Física Geral - Processos Químicos - Primeira Fase
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS LAGES |
PLANO DE ENSINO
1. IDENTIFICAÇÃO |
CAMPUS DO IF: LAGES-SC ENDEREÇO: Heitor Villa Lobos, 222, São Francisco, 88.506-400 TELEFONE: (49) 3221-4200 CURSO: Tecnologia em Processos Químicos NÍVEL: Graduação MODALIDADE: Atividades Não Presenciais TURNO: Matutino |
2. DISCIPLINA / COMPONENTE CURRICULAR |
NOME: Física Geral e Experimental |
CARGA HORÁRIA: 80h |
FASE/MÓDULO: 1 |
ANO / SEMESTRE: 2020 / 1 |
PROFESSOR: Eliana Fernandes Borragini |
E-MAIL: eliana.borragini@ifsc.edu.br |
3. COMPETÊNCIAS / OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR |
Desenvolver conhecimentos de Física. Familiarizar os alunos com o processamento de medida de comprimento, tempo e temperatura. Verificar experimentalmente as leis da Física. |
4. EMENTA / CONHECIMENTOS |
Cinemática Vetorial; As Leis de Newton. Trabalho e Energia. Conservação da Energia; Conservação do Momento Linear. Colisões; Gravitação; Rotação de Corpos Rígidos (Torque e Momento Angular). Oscilações; Ondas Mecânicas; Temperatura; Leis da Termodinâmica; Noções de Mecânica Estatística; Óptica geométrica. |
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
6. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
As aulas ocorrerão por meio de Atividades Não Presenciais (ANPs) síncronas e assíncronas. As atividades síncronas consistirão em encontros por meio do google meet. Os encontros serão gravados para registro de participação e para que aqueles que não tiveram oportunidade de se conectar possam assistir posteriormente ou, para quem esteve conectado, poder rever os temas abordados. Nestes encontros poderão ocorrer pequenas explanações para apresentação de conteúdos, mas, principalmente, envolverão discussão de dúvidas quanto às tarefas realizadas nas atividades assíncronas solicitadas. As atividades assíncronas consistirão em tarefas que permitam ao estudante se apropriar dos conteúdos, bem como perceber quais são as suas dúvidas. Todas as tarefas envolverão envio de resolução, ou envio de filmagens curtas, ou, ainda, envio de questionamentos sobre as dúvidas que surgiram – cada tarefa terá especificado o tipo de material a ser enviado. Recursos:
|
7. AVALIAÇÃO |
7.1 Sistemática e Instrumentos
|
7.2 Critérios de aprovação (IFSC/RDP)
|
7.3 Recuperação
Após cada atividade avaliativa individual será realizada a discussão e correção das questões por meio de atividades síncronas. Caso o estudante apresente notas insatisfatórias, e ainda restem dúvidas, deverá buscar o atendimento disponibilizado pelo watts app, de modo a sanar suas dúvidas antes da realização das atividades de recuperação de nota. Para recuperar a nota de tarefas será feita combinação conforme o tipo de tarefa realizada. Para recuperar a nota de provas será combinada uma data para nova realização de prova de recuperação.
|
CAMPO HORÁRIO DE ATENDIMENTO: pelo watts app de segunda à sexta no horário das aulas.
REFERÊNCIA CONSTA NA BIBLIOTECA |
Básica HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006-2007. TIPLER, PA.; LLEWELLYN, RA. Física moderna. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 478 p. RESNICK, R.; HALLIDAY, D. Física. 4.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1985. 5 v. |
Complementar NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 4.ed. Edgard Blücher, 2002. 1-4 v. PACENTINI, J.J.; GRANDI, B.C.S.; HOFMANN, M.P.; LIMA, F.R.R.; ZIMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física; 3ªed. UFSC, 2008; HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em física experimental, 2. ed. São Paulo: Blücher, 1981. ALONSO, M.; FINN, E. J.; Física Um Curso Universitário. 1. ed. Edgard Blücher, 1972. 512 p. vol. 1. |