Apresentação - Conceitos e definições sobre os AVEAs (Ex. de Livro)
Site: | Moodle - IFSC |
Curso: | Câmpus Canoinhas - Sala de Conteúdos (2018) |
Livro: | Apresentação - Conceitos e definições sobre os AVEAs (Ex. de Livro) |
Impresso por: | Usuário visitante |
Data: | sexta, 22 Nov 2024, 13:02 |
Apresentação
Apresentaremos neste espaço o que são os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEAs) e alguns dos diversos AVEAs utilizados no mundo. Você se familiarizará com as principais características do Moodle – AVEA e conhecerá as atividades e recursos que esse ambiente apresenta.
Para orientar nosso estudo, organizamos os conteúdos em três grandes temáticas:
Parte 1: Apresentação - Conceitos e definições sobre os AVEAs
Nesta parte você poderá conhecer conceitos e definições sobre os ambientes virtuais de aprendizagem, como surgiram, para que são utilizados, AVEAS pagos e gratuitos (código-fonte fechado ou aberto, software livre), os principais AVEAS disponíveis no mundo e mais utilizados no Brasil.
Parte 2: Organização da sala no Moodle
Neste temática serão apresentadas as seguintes ferramentas do Moodle que possibilitam que você acesse, edite, planeje e comece a organizar uma sala no ambiente virtual:
- Acesso no moodle
- Perfil
- Senha e modificação de senha
- Acesso do curso e das unidades curriculares
- Organização do ambiente
- Envio de mensagens
Parte 3: Recursos e atividades
Esta parte apresenta, na forma de tutoriais, recursos e atividades do Moodle. Tem como objetivo ajudar você a se tornar um professor editor e acessar o AVEA Moodle com autonomia. Esta parte está subdivida em outras duas, sendo uma parte específica sobre os recursos, no qual são apresentadas as ferramentas para inserção de conteúdos, e outra sobre as atividades, que dispõe sobre ferramentas para avaliação e interação.
A continuação desta leitura compõe a primeira parte de apresentação, conceitos e definições sobre os AVEAs! Vamos lá?
1 Conceitos e definições
Quando pensamos no desenvolvimento do trabalho docente, logo nos vem a mente a sala de aula, que normalmente se constitui como local de encontro entre o professor e os alunos. No entanto, com as novas tecnologias da informação e comunicação, outras possibilidades interativas estão se constituindo como relevantes instrumentos para organização desse trabalho.
A incorporação de novas tecnologias de comunicação possibilitou o desenvolvimento de sistemas digitais que integram conjuntos de programas e funcionalidades em uma sofisticada arquitetura computacional que possibilitou que plataformas educacionais hospedem e gerenciem o processo de ensino e aprendizagem realizado virtualmente (FILATRO, 2008).
Tais sistemas ou plataformas, capazes de gerenciar a aprendizagem e também aspectos administrativos e tecnológicos a ela relacionados, são comumente denominados Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) ou somente Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). A nomenclatura reflete o conceito de “sala de aula online”, em que “a ideia de sistema eletrônico está presente mas é extrapolada pelo entendimento de que a educação não se faz sem ação e interação entre as pessoas” (FILATRO, 2008, p. 120).
De forma semelhante às salas de aula presenciais, os ambientes virtuais de aprendizagem funcionam como o local onde se realizam as ações educacionais. Eles permitem a publicação, o armazenamento e a disponibilização de materiais didáticos, assim como a comunicação entre alunos e equipe de suporte (FILATRO, 2008).
Os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem podem ser utilizados em atividades presenciais, possibilitando aumentar as interações para além da sala de aula; encontros presenciais e atividades a distância; ou mesmo oferecendo suporte para a comunicação e troca de informações e interação entre os participantes (RIBEIRO et al., 2007).
A importância destes ambientes como ferramenta para trocas de informações, comunicação, interação, disponibilização de material de estudo e como apoio na educação a distância (RIBEIRO, 2007, p. 03) é tão relevante que os AVEAs são, reconhecidamente, a ferramenta mais utilizada na EaD entre os recursos educacionais disponíveis — tanto para o compartilhamento de conteúdos quanto para a comunicação com os estudantes (ABED, 2015).
Os AVEAs podem ser gratuitos (geralmente criados como software livre, disponíveis para a construção colaborativa), privados (quando são desenvolvidos por uma empresa ou organização específica e posteriormente são “alugados” para as instituições utilizarem) ou ainda podem ser desenvolvidos pelas próprias instituições (ABED, 2014).
Veja quais são os AVEAs mais comuns utilizados em âmbito nacional atualmente.
No IFSC, adotamos como plataforma, para a execução de tais atividades, o Moodle (acrônimo para “Modular Object–Oriented Dynamic Learning Environment”), que é o software livre e gratuito mais utilizado pelas Instituições de Ensino Superior do Brasil que oferecem cursos a distância (PAVEZI et. al. 2011) e o sistema que dá suporte a todas as salas e cursos virtuais do IFSC. Trata-se do próximo tema a ser estudado neste curso.
2 A plataforma Moodle
Chegou a hora de conhecer um pouco mais uma das plataformas de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) mais adotadas para a execução de cursos e programas de EaD no Brasil: o Moodle. Você também conhecerá os recursos síncronos e assíncronos mais utilizados pela tutoria nessa modalidade de ensino.
