Programação
- Geral
- Tópico 1
Seja bem-vindo(a) à Unidade Curricular Programação de Dispositivos Móveis! Eu sou o professor Bruno Crestani Calegaro e nesta unidade aprenderemos os conceitos iniciais de programação de aplicativos mobile, arquitetura de um projeto Android, desenho de interfaces gráficas, programação de eventos, definição de temas e cores, internacionalização, integração com banco de dados SQLite e API RESTful.
Neste espaço você encontra o Plano de Ensino e o Roteiro de Estudos. Utilize-os para seguir com autonomia pelos conteúdos e atividades propostas.
Todas as informações e avisos sobre esta UC serão disponibilizados no Mural de Avisos .Qualquer dúvida que você tenha, fique à vontade para compartilhá-la no Fórum de Dúvidas.
Bons estudos!
Prof. Bruno
Roteiro de Estudos
- Primeiro projeto Android
- Projeto Mini-Calculadora
- Projeto Agenda de Contatos
- Projeto WeatherApp
Ambiente de Desenvolvimento
- Android Studio
- Android SDK
- Android AVD (Máquina Virtual)
- Acesse o site oficial, faça o download e instalação do Android Studio 4.x.x
- https://developer.android.com/studio?hl=pt-br
- Android Studio
Comunicação
Material Didático
Livro texto disponível na biblioteca ou digitalmente.
Videoconferência
Vídeo 01 - Aula Inicial
Vídeo 01 - Ambiente de Desenvolvimento e Instalação da JDK 8
Vídeo 02 - Instalação do Android Studio, configuração da Android SDK e Android Virtual Devices (AVD)
Vídeo 3 (Bônus) - Configuração de um dispositivo físico e integração com o Android Studio
Vídeo 01 - Introdução - Programação Java para Desenvolvimento Android
Vídeo 02 - Tipos de Dados e Métodos
Vídeo 03 - Classes, Objetos e Pacotes
Vídeo 04 - Condicionais (if)
Vídeo 05 - Arrays e Loops
Vídeo 06 - Tratamento de Erros
Vídeo 07 - Encerramento
Vídeo 08 - Atividade Prática - Classe Caneca
- Tópico 2
Projeto 1
Neste estudo vamos conhecer os principais conceitos sobre programação em dispositivos móveis Android.
Carga Horária:
8 horasPeríodo:
06/06 a 13/06Materiais de Estudo
Para o acompanhamento da atividade faça a leitura do material didático deste tópico:
Webconferência
Nessa sessão estão postados os vídeos produzidos referentes as aulas.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Junto com a leitura do material de estudos, crie um novo projeto no Android Studio e realize as etapas propostas.
- Tópico 3
Projeto 2
Neste estudo vamos conhecer novos componentes para a construção de interface gráficas para o Android envolvendo a entrada de texto e barra de progresso, bem como seus respectivos tratamento de eventos.
Carga Horária:
12 horasPeríodo:
20/06 a 04/07Materiais de Estudo
Para o acompanhamento da atividade faça a leitura do material didático deste tópico:
Webconferência
Nessa sessão estão postados os vídeos produzidos referentes as aulas.
Desenho da interface gráfica
Material Design, Cores e Temas
Desenho da interface gráfica
Live 04/07
Nessa sessão está postado o vídeo da live do dia 04/07 onde foram prestados esclarecimentos dos projetos, informes de meio do ano (férias), apresentação do Questionário e orientações para a entrega da atividade CheckPoint 3 com a assinatura da "apk-release".
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Junto com a leitura do material de estudos, crie um novo projeto no Android Studio e realize as etapas propostas.
Material Complementar
Realize as duas atividades a seguir: o questionário e o trabalho prático.
Com bases nos conteúdos abordados pelos Livro 1 e 2 e o que foi discutido em sala de aula, responda as questões.
- Tópico 4
Projeto 3
Neste estudo vamos conhecer componentes avançados para o desenvolvimento de aplicativos robustos. Iremos empregar os componentes do Android Jetpack, bem como a biblioteca Room para manipulação do banco de dados SQLite.
Carga Horária:
20 horasPeríodo:
01/08 a 29/08Android JetPack
Vídeo de Lançamento — Android Jetpack
Links
Vídeos
Para o acompanhamento das aulas não presenciais assistam os vídeos:
Vídeo 02 - Projeto 3 - Livro 1 - Parte 1
Vídeo 03 - Projeto 3 - Livro 1 - Parte 2
Vídeo 04 - Projeto 3 - Livro 2 - Parte 1
Vídeo 05 - Projeto 3 - Livro 2 - Parte 2
Vídeo 06 - Projeto 3 - MVVM e Banco de Dados
Vídeo 07 - Projeto 3 - Livro 3 - Parte 1
Vídeo 07 - Projeto 3 - Livro 3 - Parte 2
Materiais de Estudo
Para o acompanhamento da atividade faça a leitura do material didático deste tópico:
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Junto com a leitura do material de estudos, crie um novo projeto no Android Studio e realize as etapas propostas.
- Tópico 5
Projeto 4
Neste estudo vamos conhecer componentes como criar um layout personalizado para itens de uma lista, salvar imagens em uma cache local e acessar uma API Web. O aplicativo a ser desenvolvido, Weather API, será um aplicativo para fazer a previsão do tempo, dado uma localidade específica, usando a API pública OpenWeather.
Carga Horária:
8 horasPeríodo:
29/08 e 05/09Materiais de Estudo
Para o acompanhamento da atividade faça a leitura do material didático deste tópico:
Vídeo Aula
Weather App
- Tópico 6
Materiais de Estudo
Para encerrarmos o curso abordaremos Google Play e questões de comercialização de aplicativos.
Vídeo Aula
Google Play e Comercialização de Aplicativos
Encerramento
Encerramento 2022