Imprimir o livro todoImprimir o livro todo

REDS no Ensino da Matemática

Livro didático da Unidade de estudos 1.

Site: Moodle - IFSC
Curso: 22.1 - Laboratório de Matemática
Livro: REDS no Ensino da Matemática
Impresso por: Usuário visitante
Data: quinta, 19 Set 2024, 21:04

1. O que são REDS?


O que é um RED?

Recursos educacionais digitais podem ser compreendidos como arquivos ou mídias digitais que objetivam proporcionar aos professores e alunos um processo de aprendizagem mais enriquecedor.
Os recursos educacionais digitais mais facilmente encontrados são (PORTILHO; PINTO, 2012):
  • os objetos virtuais de aprendizagem;
  • os jogos educativos;
  • os vídeos educacionais;
  • os simuladores educacionais;
  • os aplicativos.

2. Classificação Geral de REDS

Classificação Geral dos REDS

De maneira geral, podemos classificar os REDS em dois grandes grupos, os quais remetem interesse à docência:


1. REDS Abertos:

Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou seja, estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.


2. REDS Acessíveis:

Recursos Educacionais Acessíveis são recursos educacionais elaborados para pessoas com necessidades educacionais específicas. Por isso, possuem características de acessibilidade, tais como uso de LIBRAS e/ou de áudio-descrição, por exemplo.

3. Tipos de REDS

Tipos de REDS mais usados no Processo de Ensino-aprendizagem:



 

4. Objetos Virtuais de Aprendizagem

 Objetos Virtuais de Aprendizagem:

De acordo com Carneiro e Silveira (2014), os objetos virtuais de aprendizagem são materiais didático-pedagógicos que podem apresentar formatos diversos, buscando propiciar a aprendizagem de um determinado conteúdo.
Um objeto virtual de aprendizagem precisa funcionar como um elemento do processo de ensino e de aprendizado.
Para tanto, deve explicitar seus objetivos pedagógicos, conteúdo abordado, metodologia de ensino adotada. Deve ter sido pensado/projetado pedagogicamente para propiciar a aprendizagem de um dado conteúdo.

5. Jogos Digitais Educativos

 Jogos Digitais Educativos:

Os jogos digitais educativos diferenciam-se dos objetos de aprendizagem por apresentarem como princípio e característica a ludicidade, tendo como elemento principal o desenvolvimento do desafio, da fantasia e da curiosidade.

A aprendizagem de um conteúdo está implícita no ato de jogar, mas não é seu objetivo primário (DECIAN, 2010).

6. Simuladores Educacionais

  Simuladores Educacionais:

Um simulador educacional pode ser definido e caracterizado como:
(...) projetado com referência a uma realidade que este pretenda simular, com o objetivo de treinar e desenvolver aptidões em relação a uma habilidade (CALOMENO, 2017, p. 263).
O princípio pedagógico de qualquer simulador está na superação de um desafio de ordem prática. Ou seja, é na superação de desafios propostos pelo sistema ao usuário, que o aluno aprenderá.

7. Vídeos Educativos

  Vídeos Educativos:

Os vídeos educativos são materiais audiovisuais que têm o objetivo de entregar algum tipo de aprendizado formal. Aqui, nos interessam vídeos de conteúdo acadêmico.

São projetados com finalidades didático-pedagógicos e visam alcançar o processo de ensino-aprendizagem d um conteúdo formal específico.

8. Aplicativos Educacionais

  Aplicativos Educacionais:

Aplicativos educacionais são programas produzidos especificamente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, com o objetivo de serem utilizados em práticas educativas, portanto, devem se propor a alcançar o processo de aprendizagem de um conteúdo específico ou vários.

9. Exemplos de Repositórios de REDS

Existem muitos repositórios de REDS, nacionais e internacionais. Alguns bons exemplos, onde professores podem buscar REDs, são:

  • Portal Porvir
  • Repositório do CTA IFRS
  • Repositório Digital - LUME UFRGS
  • Repositório da Secretaria Educação do Paraná
  • Portal Escola Digital
  • Plataforma Integrada MEC de Recursos Educacionais Digitais
  • Recursos educacionais multimídia para a matemática do ensino médio-  UNICAMP
  • Simulações interativas para ciências e matemática – PHET
  • Repositório Aberto – UAB
  • Recursos Educacionais Abetos da UNESCO
  • Banco Internacional de Objetos Educacionais

10. REDS para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem na Matemática

A seguir algumas possibilidades de REDS para alunos que estão enfrentando dificuldades para aprendizagem da Matemática:


1. The Number Race

Estimula o senso numérico, fortalece ligações entre representações numéricas, conceitualização e automatização aritmética.
<http://www.thenumberrace.com/nr/home.php>

2. Grafhogame-Math

Estabelece relações entre os sistemas de numeração e de aritmética, concentrando-se em numerosidades exatas e símbolos numéricos.
<https://www.graphogame.com/#>

3. Dybuster Calcularis

Trabalha com raciocínio lógico matemático e operações matemáticas, cujo grau de dificuldade vai aumentando progressivamente.
<https://dybuster.com/en/calcularis/>

4. MathMe - Go for Math

Auxilia o estudante na realização de cálculos e exercícios matemáticos de qualquer dificuldade.
<https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mathme&hl=pt>

5. Number Therapy Lite

Aplicativo desenvolvido para pessoas com graves dificuldades na aprendizagem da matemática. Trabalha com a compreensão, fala e digitação de números. Trabalha com idade, datas, números de telefone, dinheiro, frações, peso, etc.
<https://apps.apple.com/br/app/number-therapy-lite/id1002098877>

6. Plataforma de Atividades e Jogos de Matemática - Cokitos

Esta plataforma possui uma infinidade de opções de atividades e jogos para o ensino da Matemática, desde crianças com 3 anos de idade, até a idade adulta. Pode ser uma boa opção para professores de matemática de qualquer ano escolar, e, ainda, que precisam fazer adaptações curriculares.

