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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

CÂMPUS LAGES

 

 

PLANO DE ENSINO

 

1. IDENTIFICAÇÃO

CAMPUS DO IF: LAGES-SC

ENDEREÇO: Heitor Villa Lobos, 222, São Francisco, 88.506-400

TELEFONE: (49) 3221-4200

CURSO: Tecnologia em Processos Químicos

NÍVEL: Graduação

MODALIDADE: Atividades Não Presenciais

TURNO: Matutino

 

2. DISCIPLINA / COMPONENTE CURRICULAR

NOME: Física Geral e Experimental

CARGA HORÁRIA: 80h

FASE/MÓDULO: 1

ANO / SEMESTRE: 2020 / 1

PROFESSOR: Eliana Fernandes Borragini

E-MAIL: eliana.borragini@ifsc.edu.br

 

3. COMPETÊNCIAS / OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR

Desenvolver conhecimentos de Física. Familiarizar os alunos com o processamento de medida de comprimento, tempo e temperatura. Verificar experimentalmente as leis da Física.

 

4. EMENTA / CONHECIMENTOS

Cinemática Vetorial; As Leis de Newton. Trabalho e Energia. Conservação da Energia; Conservação do Momento Linear. Colisões; Gravitação; Rotação de Corpos Rígidos (Torque e Momento Angular). Oscilações; Ondas Mecânicas; Temperatura; Leis da Termodinâmica; Noções de Mecânica Estatística; Óptica geométrica.

 

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Cinemática Vetorial
    • Introdução ao estudo da Física
    • Sistemas de medida
    • Procedimentos de medida
    • Notação científica
    • Uso da calculadora científica
    • Descrição de Movimentos Uniformes e Uniformemente Variados por meio de tabelas, gráficos e funções.
  • As Leis de Newton
    • Definição, representação, tipos e somatório de Força
    • A terceira Lei de Newton
    • A primeira Lei de Newton e as situações de equilíbrio
    • A segunda Lei de Newton e os movimentos acelerados
  • Energia
    • Tipos de energia
    • Princípio da Conservação da Energia
    • Sistemas conservativos e dissipativos
    • Processos de transformação e transferência de energia: Trabalho
  • Colisões e Conservação do Momento Linear
  • Gravitação
  • Rotação de Corpos Rígidos (Torque e Momento Angular)
  • Oscilações e Ondas
    • O Período do Pêndulo simples
    • Características das Ondas Mecânicas
  • Termologia
    • Temperatura e Energia Interna em sistemas termodinâmicos
    • Transformações de estado
    • Processos de transferência de energia: Trabalho e Calor
    • Leis da Termodinâmica: A primeira Lei da Termodinâmica e a conservação da Energia
    • Noções de Mecânica Estatística
  • Óptica geométrica.

 

 

6. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

 

As aulas ocorrerão por meio de Atividades Não Presenciais (ANPs) síncronas e assíncronas.

As atividades síncronas consistirão em encontros por meio do google meet. Os encontros serão gravados para registro de participação e para que aqueles que não tiveram oportunidade de se conectar possam assistir posteriormente ou, para quem esteve conectado, poder rever os temas abordados. Nestes encontros poderão ocorrer pequenas explanações para apresentação de conteúdos, mas, principalmente, envolverão discussão de dúvidas quanto às tarefas realizadas nas atividades assíncronas solicitadas.

As atividades assíncronas consistirão em tarefas que permitam ao estudante se apropriar dos conteúdos, bem como perceber quais são as suas dúvidas. Todas as tarefas envolverão envio de resolução, ou envio de filmagens curtas, ou, ainda, envio de questionamentos sobre as dúvidas que surgiram – cada tarefa terá especificado o tipo de material a ser enviado.

Recursos:

  • Google meet.
  • Vídeo-aulas.
  • Aplicativos de simulação.
  • Resumos de aula
  • Listas de exercícios
  • Moodle
  • SIGAA
  • Livros didáticos
  • Materiais simples e caseiros para a realização de atividades práticas possíveis.
  • Watts app

 

 

7. AVALIAÇÃO

7.1 Sistemática e Instrumentos

 

  • •   Avaliação diagnóstica:
    • o   Tarefas enviadas como atividades assíncronas, listas de exercícios e atividades práticas com materiais simples: Durante a realização deste tipo de atividades o estudante pode identificar suas dúvidas e déficits conceituais. Caso tenha dificuldades, deverá procurar atendimento - estudos de recuperação por meio do watts app ou durante os encontros síncronos.
    • •   Atribuição de nota:
      • o   Tarefas: Algumas das tarefas, devidamente identificadas, terão uma nota a ser atribuída. O total das notas atribuídas a estas tarefas contribuirá com 30% da nota final do estudante.
      • o   Provas: serão realizadas 4 provas com a utilização do moodle. O total das notas atribuídas a estas provas contribuirá com 70% da nota final do estudante.

 

7.2 Critérios de aprovação (IFSC/RDP)

 

  • A distribuição de conteúdos em cada avaliação e a composição da nota serão feitas da seguinte maneira:
    • MT = Média das notas das Tarefas
    • MP = Média das notas das provas
    • MF = Média Final
    • MF = MT*0,3+MP*0,7
  • O resultado da avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
    • Arredondamento da nota: Maior ou igual que 0,5 = 1; Menor que 0,5 = 0
  • O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).

7.3 Recuperação

 

Após cada atividade avaliativa individual será realizada a discussão e correção das questões por meio de atividades síncronas. Caso o estudante apresente notas insatisfatórias, e ainda restem dúvidas, deverá buscar o atendimento disponibilizado pelo watts app, de modo a sanar suas dúvidas antes da realização das atividades de recuperação de nota.

Para recuperar a nota de tarefas será feita combinação conforme o tipo de tarefa realizada. Para recuperar a nota de provas será combinada uma data para nova realização de prova de recuperação.

 

 

CAMPO HORÁRIO DE ATENDIMENTO:  pelo watts app de segunda à sexta no horário das aulas.

 

 REFERÊNCIA CONSTA NA BIBLIOTECA

 Básica

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006-2007.

TIPLER, PA.; LLEWELLYN, RA. Física moderna. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 478 p.

RESNICK, R.; HALLIDAY, D. Física. 4.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1985. 5 v.

 Complementar

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 4.ed. Edgard Blücher, 2002. 1-4 v.

PACENTINI, J.J.; GRANDI, B.C.S.; HOFMANN, M.P.; LIMA, F.R.R.; ZIMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física; 3ªed. UFSC, 2008;

HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em física experimental, 2. ed. São Paulo: Blücher, 1981.

ALONSO, M.; FINN, E. J.; Física Um Curso Universitário. 1. ed. Edgard Blücher, 1972. 512 p. vol. 1.

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