Livro 3 - Gravando as minhas cenas
Neste material vamos falar de cada um dos equipamentos e softwares necessários para a produção de um vídeo, além de alguns equipamentos que podem auxiliar nesse processo, como tripé, iluminação, fundos, entre outros.
Leia, releia quantas vezes quiser. Esse material foi produzido para ser seu “livro de cabeceira” na produção de vídeos.
LUZ, CÂMERA... GRAVAÇÃO.
Site: | Moodle - IFSC |
Curso: | Produção de vídeos didáticos |
Livro: | Livro 3 - Gravando as minhas cenas |
Impresso por: | Usuário visitante |
Data: | terça, 26 Nov 2024, 03:25 |
1. INTRODUÇÃO
Ao pensar no roteiro, você conheceu vários tipos de vídeo. E você deve ter percebido que, dependendo do tipo de vídeo a ser produzido, serão necessários alguns equipamentos ou softwares específicos. No Quadro 2 listamos os equipamentos e softwares que consideramos necessários para cada tipo de vídeo.
Quadro 2: Equipamentos e softwares necessários para a gravação de cada tipo de vídeo.
Agora que você conhece os materiais necessários para cada tipo de vídeo, vamos explorar cada um desses equipamentos/softwares nos próximos capítulos deste livro. Mesmo que o seu vídeo não explore algum deles, recomendamos que você olhe todos os materiais disponibilizados pois, quem sabe, num próximo vídeo, se aventure em um formato diferente e possa utilizar um novo equipamento/software?
2. CÂMERA
Para gravar uma cena, hoje em dia, temos inúmeras possibilidades, desde a câmera filmadora (mais cara), câmera digital, até o próprio celular.
O que é melhor utilizar?
Depende do seu objetivo de filmagem. Como nesse curso estamos trabalhando com produção de vídeos didáticos e não com curtas ou longa metragens, não necessitamos de equipamentos caros. O próprio celular já pode servir para fazer uma boa gravação. Há celulares com uma boa resolução de câmera, que produzem imagens de boa qualidade.
Nosso intuito aqui não é indicar marca de câmera ou celular. Nos ateremos a algumas dicas para que você fique atento na hora de utilizar o seu equipamento. O ideal, para fazer boas imagens, é que você esteja familiarizado com o seu equipamento. Vamos às dicas:
1) Bateria
Tanto em celular quanto em câmera, fique atento à bateria disponível na hora da gravação.
Pode parecer uma dica boba, mas já aconteceu várias vezes comigo e com meus alunos de preparar o cenário, os outros equipamentos e, na hora de gravar, perceber que a bateria da câmera está descarregada ou que o celular não tem bateria suficiente para realizar toda a gravação. Esse detalhe fará com que você perca um tempo precioso da sua gravação, pois precisará esperar carregar a bateria para continuar.
Lembre-se de conferir a bateria antes de começar a organizar todo o aparato para a gravação. E, no caso de câmeras digitais, fique atento, porque as baterias, quando não são utilizadas, podem descarregar. Então, se você carregou totalmente a bateria após o uso anterior e vai utilizar o equipamento alguns dias depois, pode ser que sua bateria não tenha carga total.
2) Armazenamento
As câmeras e os celulares têm um limite de espaço de armazenamento de dados. Tome cuidado para ter espaço suficiente para a gravação que você precisa realizar.
Se necessário, limpe o cartão de armazenamento antes de começar a sua gravação.
3) Resolução
Cuidado com a resolução escolhida. Resoluções baixas, ao serem reproduzidas, geram uma imagem expandida e desfocada. Sugere-se filmar nas resoluções 1280x720 HDV ou 1920x1080. Essas resoluções podem ser acessadas no menu de configurações da sua câmera ou do seu celular.
4) Zoom
Faça a passagem das imagens de forma sutil, apertando aos poucos o botão de zoom. Utilize sempre o zoom ótico e não o digital, pois este último distorce a qualidade da imagem.
