Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Material Didático 3: Explorando o processo de pensar e de desenvolver soluções

2 Construindo a proposta de atividade de extensão

Agora, vamos conhecer quais elementos precisam aparecer na apresentação de uma ideia, que demonstrem a descrição organizada, clara e metódica de um processo com capacidade de execução, ou seja, com viabilidade para acontecer de verdade. E quando falamos a palavra viabilidade, referimo-nos a todos os tipos de viabilidade: econômica, temporal, tecnológica, humana, etc.

Uma ótima ideia sem um plano traçado, não permite que enxerguemos a sua viabilidade. Pelo contrário, às vezes, uma ideia tímida, mas com um plano de ação bem definido, alcança todos os elementos necessários para a sua exequibilidade, ou seja, para que ela possa acontecer. Então, primem pela organização da ideia que vocês escolheram para desenvolver.

O detalhamento da ideia tem que contribuir para que ela seja melhor contada. Por isso, foquem nas informações relevantes, naquelas que não podem faltar, pois, se estivessem ausentes, comprometeriam a possibilidade de que outras pessoas entendessem-na e enxergassem nela o mesmo potencial que vocês foram capazes de visualizar.

 

Figura 2: esquema representativo do processo de transformação de uma lagarta em borboleta, alinhando com a ideia de que há elementos associados ao início do processo, elementos que demarcarão a parte central do processo e elementos que são esperados de serem encontrados ao final do processo. Fonte: elaboração própria.

 

Um processo precisa ter início, meio e fim. Então, a atividade de extensão que iremos propor no desafio desta parada precisa seguir a mesma lógica e contemplar todos os elementos necessários para explicar o processo.

Para isso, vamos trabalhar com a ferramenta 5W2H. A partir da visão completa das principais funções de cada componente dessa ferramenta e do relacionamento entre eles, vocês compreenderão, de modo resumido, como funciona a estruturação de propostas de atividades de extensão. 

 

 

Figura 3: esquema representativo dos elementos que compõem a ferramenta 5W2H. Fonte: elaboração própria.

 

Para a estruturação da nossa proposta, a partir da ferramenta 5W2H, precisamos responder as sete perguntas abaixo:

  1. O que iremos fazer?

  2. Por que iremos fazer?

  3. Com quem e para quem iremos fazer?

  4. Onde iremos fazer?

  5. Quando iremos fazer?

  6. Como iremos fazer?

  7. Quanto iremos precisar para fazer?

Se soubermos responder a todas essas perguntas, temos em mãos todos os elementos necessários para a nossa atividade de extensão.

Então, vamos entender por partes cada uma delas?