<https://www.cokitos.pt/tag/jogos-de-matematica/>

11. Requisitos para Análise Pedagógica de um RED

Para analisarmos um RED, da perspectiva pedagógica, precisamos ter em mente alguns elementos indispensáveis. São eles:



De acordo com o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2020), quando estivermos analisando as possibilidades de utilização de um RED, devemos nos fazer as seguintes perguntas:


Assim, o professor, diante da análise de um RED, deverá sempre observar os seguintes elementos (CIEB, 2020):

  • Alinhamento com o currículo: A sua avaliação deve demonstrar o quão alinhado o recurso está aos objetivos de aprendizado que você planejou alcançar. Para isso, considere a clareza, a adequação ao público, a relevância e a confiabilidade no conteúdo disponível.
  • Qualidade do conteúdo: A sua avaliação deve refletir a exatidão do conteúdo que propõe apresentar, sua adequação ao público e contexto de uso, a qualidade gráfica e/ou sonora e sua facilidade de ser compreendido.
  • Metodologia pedagógica: A sua avaliação deve refletir o quanto o recurso é capaz de engajar o aluno no processo e quão efetivo ele é no aprendizado. Para tanto, é importante considerar as possibilidades de uso do recurso, bem como o suporte e a adequação a diferentes metodologias de ensino. E também sua forma de uso, se deve ser individual e/ou em grupo (colaborativo ou não).
  • Avaliação do aprendizado: A sua avaliação deve ser baseada na existência de subsídios oferecidos pelo recurso que permitam ao professor ou ao próprio aluno avaliar seu aprendizado durante e/ou após seu uso. Deve considerar também a qualidade e efetividade da avaliação, caso exista.
  • Facilidade de uso: Lembre-se de quanto tempo você levou para conseguir utilizá-lo de forma integral, ou quanto tempo e esforço você precisou para orientar os alunos a utilizar. A sua avaliação deve refletir sua experiência de uso e navegação e os conhecimentos necessários para o uso do recurso.
  • Padrões de integração: Você precisou utilizar esse recurso em conjunto com outros sistemas, como o AVA, de sua rede/escola? Se sim, você conseguiu inseri-lo no outro sistema? Os resultados de uso foram automaticamente computados no outro sistema ou você precisou fazer isso manualmente? A sua avaliação deve refletir o quão fácil foi esse processo ou se foram necessárias complexas integrações ou importações de dados, gerando retrabalho.
  • Compatibilidade técnica: Você e seus alunos tiveram alguma dificuldade ou limitação para utilizar o recurso em decorrência do modelo, de características de seus dispositivos ou de conexão com a internet disponível? A sua avaliação deve refletir a compatibilidade com os mais diferentes dispositivos e disponibilidade de internet em sua escola, ou dos alunos.
  • Acessibilidade: A sua avaliação deve refletir se o recurso oferece suporte para os diversos tipos de necessidades especiais de determinados alunos, considerando limitações visuais (tamanho e cores de fonte, narração e leitura automática de texto, navegação por teclado), auditivas (legenda) e motoras (adequação de telas com tamanhos de botões etc.), entre outras.
  • Recomendação: A sua avaliação deve refletir sua satisfação geral com o recurso, considerando qual a possibilidade de você recomendar ou não esse recurso para um colega.

Os elementos apontados acima são os que deverão ser utilizados sempre, diante da análise de um RED. No item 12 deste material (Relacionando os conhecimentos), você encontrará o material completo para análise de REDs do CIEB (2020).

12. Relacionando os conhecimentos...


Relacionando os conhecimentos...

Para encerrar este unidade de estudos, assista ao vídeo que se segue, bem como leia os documentos abaixo. Eles são de leitura obrigatória.

- Vídeo: Coleção Matemática Multimídia para Ensino Médio - UNICAMP

- CIEB - Orientações para Seleção e Avaliação de REDS

- Artigo - Integração de TICS no Ensino da Matemática

13. Referências

CALOMENO, C. Simuladores Educacionais: Definições e Apropriações como Objetos de Aprendizagem. Educação Gráfica, Volume 21 – Número 01, Abril de 2017, 2017.

CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 235-260. Editora UFPR (2014).

DECIAN, M.  Jogos Digitais Educacionais enquanto recurso para o Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. UFSM. Especialização em TICS Aplicadas à Educação, Agudo: 2010.

PORTILHO, G.; PINTO, J. O que são bibliotecas virtuais? Publicado em Nova Escola, 01 de Abril, 2012. Disponível em: < https://novaescola.org.br/ que-sao-bibliotecas-virtuais > Acesso em Set. 2020.