5) Foco
Quando nos movimentamos em frente à câmera, às vezes a imagem fica embaçada. É a sua câmera procurando um foco, por conta do movimento. Para solucionar esse problema, acesse as configurações na sua câmera e procure uma forma de travar o foco. Assim, ao se movimentar, a imagem não ficará embaçada. Na câmera do celular, basta acessar a sua câmera e ficar segurando no botão que aparece na sua tela até aparecer um cadeado.
6) Tripé
Se você não tem muita experiência com a câmera e fará muitas imagens paradas, sugere-se utilizar um tripé. O tripé auxilia a estabilizar a imagem, evitando imagens tremidas.
Se você não tiver um tripé, pode improvisar com uma pilha de livros sobre um local ou, ainda, produzir um tripé caseiro.
Acesse aos vídeos do Manual do Mundo, em que Iberê Thenório ensina como fazer um tripé para Câmera ou para Celular.
Tripé para câmera: https://www.youtube.com/watch?v=HQNkJs2DUxY
Tripé para celular:
7) Suporte para câmera (ao gravar vídeo de mãozinha)
Para gravar o vídeo no estilo mãozinha, em que só aparece a mão do professor, é preciso utilizar um suporte para que a câmera fique em cima da mão. Um tripé pode ser utilizado para este fim ou, ainda, você pode utilizar um vidro transparente e apoiar a câmera sobre ele. É uma forma barata e que permite uma mobilidade grande das mãos (o que às vezes não acontece com o tripé, uma vez que a haste de equipamento pode ficar ao lado do professor, limitando seus movimentos).
8) Olhe sempre para a câmera
Ao realizar a gravação da imagem, olhe sempre para a câmera. Isso dá a impressão de que você está olhando diretamente para o espectador.
Caso você precise de uma “cola” sobre o que falar, coloque essa “cola” abaixo da câmera, para não olhar para os lados e desviar a atenção da tela durante a gravação.
2.1. CÂMERA DIGITAL X CELULAR
O que será que é melhor?
Posso lhe dizer, sem sombra de dúvidas, que o melhor é aquele equipamento que você está mais familiarizado. Às vezes você tem uma excelente câmera digital, mas, por não saber explorar suas utilidades, produz um vídeo de melhor qualidade com o celular.
Falando de imagens, como já falamos anteriormente, dependendo das configurações do seu celular, a imagem dele pode ser igual ou superior à de uma câmera, além de ter um custo mais baixo do que de uma câmera digital.
Ao utilizar o celular para a gravação, atente-se para duas dicas:
- Utilize o celular no modo avião, para impossibilitar, que durante o momento da gravação você seja atrapalhado por mensagens ou ligações.
- Utilize sempre a câmera da parte de trás do seu celular. A qualidade dela é muito superior à da câmera frontal. Por este motivo, ao gravar vídeos em que você precisa aparecer, a câmera digital parece ser mais prática por ter o visor que pode ser manuseado e permite que você veja a imagem que é gravada. No celular, utilizando a câmera de trás você não consegue ver, em tempo real, como está a imagem da sua gravação.
Assista ao vídeo em que são dadas algumas dicas sobre, câmera, celular e tripés.
Outro equipamento que pode ser utilizado na gravação de imagens é a webcam. Você pode utilizar própria webcam do computador (caso ela tenha uma boa resolução), ou acoplar uma webcam ao seu computador.
WEBCAM
Existem várias webcams disponíveis para compra no mercado. Opte por comprar uma webcam que tenha uma boa resolução de imagem (de preferência imagem HD). Depois, para utilizar a webcam no computador, basta acoplar o cabo USB da câmera ao computador e, nos seus programas, escolher a webcam externa para ser utilizada.
No vídeo a seguir mostramos como instalar e utilizar a webcam.
COMO ACOPLAR O CELULAR COMO WEBCAM
Há aplicativos que permitem que você utilize o seu celular como uma webcam, dispensando a aquisição de mais um equipamento.
