Prezados Coordenadores,
Peço que continuem divulgando em seus câmpus, por e-mail ou outros meios, a mensagem sobre a mudança para o moodle4.ifsc.edu.br que encaminho a seguir. É importante que todos façam seus backups e restaurações no devido tempo, para que não fique tudo para a última hora!
Envio o modelo de mensagem a seguir:
"Prezados docentes,
Informo que a partir do segundo semestre de 2023, o Moodle vai migrar para o Moodle4. O atual Moodle vem apresentando alguns problemas e como solução nossa Instituição passará a usar uma versão mais completa e atualizada. Através dos seus e-mail e senhas, todos os docentes já podem acessar a nova versão Moodle4.
https://moodle4.ifsc.edu.br/
Esclareço que a nova versão ainda não está integrada ao SIGAA, no momento é apenas para nossa adaptação. Na transição, cada Câmpus irá criar uma estratégia de migração que deverá estar concluída até o início do próximo semestre (2023.2).
Portanto, solicito aos docentes que realizem backup dos cursos (unidades curriculares ou salas virtuais) que consideram importantes e desejem continuar usando nos próximos semestres. Este vídeo ensina como criar o backup de uma sala no Moodle IFSC.
Para que no futuro seja possível fazer a restauração das salas inteiras no Moodle4 é necessário que vocês tenham esses arquivos de backup.
Quando iniciar o próximo semestre, cada docente irá abrir sua sala virtual pelo SIGAA e poderá restaurar as salas que fizeram backup.
Neste vídeo você aprenderá como restaurar a sala modelo para iniciar a produção da sua unidade curricular no Moodle IFSC.
Atenção!
(1) O vídeo mostra como restaurar a “sala modelo”, mas no caso estaremos restaurando para duplicar a sala que vocês fizeram backup reaproveitando as estruturas existentes.
(2) Não se fará necessário abrir a sala manualmente no Moodle, como o vídeo mostra, apenas exportar a turma do SIGAA para o Moodle, devido a integração dos sistemas.
Estou à disposição para ajudar nesse processo de transição. A mudança é necessária e a melhoria será para todos.
Atenciosamente,"