Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Livro 2 - A elaboração do roteiro

1. Iniciando as discussões...

Antes de elaborar o roteiro, é necessário que se decida o tema a ser explorado no vídeo, bem como o seu formato. Veremos todos estes tópicos abaixo.

O tema de um vídeo

O tema pode ser um conteúdo ou um recorte de algum conteúdo curricular. Por exemplo, você pode escolher o conteúdo de FRAÇÕES e, dentro dele, abordar apenas o tema de soma de frações com denominadores diferentes. Ao produzir um vídeo didático, muitas vezes, é mais vantajoso produzir diversos vídeos curtos do que um vídeo muito extenso, como indicam os professores Jonathan Bergmann e Aaron Sams:

O feedback de nossos alunos era o de que preferiam vídeos mais curtos, incluindo apenas um objetivo por vídeo. Tentamos limitar a duração da maioria de nossos vídeos a algo entre dez e quinze minutos, e até desejávamos que tivessem cinco minutos. Descobrimos que fatiar os vídeos em segmentos menores ajuda os alunos a aprenderem melhor. (BERGMANN; SAMS, 2019, p. 92)

Corroborando a fala de Bergmann e Sams, está o resultado de uma pesquisa realizada com alunos do IFSC Câmpus Gaspar. Questionou-se os alunos sobre a o tempo de preferência para os vídeos didáticos e percebeu-se que a maioria deles prefere vídeos curtos de 5 a 10 minutos, seguido de vídeos de 15 a 30 minutos (Gráfico 1).

Gráfico 1: Distribuição dos alunos por preferência tempo para as videoaulas. IFSC câmpus Gaspar. 2020-II.

Fonte: dados da docente.

Agora que você já sabe qual o tempo ideal para um vídeo, vamos estudar os diferentes formatos que você pode criar.

O formato de um vídeo

Ao pesquisar vídeos em diferentes plataformas, você perceberá que existem diferentes formatos de vídeo. Existe aquele em que o professor aparece explicando o conteúdo no quadro (simulando uma aula presencial), outro em que o professor compartilha a tela do computador, vídeo com animações, vídeo em que apenas a mão e o áudio aparece, entre outras. Qual o melhor formato para um vídeo?

Na verdade, não existe um formato que seja melhor. O importante é conhecer o perfil do aluno, para saber que tipo de explicação ele prefere, além do professor saber com qual formato se sente mais confortável para gravar. Apresentamos no Quadro 1 os tipos de formatos mais utilizados em vídeos didáticos: 

Quadro 1Formatos mais utilizados em vídeos didáticos.

No vídeo a seguir, você verá exemplos dos formatos de vídeo descritos no Quadro 1.

 

O roteiro 

Depois de decidir o tema e o formato do vídeo, é possível elaborar o roteiro. Neste livro são apresentados os elementos necessários em um roteiro. Também apresentamos um modelo de roteiro com os principais itens que o produtor deve ser preocupar. Para o professor, o roteiro de um vídeo pode ser o seu próprio planejamento da aula ou o power point elaborado. O que deve ficar claro é a mensagem que se quer transmitir com aquele vídeo. No vídeo abaixo apresentamos o vídeo com o seu roteiro, concomitantemente, para ilustrar como o roteiro auxiliar na produção do vídeo. Nesse caso, o roteiro contou apenas com a escrita de imagem e áudio.