Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Livro 3 - Gravando as minhas cenas

2. CÂMERA

Para gravar uma cena, hoje em dia, temos inúmeras possibilidades, desde a câmera filmadora (mais cara), câmera digital, até o próprio celular.

O que é melhor utilizar?

Depende do seu objetivo de filmagem. Como nesse curso estamos trabalhando com produção de vídeos didáticos e não com curtas ou longa metragens, não necessitamos de equipamentos caros. O próprio celular já pode servir para fazer uma boa gravação. Há celulares com uma boa resolução de câmera, que produzem imagens de boa qualidade.

Nosso intuito aqui não é indicar marca de câmera ou celular. Nos ateremos a algumas dicas para que você fique atento na hora de utilizar o seu equipamento. O ideal, para fazer boas imagens, é que você esteja familiarizado com o seu equipamento. Vamos às dicas:

1)    Bateria 

Tanto em celular quanto em câmera, fique atento à bateria disponível na hora da gravação.

Pode parecer uma dica boba, mas já aconteceu várias vezes comigo e com meus alunos de preparar o cenário, os outros equipamentos e, na hora de gravar, perceber que a bateria da câmera está descarregada ou que o celular não tem bateria suficiente para realizar toda a gravação. Esse detalhe fará com que você perca um tempo precioso da sua gravação, pois precisará esperar carregar a bateria para continuar.

Lembre-se de conferir a bateria antes de começar a organizar todo o aparato para a gravação. E, no caso de câmeras digitais, fique atento, porque as baterias, quando não são utilizadas, podem descarregar. Então, se você carregou totalmente a bateria após o uso anterior e vai utilizar o equipamento alguns dias depois, pode ser que sua bateria não tenha carga total.

Veja como identificar uma bateria Nikon falsa | Dicas e Tutoriais | TechTudo

2)    Armazenamento 

As câmeras e os celulares têm um limite de espaço de armazenamento de dados. Tome cuidado para ter espaço suficiente para a gravação que você precisa realizar.

Tudo o que você precisa saber sobre cartões de memória - TecMundo

Se necessário, limpe o cartão de armazenamento antes de começar a sua gravação.

3)    Resolução

Cuidado com a resolução escolhida. Resoluções baixas, ao serem reproduzidas, geram uma imagem expandida e desfocada. Sugere-se filmar nas resoluções 1280x720 HDV ou 1920x1080. Essas resoluções podem ser acessadas no menu de configurações da sua câmera ou do seu celular.

4)    Zoom 

Faça a passagem das imagens de forma sutil, apertando aos poucos o botão de zoom. Utilize sempre o zoom ótico e não o digital, pois este último distorce a qualidade da imagem.

Tudo sobre lentes fotográficas | Quais os tipos? Diferenças? Quando usar?

5)    Foco

Quando nos movimentamos em frente à câmera, às vezes a imagem fica embaçada. É a sua câmera procurando um foco, por conta do movimento. Para solucionar esse problema, acesse as configurações na sua câmera e procure uma forma de travar o foco. Assim, ao se movimentar, a imagem não ficará embaçada. Na câmera do celular, basta acessar a sua câmera e ficar segurando no botão que aparece na sua tela até aparecer um cadeado.

     

6)    Tripé 

Se você não tem muita experiência com a câmera e fará muitas imagens paradas, sugere-se utilizar um tripé. O tripé auxilia a estabilizar a imagem, evitando imagens tremidas.

Se você não tiver um tripé, pode improvisar com uma pilha de livros sobre um local ou, ainda, produzir um tripé caseiro.

Tripé Celular Camera 1,80 M + Mini Tripé Flexível + Suporte | Mercado Livre

Acesse aos vídeos do Manual do Mundo, em que Iberê Thenório ensina como fazer um tripé para Câmera ou para Celular.

Tripé para câmera: https://www.youtube.com/watch?v=HQNkJs2DUxY

Tripé para celular:

7)    Suporte para câmera (ao gravar vídeo de mãozinha)

Para gravar o vídeo no estilo mãozinha, em que só aparece a mão do professor, é preciso utilizar um suporte para que a câmera fique em cima da mão. Um tripé pode ser utilizado para este fim ou, ainda, você pode utilizar um vidro transparente e apoiar a câmera sobre ele. É uma forma barata e que permite uma mobilidade grande das mãos (o que às vezes não acontece com o tripé, uma vez que a haste de equipamento pode ficar ao lado do professor, limitando seus movimentos).

     

8)    Olhe sempre para a câmera

Ao realizar a gravação da imagem, olhe sempre para a câmera. Isso dá a impressão de que você está olhando diretamente para o espectador.

Caso você precise de uma “cola” sobre o que falar, coloque essa “cola” abaixo da câmera, para não olhar para os lados e desviar a atenção da tela durante a gravação.