Indicaremos aqui o aplicativo Droidcam. Para utilizá-lo você deve baixar o aplicativo DroidCam Wireless Webcam no seu Android. Depois disso, faça o download do DroidCam PC Client (https://droidcam-client.br.uptodown.com/windows) para seu computador e inicie o programa. Você terá duas opções de conexão: wireless ou através de uma porta USB. Escolha a mais eficiente para você e configure as opções de acordo com a sua internet e os dados que o próprio programa enviar para você pelo aplicativo.
No vídeo a seguir mostramos como baixar e configurar o programa no seu celular e computador.
3. IMAGEM
Quando gravamos as imagens com a câmera ou o celular, em que as pessoas aparecem, alguns detalhes devem ser levados em consideração.
Como já falamos anteriormente, cuidado com a Resolução da gravação da imagem e com o olhar para a câmera.
Além disso, outros cuidados podem ser tomados ao se escolher as posições de gravação, pensando-se em planos e enquadramentos.
Além dos detalhes já descritos, o cenário e o figurino são itens a se cuidar ao gravar as cenas.
Cenário: alguns vídeos, como o de encenação de problemas, podem requerer cenários mais elaborados, inclusive com tomadas externas. No entanto, normalmente, o que vamos gravar são cenas em sala de aula, laboratórios ou outros locais em que aparecem cenários como quadro, livros, estantes, outros materiais ligados às disciplinas. Tome cuidado, nesses cenários, para que estejam organizados e com enquadramento. Por exemplo, ao gravar o quadro, cuidado para que a imagem capte tudo o que é escrito. Cuidados com fios, papeis e outros materiais ao fundo que possam distrair a atenção do espectador.
Figurino: Alguns vídeos podem pedir figurinos específicos, para alguma representação. Nos vídeos em que o figurino não tem uma característica específica, opte por roupas sóbrias, com poucas estampas, sem estampas que tenham algum escrito que possa ser ofensivo ao público. E cuidado com a cor da roupa ao utilizar o ChomaKey. Nunca utilize uma roupa com cor parecida ao do pano de fundo do Chroma Key para que, na edição, você não tenha uma surpresa.
Chroma Key: É uma técnica de efeito visual que permite colocar uma imagem sobre uma outra através do anulamento de uma cor padrão como, por exemplo, o azul ou o verde. Esse anulamento é feito na edição.
Mesmo tomando todos esses cuidados com a imagem, ela pode ser muito prejudicada caso a iluminação do local não seja adequada. No próximo capítulo falaremos sobre a iluminação.
4. ILUMINAÇÃO
Para garantir boas imagens, você deve se preocupar com a luz, tanto em ambientes internos quanto externos. Verifique a luz antes de iniciar a gravação, testando a iluminação e as sombras.
O ideal é utilizar um ambiente iluminado naturalmente. Mas, caso não consiga isso ou a iluminação natural também esteja produzindo sombras, é possível mesclar alguns equipamentos para fazer um jogo de luzes e sombras.
A iluminação da cena deve tanto ser direcionada ao objeto da gravação (no caso o professor), como a cena toda. Para isso, normalmente trabalha-se com três pontos de iluminação:
- Uma luz frontal, ou luz principal,;
- Uma contra-luz, ou luz de fundo;
- A iluminação ambiente, que funciona como a luz de preenchimento.
Figura 1: Sugestão de posicionamento da iluminação
Fonte: https://eadbox.com/como-fazer-iluminacao-videos/
No entanto, apesar do esquema da Figura 1, é importante que você faça o teste da iluminação no seu próprio local de gravação. Às vezes uma lâmpada será suficiente, ou precisará trocar a intensidade da lâmpada. Para isso, grave um trecho do vídeo e assista, identificando se ficaram sombras ou reflexos.
Para corrigir sombras, experimente direcionar a luz principal para o teto, fazendo com que ela rebata e fique mais suave. Aproximar a luz secundária também pode ser uma saída.
Abaixo indicamos alguns equipamentos muito comuns utilizados por youtubers e outros profissionais que gravam vídeos. São sugestões que, caso queira, pode pensar em adquirir para melhorar seus vídeos. No entanto, queremos frisar que é possível gravar vídeos sem esses equipamentos.
