Quais foram as principais motivações aos professores, alunos, comunidade e Estado, para o crescimento da extensão como atividade universitária?
Atividade 1 - Fórum de discussão
Motivações para a Extensão Pedagógica.
No artigo "O papel pedagógico da extensão universitária" de Geraldo Ceni Coelho, indicado em nosso material são citadas as seguintes principais motivações nos últimos 40 anos:
a) Para os professores, a procura de romper o isolamento da Universidade, e aumentar o seu prestígio e a sua influência na sociedade;
b) Para os estudantes, pelas mesmas razões, e por reivindicar experiências práticas que pudessem contribuir para sua formação profissional;
c) Para a comunidade, por buscar na Universidade conhecimentos úteis que pudessem contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas;
d) Para o Estado, por ver na Universidade a possibilidade de promover políticas sociais e qualificação de diferentes setores, em diversas áreas e níveis.
Desta forma posso concluir que a extensão pedagógica é uma forma de integração entre professores, alunos, comunidade e o Estado para atingirem objetivos de melhoria de vida e resolução de problemas onde atuam, possibilitando assim aos estudantes a vivência prática enquanto estão em formação.
Primeiramente, tem-se o fator da obrigatoriedade da extensão. Tal obrigação, objetiva garantir a aproximação entre aluno e comunidade. A extensão visa ao aluno lhe possibilitar mais conhecimentos sociais, culturais e profissionais que contribuem positivamente no seu processo de formação. A comunidade também só tende a ganhar, pois terá benefícios, novos conhecimentos, com a execução de atividade extensionistas.
Principais motivações foram: rompimento do isolamento social, aumento do prestígio e influencia na sociedade,experiência na formação profissional, busca de conhecimento na Universidade para esclarecer e solucionar problemas e possibilidade de promover políticas sociais e qualificação de diferentes setores, em diversas áreas e níveis.