Glossário

A atividade "glossário" permite que os participantes de um curso criem e mantenham uma lista de termos ou definições, como um dicionário.

Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados às entradas no glossário.

Entradas podem ser pesquisadas ou navegadas alfabeticamente ou por categoria, data ou autor e podem ser aprovadas automaticamente ou então serem configuradas para obterem aprovação de um professor antes que sejam visualizadas pelos participantes.

No glossário, há a possibilidade de habilitar o "filtro auto-link" e, nesse caso, as entradas do glossário serão "linkadas" ao conceito ou frase no local onde elas aparecem no curso (seja em páginas web, livros, orientações de fóruns, questionários etc.).

É possível permitir que os participantes comentem as entradas, que podem também ser avaliadas por professores ou estudantes (avaliação por pares).

Avaliações podem ser agregadas para formar a nota final que será registrada no livro de notas.

Alguns exemplos de usos para esta atividade: 

  • como um banco colaborativo de termos chaves;
  • como um espaço "apresente-se" onde novos estudantes adicionam seus nomes e detalhes pessoais;
  • para centralização de dicas ou melhores práticas sobre algum tema;
  • como uma área de compartilhamento de vídeos, imagens ou arquivos de áudio;
  • como um recurso de revisão de fatos a serem lembrados.

Abaixo você poderá visualizar um tutorial de texto e também um vídeo tutorial com informações sobre como construir um livro no Moodle.


Vídeo disponível no Youtube, desenvolvido pela Coordenação de Ensino de Graduação a Distância da Universidade de Brasília.

*O tutorial de texto desta página foi adaptado a partir do Manual do Professor sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle - Versão 2.2, organizado pela equipe da Coordenadoria de Educação a Distância da PPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012. Disponível na íntegra em: <http://moodle.pucrs.br/pluginfile.php/1225804/mod_resource/content/1/Moodle_Manual_do_Professor_V2.2_ed2.pdf>. 


Última atualização: segunda, 17 Abr 2017, 15:29