Equipamentos
- Softbox: é um equipamento que consiste em uma ou mais lâmpadas posicionadas sobre um tripé. Essa lâmpada é envolta por uma caixa, feita com um tecido que deixa a luz transparecer de forma mais suave. Na frente das lâmpadas existe outro tecido para diminuir a intensidade da iluminação.
- Ringlight
O ring light é um círculo de luzes de LED. Ele serve para uniformizar a pele e não produzir sombras. Mesmo assim, tome cuidado com o seu uso, pois ele pode produzir reflexos nos óculos ou mesmo na íris dos olhos. Faça um teste antes de gravar seu vídeo.
A seguir, indicamos alguns diagramas com dicas de iluminação para alguns formatos de vídeos:
Diagrama de iluminação, visto de cima, para o vídeo no formato de mãozinha.
Diagrama de iluminação, visto de cima, para o vídeo em que o professor aparece na tela acompanhado de uma TV ou quadro.
Outro item primordial em um vídeo, além da imagem, é o som. Você não se sente desconfortável em assistir um vídeo em que o áudio está longe, abafado, com ruídos,... No próximo capítulo daremos dicas para o áudio do seu vídeo.
5. ÁUDIO
Muitas vezes a qualidade de captação de áudio pela câmera, celular ou computador não é muito boa. Por isso é necessário fazer uma captação separadamente do áudio através de um microfone, e depois na hora da edição fazer a junção dos dois.
Para fazer a captação do áudio existem vários recursos digitais disponíveis gratuitamente. Listamos alguns aplicativos gratuitos que irão auxiliar neste processo.
Dica: Para uma gravação amadora, o microfone do fone de ouvido funciona muito bem.
Captadores de áudio gratuitos
- Para Computador: Expstudio Audio Editor Free – Além de gravar, este aplicativo também lhe permite editar seus áudios. Link para Download: https://expstudio-audio-editor.br.uptodown.com/windows/download
- Para Celular e Tablet: Gravador de Áudio – Este aplicativo lhe permite gravar e editar. Ele está disponível na PlayStore e na App Store.
Caso você queira investir em um microfone, vamos dar algumas dicas a você. A primeira dica é o tipo de direção de captação de áudio que você pretende. Isso é importante caso você queira diminuir ruídos do ambiente.
- Direcional: capta o som em apenas uma direção. Costuma ser muito utilizado pois capta apenas o seu foco e não os sons do ambiente. Microfones direcionais podem ser cardioides (não possuem captação traseira), supercardioides (pequena captação traseira) e hipercardioides (captação traseira um pouco maior).
- Bidirecional: capta o som na frente e atrás do microfone.
- Omnidirecional: possui captação igual em todas as direções.
E que tipo de microfone comprar? Vamos indicar alguns que possuem algumas vantagens na gravação do vídeo:
- Microfone de lapela: você pode acoplar esse microfone na sua câmera ou celular e deixar o microfone perto de você para a captura do áudio. Dessa forma, não é necessário gravar o áudio separadamente, o que economiza tempo da edição. Atente-se para comprar um microfone de lapela que tenha um cabo grande, permitindo que você possa ficar a uma distância boa da câmera. Outra alternativa é a aquisição de um microfone de lapela sem fio, o que lhe dá liberdade de movimento em frente à câmera.
Esse tipo de microfone é recomendado para a gravação em ambientes externos ou ambientes com muito ruído, pois ele foca na gravação do áudio de quem está falando mais próximo dele.
- Microfone condensador: usado em ambientes externos. É mais sensível aos ruídos. Deve ser direcionado ao som que você pretende captar. Pode ser conectado às câmeras ou celulares. As câmeras normalmente possuem um adaptador em que o microfone pode ser acoplado.
- Microfone de mesa: utilizado para gravações em estúdio, como vídeos com gravação de tela do computador ou tutoriais. Invista em um microfone que permita a escolha de diversas direções de captação de áudio, permitindo que você escolha a captação mais adequada para o seu vídeo.