O Moodle foi criado no ano de 2001 pelo educador australiano Martin Dougiamas, que identificou uma lacuna no sistema de educação "on-line", e desenvolveu o software cuja principal função é basicamente criar páginas de cursos virtuais, com diferentes disciplinas e grupos de aprendizagem específicos. Está disponível em mais de 70 línguas e possui 25 mil sites em seu registro, no mundo todo [1].
O AVEA Moodle, geralmente, já vem com um conjunto de funções pré-configuradas, apresentando funções de Administrador, Criador de Cursos, Professor (editor), Moderador (não editor), Aluno e Visitante. O usuário é registrado para cada uma dessas funções, conforme seu perfil. O acesso é dado com um conjunto de permissões pré-configuradas, mas que podem ser editadas e modificadas para melhor atender as particularidades de cada projeto.
Para o sucesso dos cursos oferecidos na modalidade a distância, é imprescindível planejar e produzir o ambiente virtual de ensino e aprendizagem antes das aulas iniciarem e realizar a mediação durante todo o desenvolvimento do curso. Para essa mediação, algumas estratégias pedagógicas são comumente adotadas e aplicadas através do uso das ferramentas disponíveis nas salas de aula virtuais. Tais ferramentas podem ser divididas em diferentes classificações, mas a própria plataforma Moodle as categoriza em “atividades” ou “recursos”. Considerando essa divisão, no quadro "Ferramentas do Moodle", apresentamos algumas das ferramentas mais utilizadas e que geralmente são adotadas em intervenções didáticas virtuais. Diferenciamos cada item pelos momentos nos quais eles podem ser adotados e acrescentamos a sua respectiva descrição.
Se quiser conhecer mais o Moodle e seus recursos, consulte os sites disponibilizados a seguir:
Site oficial do Moodle.Org
Nesse site, você poderá conhecer mais sobre o Projeto Moodle e a comunidade Moodle, tendo a oportunidade de entrar em contato com uma das maiores comunidades mundiais que, em conjunto, esforça-se para desenvolver uma plataforma de aprendizagem colaborativa, aberta e cada vez melhor. Nesse site, você encontra documentos, arquivos para download, espaços para testar versões do moodle (como professor, como aluno, como administrador etc.) e também para registrar dúvidas, problemas ou novas ideias para contribuir com os desenvolvedores.
MOODLEDEMO – Experimente versões do moodle
Nesse endereço, você pode experimentar a última versão do Moodle e acessar cursos e salas virtuais, com a possibilidade de editá-las e criar recursos e atividades. Cada site de demonstração fica disponível para edição por períodos de uma hora. Assim, de hora em hora, o ambiente é automaticamente atualizado para uma nova sessão em branco, independentemente das edições que você tiver feito ao longo da última hora. Os desenvolvedores lembram que, como muitas pessoas podem estar editando ao mesmo tempo, há possibilidade de ocorrerem erros de configuração.
MoodleMoot Brasil
O MoodleMoot é uma conferência realizada em vários países do mundo, dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle. Com a sua 10º edição sendo realizada no Brasil, o Moodle e sua comunidade de desenvolvedores consolidam-se em mais de 235 países em todo o mundo, em um total de 64.500 sites, sendo mais de 4.318 somente no Brasil.
Após conhecer o que é Moodle, vamos começar nossa iniciação nesse ambiente de ensino e aprendizagem.
Vamos lá?
Considerações finais
E então? Como foi conhecer os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem e o Moodle? Muita informação? Fique tranquilo! A ideia aqui foi apenas apresento... Com o tempo e a interação, você vai observar que se trata de uma plataforma muito intuitiva e com uma lógica constante.
O mais importante é que você interaja, acesse e experimente! Será pode meio da interação via recursos e atividades que você enriquecerá o seu processo formativo!
Desejamos a todos uma excelente formação e que esse conhecimento inicial possibilite a você o melhor processo de aprendizagem possível!
Referências
ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2014. Curitiba: Ibpex, 2015.
FILATRO, A. Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
PAVEZI, A. M. et al. O uso das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem pelos acadêmicos dos cursos de administração e processos gerenciais do NEAD-CESUMAR. In: Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância, Manaus. Anais… 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/269.pdf>. Acesso: 23 mar. 2016.
RIBEIRO, E. N.; MENDONÇA G. A. de A.; MENDONÇA, A. F. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. In: Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância, Goiás. Anais… 2007. Disponível em: <http://www. abed. org. br/congresso2007/tc/4162007104526am. Pdf>. Acesso em: 23 mar. 2016.
Tutoriais construídos com base em:
LEMOS II, Dalton Luiz. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Florianópolis: IFSC, 2016.
Ficha técnica
Este material foi elaborado pelos professores e pela equipe pedagógica e de materiais didáticos do Cerfead.
[ Conteúdo ] |
Giovana Schuelter Sabrina Bleicher |
[ Desenho educacional ] |
Maria Luisa Hilleshein de Souza |
[ Desenho gráfico ] |
Daniel Mazon da Silva |
[ Revisão textual ] |
Vanessa Martinelli Oro |