias da informação e comunicação, outras possibilidades interativas estão se constituindo como relevantes instrumentos para organização desse trabalho.

A incorporação de novas tecnologias de comunicação possibilitou o desenvolvimento de sistemas digitais que integram conjuntos de programas e funcionalidades em uma sofisticada arquitetura computacional que possibilitou que plataformas educacionais hospedem e gerenciem o processo de ensino e aprendizagem realizado virtualmente (FILATRO, 2008).

Tais sistemas ou plataformas, capazes de gerenciar a aprendizagem e também aspectos administrativos e tecnológicos a ela relacionados, são comumente denominados Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) ou somente Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). A nomenclatura reflete o conceito de “sala de aula online”, em que “a ideia de sistema eletrônico está presente mas é extrapolada pelo entendimento de que a educação não se faz sem ação e interação entre as pessoas” (FILATRO, 2008, p. 120).

De forma semelhante às salas de aula presenciais, os ambientes virtuais de aprendizagem funcionam como o local onde se realizam as ações educacionais. Eles permitem a publicação, o armazenamento e a disponibilização de materiais didáticos, assim como a comunicação entre alunos e equipe de suporte (FILATRO, 2008).

Os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem podem ser utilizados em atividades presenciais, possibilitando aumentar as interações para além da sala de aula; encontros presenciais e atividades a distância; ou mesmo oferecendo suporte para a comunicação e troca de informações e interação entre os participantes (RIBEIRO et al., 2007).

A importância destes ambientes como ferramenta para trocas de informações, comunicação, interação, disponibilização de material de estudo e como apoio na educação a distância (RIBEIRO, 2007, p. 03) é tão relevante que os AVEAs são, reconhecidamente, a ferramenta mais utilizada na EaD entre os recursos educacionais disponíveis — tanto para o compartilhamento de conteúdos quanto para a comunicação com os estudantes (ABED, 2015).

Os AVEAs podem ser gratuitos (geralmente criados como software livre, disponíveis para a construção colaborativa), privados (quando são desenvolvidos por uma empresa ou organização específica e posteriormente são “alugados” para as instituições utilizarem) ou ainda podem ser desenvolvidos pelas próprias instituições (ABED, 2014).

Veja quais são os AVEAs mais comuns utilizados em âmbito nacional atualmente.

No IFSC, adotamos como plataforma, para a execução de tais atividades, o Moodle (acrônimo para “Modular Object–Oriented Dynamic Learning Environment”), que é o software livre e gratuito mais utilizado pelas Instituições de Ensino Superior do Brasil que oferecem cursos a distância (PAVEZI et. al. 2011) e o sistema que dá suporte a todas as salas e cursos virtuais do IFSC. Trata-se do próximo tema a ser estudado neste curso.