Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Livro didático 3 da disciplina

2. Funções polinomiais de 1º e 2º graus

Funções polinomiais de 1º e 2º graus

 Os tipos mais comuns de funções que conhecemos são as funções polinomiais do primeiro (gráfico retilíneo) e segundo (gráfico em forma de parábola) graus.

As diversas propriedades destes dois tipos de funções, bem como as resoluções das equações correspondentes são amplamente trabalhadas no Ensino Médio, e, por vezes, também no nono ano do Ensino Fundamental.

A função polinomial do 1º grau serve de modelo para fenômenos com taxa de variação constante, ou seja, pode explicar coisas que acontecem a uma velocidade constante. Terão máximos ou mínimos apenas em casos de restrição do domínio.

Já na função quadrática a "velocidade" é variável - quando estudarmos derivadas, entenderemos que essa variação varia a uma taxa constante - e a parábola mostra graficamente o máximo/mínimo desse modelo.  Podemos ter diversos exemplos de situações que recaem em expressões polinomiais do segundo grau, através das quais podemos calcular máximos e mínimos.

Portanto, vamos aqui aprofundar bem estes conceitos, além de estudar tópicos usualmente deixados de fora da nossa sala de aula, mas que podem, se bem utilizados, facilitar as resoluções e interpretações de equações polinomiais de primeiro e segundo graus.

Neste capítulo, você vai estudar:

  • funções afim (gráficos e propriedades)
  • funções quadráticas (gráficos e propriedades
  • exercícios com situações-problema correspondentes

 

 

Leitura obrigatória

Clique aqui para ler o material sobre funções polinomiais de 1º e 2º graus.

Após a leitura obrigatória assista ao vídeo e observe na prática as funções polinomiais de 1º e 2º graus.

 

Na prática

Funções polinomiais de 1º e 2º graus