Tutorial: Métodos de inscrição
Autoinscrição com chave (link)
Esse método de inscrição permite que os alunos entrem automaticamente na sala mediante a inserção de uma senha - chave de inscrição. Nessa opção o/a professor/a envia o link da sala para os alunos e informa a chave de inscrição.
Inscrição mediante aprovação (link)
Esse método de inscrição permite que os alunos solicitem o ingresso na sala, que deverá ser aprovado manualmente pelo/a professor/a. Nessa opção o/a professor/a envia o link da sala para os alunos e aguarda que eles acessem e solicitem a inscrição. Assim que o/a professor/a autorizar o ingresso, o acesso será liberado.
Permitir acesso como visitante no Moodle possibilita que usuários não matriculados possam acessar os conteúdos disponibilizados nos cursos. Para isso o curso precisa estar configurado para aceitar o acesso de visitantes. Os registros ficam gravados em um único tipo de usuário, o visitante, não há como obter dados minuciosos de quantas pessoas entraram com este perfil, mas apenas que houve acesso como visitante.
Para permitir que visitantes acessem a plataforma é preciso que seja configurada essa opção pelo administrador da plataforma.
Também é possível configurar uma senha para visitantes, com essa opção é possível restringir o acesso a quem conhece a senha do curso.
A inscrição manual é utilizada quando o/a professor/a quer inserir os alunos um a um, buscando seus nomes em uma lista. Em algumas situações como turmas pequenas, alunos que chegaram tarde ou tiveram dificuldades em ingressar na sala, você poderá inseri-los manualmente. Para saber como fazer a inscrição manual, veja o vídeo a seguir.
Inscrição em massa por lista (link)
O método de inscrição por lista ainda não está disponível no Moodle IFSC.
Esse tipo de inscrição é feita pelo administrador da plataforma, a partir dos dados básicos do aluno é possível criar perfis dos usuários e inscreve-los automaticamente em seus respectivos cursos. É necessário saber nome completo, email, o curso em que será inscrito e definir um usuário e senha. Através de um arquivo parametrizado e organizado com estes dados de cada é possível inscrever diversos alunos e professores de uma única vez assim como atualizar os seus perfis.