7. MESA DIGITALIZADORA
A mesa digitalizadora é um instrumento bastante útil para professores da área de exatas ou para aqueles que precisam fazer desenhos. Ela vem acompanhada de uma caneta e, ao acoplar no computador por meio de um cabo USB, você consegue escrever, desenhar e destacar textos em programas como Power Point, Word e Paint.
Caso você não queira adquirir uma mesa digitalizadora, uma forma de escrever é utilizar o mouse e o próprio Paint ou outros editores. No entanto, a escrita com o mouse requer uma prática que muitas pessoas não têm. Assim, a mesa digitalizadora, por ter a caneta, simula o uso de um canetão ou giz em sala de aula, o que facilita o uso do professor.
No vídeo a seguir eu explico como utilizar a mesa digitalizadora.
8. SOFTWARE DE CAPTURA DE TELA
Muitas vezes, você não tem a intenção de gravar cenas com personagens e sim gravar interações na tela do seu computador, tablet ou celular. Para isso, é necessário que você tenha um programa que promova essa captura de tela.
Listaremos alguns programas gratuitos que podem auxiliar nesse processo.
Para Celular:
- AZ Screen Recorder: O aplicativo gratuito permite a gravação da tela do telefone por tempo ilimitado e ainda fornece a opção de captar o áudio durante essa gravação. Permite personalizar a resolução do vídeo, destacar toques na tela durante a gravação entre outros. Para iniciar, é necessário um toque na tela do aplicativo. Os vídeos são armazenados na galeria do celular.
Para baixar: acesse o PlayStore ou App Store do seu celular e digite o nome do aplicativo.
Para Computador:
- Bluberry FlashBack Express: Permite capturar o que acontece na tela do computador e criar vídeos. O programa permite que você escolha a área do seu computador a ser gravado no menu “Region”. Além da captura da tela, o programa também capta sons (se você optar por fazer uma narração) e imagem (caso queira usar a webcam de seu computador para aparecer no vídeo).
Disponível para baixar em: http://www.flashbackrecorder.com/. Você escolhe o FlashBack Express e insere o seu e-mail. O site enviará uma chave de licença para o uso gratuito do programa. No vídeo a seguir você verá como baixar o software em seu computador.
No vídeo a seguir você aprenderá como utilizar o FlashBack recorder para gravar a tela do computador
- OBS Studio: programa gratuito que permite a gravação da tela do computador, bem como a gravação com a webcam do computador, permitindo a troca de cenas, o que diminui o trabalho com a posterior edição.
Disponível para baixar em: https://obsproject.com/pt-br/download
No vídeo a seguir você vai aprender a baixar o OBS Studio e algumas funções iniciais do programa
No vídeo a seguir você vai aprender a usar o OBS Studio para mesclar sua imagem e gravação da tela do computador. Essas dicas auxiliam a precisar de menos edição depois, o que diminui o tempo de produção de vídeo.
9. PROGRAMA PARA CRIAÇÃO DE SLIDES
Normalmente utilizamos o Power Point para a criação de slides. Dependendo da versão do seu PowerPoint é possível criar vídeos sem a necessidade de um software de captura de tela (nas versões acima de 2010 é possível gravar áudio e vídeo. Nas versões 2019 e 365 é possível gravar áudio, vídeo e webcam).
Como gravar o vídeo no Power Point?
1º) Elabore os seus slides
2º) Configure as animações
3º) Vá ao ícone apresentação de slides e escolha a opção “Gravar Apresentação de Slides”
O Programa começará a gravar o áudio e as interações realizadas no slide.
No vídeo a seguir explicamos o passo a passo de como criar um vídeo no Power Point
10. SOFTWARE DE ANIMAÇÃO
Às vezes você pode querer produzir um vídeo ou partes de um vídeo em um software de animação. Vamos indicar dois softwares gratuitos para você:
- Pow Toon: www.powtoon.com
- Animaker: www.animaker.co
COLOCAR O QUE ESTÁ NAQUELE FOLDER DO ANIMAKER (TÁ NO GOOGLE SALA DE AULA)
No vídeo a seguir temos um tutorial de como utilizar o Animaker
No vídeo a seguir temos um tutorial de como utilizar o PowToon