Fundamentos de Sistemas de Informação - Turma 2022/1
Turma Virtual da Unidade Curricular de Fundamentos de Sistemas de Informação - Turma 2022/1
 Comunicação Técnica 2019
Competências:
A unidade curricular de Comunicação Técnica visa possibilitar aos alunos a aquisição de competências linguísticas, a fim de que possam demonstrar habilidades de leitura, interpretação e produção de textos diversos, escritos e orais, especialmente os do tipo expositivo e argumentativo. De modo que conheçam as variações linguísticas e possam escolher e utilizar a variante adequada da língua em contextos acadêmicos e profissionais.
Conteúdos:
Variedades linguísticas; Língua: unidade e variedade; Linguagem falada e linguagem escrita / Níveis de discurso; Gêneros textuais / discursivos; O texto; Considerações sobre texto/ elementos estruturais do texto; Leitura textual: abordagens e perspectivas; Relações Intertextuais; Elementos da textualidade: Coesão e coerência; Argumentação: estratégias argumentativas; operadores argumentativos; O texto técnico-científico; Leitura e Produção textual; Textos argumentativos; Produção técnico-científica; O gênero acadêmico: Fichamento, Resumo, Resenha, Artigo científico, Relatório; O gênero oficial e comercial: Ofício, Memorando, Requerimento, Carta, Curriculum Vitae, Correio eletrônico (e-mail); Retórica da Argumentação; Aspectos da Oralidade.
Referências Bibliográficas:
HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 2010. - ZANOTTO, Normélio. Correspondência e redação técnica. 2ª ed. Caxias do Sul: Educs, 2009.
KOCH, Ingedore G.V. A coesão Textual. São Paulo: Contexto, 2010.
_____ A Coerência Textual. São Paulo: Contexto, 2011. _____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2011.
_____ Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis: Vozes, 2012.
 Fundamentos de Sistemas de Informação 2017.1
Grupo destinado aos estudantes da disciplina de Fundamentos de Sistemas de Informação.
 INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE
COMPETÊNCIAS: Capacitar o discente a entender as questões sociais, éticas e econômicas associadas ao uso do computador e ao desenvolvimento da informática, promovendo uma formação crítica e consciente das responsabilidades profissionais, e defendendo a ética sobre o uso da tecnologia e na atuação profissional.
HABILIDADES: - Despertar a consciência crítica acerca da formação tecnológica relacionada a atuação social. - Reforçar atitudes éticas e de participação sociopolítica com seus pares ao entender o contexto histórico e político em que se processam a cidadania e as questões sociais. - Capacitar para atuação no mercado de trabalho e na sociedade - Favorecer a reflexão ética sobre o uso da tecnologia, na atuação profissional e no convívio social.
PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREvisão) |
||
Dia/Mtês |
Conteúdo das Aulas |
Número de Aulas |
Apresentação do professor e dos alunos. Discussão sobre Plano de Ensino. |
2 |
|
Noções de Ética e Cidadania. Tecnologia, Sociedade e Transformação Histórica |
2 |
|
Tecnologia, Sociedade e Transformação Histórica. |
2 |
|
A evolução da organização social |
2 |
|
Globalização e a tecnologia na sociedade e nas pessoas. |
2 |
|
Globalização e a tecnologia na sociedade e nas pessoas |
2 |
|
A revolução da tecnologia da informação. |
2 |
|
Democracia e Cidadania no Brasil. |
2 |
|
A relação homem x trabalho. Revisão. |
2 |
|
Avaliação de aprendizagem. |
2 |
|
Ética profissional, mundo do trabalho e profissão / Divisão de grupos para seminários. |
2 |
|
Identidade profissional e códigos de ética |
2 |
|
Regulamentação da Profissão. |
2 |
|
Legislação, leis, crimes, privacidade, vírus, hacking, uso da internet, direitos autorais. |
2 |
|
Legislação, leis, crimes, privacidade, vírus, hacking, uso da internet, direitos autorais. |
2 |
|
- Impactos da tecnologia e da informatização na sociedade atual. - Direitos Humanos e Informática. |
||
2 |
||
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. |
2 |
|
Revisão e Avaliação final do componente curricular. |
2 |
|
Recuperação e Finalização da disciplina. |
2 |
 Introdução a Computação
Curso com o objetivo de inserir a prática da computação aos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
 Introdução à programação
Grupo destinado aos alunos da disciplina de Introdução à programação