Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Material Didático 3: Explorando o processo de pensar e de desenvolver soluções

2 Construindo a proposta de atividade de extensão

2.1 Os objetivos (O que fazer?)

A ideia tem que aparecer, de forma clara e concisa, no objetivo geral da proposta.

O objetivo geral precisa resumir a ideia, ou seja, trazer de forma clara e objetiva o que se pretende fazer. Ele deve ser descrito de modo direto, fazendo uso de verbos no infinitivo.

Vamos exercitar com os nossos exemplos lá do item 1?

  • Situação 1: “Avaliar o impacto da pandemia do novo coronavírus no setor do turismo, na região de Florianópolis, no verão de 2020” poderia ser um objetivo geral para o primeiro exemplo de cenário que sugerimos.

  • Situação 2: “Correlacionar o impacto da pandemia do novo coronavírus com o aumento dos casos de violência doméstica por setores da sociedade” é uma frase que contempla todos os elementos para se constituir em um objetivo geral para o exemplo do segundo cenário que apresentamos a vocês.

  • Situação 3: “Avaliar o efeito do aprendizado de práticas de sustentabilidade nas escolas de educação básica na diminuição do desperdício de recursos hídricos, energéticos e alimentares”, sem dúvida, poderia ser um objetivo geral para o terceiro cenário que expusemos aqui neste livro.

O objetivo geral não deve apresentar elementos que digam como a proposta será desenvolvida; deve estar limitado a informar de forma clara e objetiva, no sentido literal da palavra, apenas o que será feito.

Normalmente, ele é dividido em objetivos específicos. Essa divisão apresenta o detalhamento de pequenas metas que, juntas, irão atender ao objetivo geral. Ou seja, são os objetivos específicos que dão o passo a passo de como chegaremos ao objetivo geral.

Vamos explorar mais a fundo um dos nossos exemplos anteriores: para atendermos ao objetivo geral de “avaliar o efeito do aprendizado de práticas de sustentabilidade nas escolas de educação básica na diminuição do desperdício de recursos hídricos, energéticos e alimentares” propõe-se:

a) desestimular o uso de embalagens descartáveis para a distribuição da merenda e estimular o uso de canecas e pratos reutilizáveis;

b) distribuir mensagens junto aos locais de merenda que apresentem dados de economia de recursos pela adoção de estratégias simples que minimizam o desperdício;

c) incentivar o trajeto de ida e volta da escola a pé, de bicicleta ou de patinete por meio de uma gincana de turma.

As ações a serem desenvolvidas na obtenção dos objetivos específicos respondem a questionamentos como: "Quais são os aspectos a serem trabalhados que irão contribuir para avanços no desenvolvimento da atividade?" "Quais as mudanças que se espera?" "De quanto será esta mudança?" "Quando se espera que ocorram?".

Esses objetivos referem-se às etapas intermediárias que deverão ser cumpridas ao longo da execução da atividade de extensão e devem estar vinculados ao objetivo geral, contribuindo para que ele seja atingido.