Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Fluxo do Processo de Criação de Turmas no SIGAA

3. PAPEL DAS CHEFIAS

3.1. Avaliar as Solicitações de Turmas

O gerenciamento das solicitações de turmas deve ser feito (no Portal Docente e não pelo Portal do Coordenador de Curso) pelo menu Chefia → Turmas → Gerenciar Solicitações de Turmas → Turmas Regulares.

A Chefia pode realizar diversas ações mediante cada solicitação:

    • A operação Atender Solicitação irá criar uma ou mais turmas a partir das reservas da solicitação selecionada. Ao atender uma solicitação de turma é possível ainda adicionar reservas de vagas para outros cursos na mesma turma desde que exista solicitação aberta do mesmo componente e no mesmo horário.

    • A operação Solicitar Alteração de Horário deve ser executada quando você desejar criar a turma em um horário diferente do que foi solicitado. O departamento não pode alterar o horário da solicitação. Ao solicitar alteração de horário a situação da solicitação ficará "Solicitado Alteração";

    • A operação Adicionar Reserva em Turma Existente deve ser executada quando a Chefia desejar adicionar as reservas da solicitação selecionada em uma turma que já foi criada a partir de outra reserva. Para que seja possível é necessário que a turma seja do mesmo componente curricular da solicitação e tenha o mesmo horário.

    • A operação Visualizar Solicitação de Turma exibe detalhes da solicitação selecionada e, caso esta já tenha sido atendida, da(s) turma(s) criada(s) a partir desta solicitação.

    • A operação Negar Solicitação deve ser executada quando o chefe, por algum motivo, não poderá criar a turma solicitada. Nesta operação ele deve ainda entrar com a justificativa de não poder criar a turma.

Se a decisão for ao sentido atender a demanda da solicitação, a primeira definição do departamento é atribuir o campus, a capacidade da turma e o local. A capacidade deve ser igual ou superior ao total de reservas de vagas nas solicitações; a chefia pode também julgar que a reserva é indevida e atender numa quantidade maior ou menor que a solicitada, basta para tanto alterá-la. O espaço físico, se ainda não estiver definido, deve ser descrito como “a definir”. O espaço físico pode ser alterado no futuro, pelo RA ou pela PROEN.

O departamento deve confirmar o horário no passo seguinte. Caso discorde dos horários a chefia deve Solicitar Alteração de Horário.

Com o horário definido, o departamento pode definir o docente (ou docentes) que ministrará a disciplina. Este passo pode ser feito num momento posterior. Se for executado neste momento deve ser fornecido o nome do docente, a carga horária, as datas de início e fim e os dias em que ocorrerão as aulas. Numa operação natural, fornecido o primeiro nome do docente o sistema trará os nomes dos docentes que iniciam-se com aquele nome. Os demais dados devem ser copiados da parte alta da tela. A maior consequência desta escolha ser feita neste momento é que o nome do doente aparecerá para os alunos no ato da matrícula.

Caso o docente não seja incluído neste momento, poderá ser feito num momento posterior. A consequência deste fato é que as disciplinas não aparecerão para os docentes e os mesmos não poderão, com antecedência, preparar e observar as suas turmas para o semestre seguinte. Também não aparecem para os alunos, que não poderão escolher entre docentes, mas entre turmas.