Fundamentos de Sistemas de Informação - Turma 2022/1

Turma Virtual da Unidade Curricular de Fundamentos de Sistemas de Informação - Turma 2022/1

Professor: Luciano Barreto

 Comunicação Técnica 2019

Competências:

A unidade curricular de Comunicação Técnica visa possibilitar aos alunos a aquisição de competências linguísticas, a fim de que possam demonstrar habilidades de leitura, interpretação e produção de textos diversos, escritos e orais, especialmente os do tipo expositivo e argumentativo. De modo que conheçam as variações linguísticas e possam escolher e utilizar a variante adequada da língua em contextos acadêmicos e profissionais. 

Conteúdos: 

Variedades linguísticas; Língua: unidade e variedade; Linguagem falada e linguagem escrita / Níveis de discurso; Gêneros textuais / discursivos; O texto; Considerações sobre texto/ elementos estruturais do texto; Leitura textual: abordagens e perspectivas; Relações Intertextuais; Elementos da textualidade: Coesão e coerência; Argumentação: estratégias argumentativas; operadores argumentativos; O texto técnico-científico; Leitura e Produção textual; Textos argumentativos; Produção técnico-científica; O gênero acadêmico: Fichamento, Resumo, Resenha, Artigo científico, Relatório; O gênero oficial e comercial: Ofício, Memorando, Requerimento, Carta, Curriculum Vitae, Correio eletrônico (e-mail); Retórica da Argumentação; Aspectos da Oralidade.

Referências Bibliográficas: 

HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 2010. - ZANOTTO, Normélio. Correspondência e redação técnica. 2ª ed. Caxias do Sul: Educs, 2009.

KOCH, Ingedore G.V. A coesão Textual. São Paulo: Contexto, 2010.

_____ A Coerência Textual. São Paulo: Contexto, 2011. _____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2011.

_____ Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis: Vozes, 2012.

 Fundamentos de Sistemas de Informação 2017.1

Grupo destinado aos estudantes da disciplina de Fundamentos de Sistemas de Informação.

 INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE

COMPETÊNCIAS: Capacitar o discente a entender as questões sociais, éticas e econômicas associadas ao uso do computador e ao desenvolvimento da informática, promovendo uma formação crítica e consciente das responsabilidades profissionais, e defendendo a ética sobre o uso da tecnologia e na atuação profissional.

HABILIDADES: - Despertar a consciência crítica acerca da formação tecnológica relacionada a atuação social. - Reforçar atitudes éticas e de participação sociopolítica com seus pares ao entender o contexto histórico e político em que se processam a cidadania e as questões sociais. - Capacitar para atuação no mercado de trabalho e na sociedade - Favorecer a reflexão ética sobre o uso da tecnologia, na atuação profissional e no convívio social.

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREvisão)

Dia/Mtês

Conteúdo das Aulas

Número de Aulas

Apresentação do professor e dos alunos. Discussão sobre Plano de Ensino.

2

Noções de Ética e Cidadania. Tecnologia, Sociedade e Transformação Histórica

2

Tecnologia, Sociedade e Transformação Histórica.

2

A evolução da organização social

2

Globalização e a tecnologia na sociedade e nas pessoas.

2

Globalização e a tecnologia na sociedade e nas pessoas

2

A revolução da tecnologia da informação.

2

Democracia e Cidadania no Brasil.

2

A relação homem x trabalho. Revisão.

2

Avaliação de aprendizagem.

2

Ética profissional, mundo do trabalho e profissão / Divisão de grupos para seminários.

2

Identidade profissional e códigos de ética

2

Regulamentação da Profissão.

2

Legislação, leis, crimes, privacidade, vírus, hacking, uso da internet, direitos autorais.

2

Legislação, leis, crimes, privacidade, vírus, hacking, uso da internet, direitos autorais.

2

- Impactos da tecnologia e da informatização na sociedade atual.

- Direitos Humanos e Informática.

Educação Ambiental.

2

História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

2

Revisão e Avaliação final do componente curricular.

2

Recuperação e Finalização da disciplina.

2

 Introdução a Computação

Curso com o objetivo de inserir a prática da computação aos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 Introdução à programação

Grupo destinado aos alunos da disciplina de Introdução à programação