Programação
-
Gestão de Tecnologias na Escola
Especialização em Mídias Integradas na Educação
- Tópico 1
- Apresentação da Unidade Curricular
Caros alunos, sejam bem vindos(as) a unidade de Gestão de Tecnologias na Escola.
No decorrer da unidade, discutiremos a gestão educacional no contexto atual. Apresentaremos a evolução dos conceitos de Organização e Gestão Escolar. Desenvolveremos as habilidades para diagnóstico e aplicação das TIC dentro da escola.
Repensaremos a gestão escolar de forma inovadora com base nos sistemas de informação como apoio a aprendizagem coletiva.
Desejamos bons estudos à todos(as)!
Carga Horária:
30 horasPeríodo:
06/02 a 27/04 Roteiro de Estudos
Período Atividades Carga Horária Estudo 1
(06/02 a 10/02)- Leia o Plano de Ensino da unidade curricular.
- Siga o roteiro de estudos proposto no Estudo 1 sobre Gestão Educacional no contexto da atualidade.
4h Estudo 2
(13/02 a 17/02)- Siga o roteiro de estudos proposto no Estudo 2 sobre Organização e Gestão escolar: Evolução dos conceitos.
- Participe da Interação Síncrona em 16/02 sobre a organização da disciplina e conteúdos.
4h Estudo 3
(20/02 a 24/02)- Siga o roteiro de estudos proposto no Estudo 3 sobre Diagnóstico das tecnologias existentes na escola e a exploração de novas possibilidades de uso destas na escola.
- Faça seu planejamento da Atividade Obrigatória (AO) conforme o material disponível.
4h Estudo 4
(27/02 a 03/03)- Faça sua atividade Obrigatória.
- Participe da Interação Síncrona em 02/03 e tire suas dúvidas sobre a Atividade Obrigatória (AO).
4h Estudo 5
(06/03 a 10/03)- Siga o roteiro de estudos proposto no Estudo 5 sobre Tecnologias e Gestão do Conhecimento na Escola.
4h Estudo 6
(13/03 a 17/03)-
Siga o roteiro de estudos proposto no Estudo 6 sobre Gestão Inovadora com Tecnologias na Escola.
- Entrega da Atividade Obrigatória (AO) (13/03).
4h Estudo 7
(20/03 a 07/04)- Siga o roteiro de estudos proposto no Estudo 7 sobre Sistemas de Informação e Comunicação: Apoio à Aprendizagem Coletiva na Escola.
- Participe da Interação Síncrona em 30/03 sobre o fechamento da disciplina e a realização das avaliações (PP1/PP2/PPR).
4h Encerramento - Realize a Prova Presencial 1 (PP1) dia 13/04.
- Prova Presencial 2 (PP2), para os ausentes na PP1 com justificativa, dia 20/04.
- Prova Presencial de Recuperação (PPR), para aqueles que não obtiveram nota 6 na PP1 ou PP2, dia 27/04.
2h Webconferência: Agendamento dos encontros síncronos e gravações
Prezados (as), atenção!
Para acessar o link dos encontros síncronos é necessário estar registrado como o e-mail Institucional: seu_usuario@aluno.ifsc.edu.br.Data Descrição Horário Acesso 16/02/2023 Neste nosso primeiro encontro síncrono nós apresentaremos a vocês e reforçaremos a dinâmica da nossa unidade curricular para tirar eventuais dúvidas que vocês tiverem sobre a disciplina e os estudos 1 e 2. 20:15h até 21:15h Senha: mHDsybR4
02/03/2023 Neste ponto você já deve ter avançado até a Atividade Obrigatória (AO), vamos aproveitar este encontro síncrono para tirar dúvidas sobre a sua realização. 20:15h até 21:15h Senha: ZhwJWqu2
30/03/2023 Considerando que nesta data você está próximo de terminar a disciplina, vamos discutir sobre as perspectivas do uso de tecnologias na gestão escolar, bem como tirar dúvidas sobre a Prova Presencial 1. 20:15h até 21:15h Senha: Pg9kXYfQ
13/04/2023 Prova Presencial 1 (PP1) 20:15h até 21:15h Link de acesso 20/04/2023 Prova Presencial 2 (PP2) 20:15h até 21:15h Link de acesso 27/04/2023 Prova de Recuperação (PPR) 20:15h até 21:15h Link de acesso Senha de acesso: mHDsybR4
Senha de acesso: ZhwJWqu2
- Tópico 2Estudo 1
O assunto dessa primeira semana é Gestão Educacional. Será que gestão educacional e gestão escolar tem o mesmo significado?
O objetivo desse estudo é conhecermos o que envolve o processo de dirigir uma organização escolar a fim de compreendermos os diversos aspectos relacionados à gestão educacional na atualidade.
Carga Horária
4 horasPeríodo
06/02 a 10/02Material Didático
O material didático dessa semana compreende as seguintes leituras:
-
Capítulo 1 Gestão Escolar: Desafios e aplicações do livro Gestão de Tecnologias na Escola.
-
Artigo Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa jul./set. 2018.
-
Material Complementar
Selecionamos o texto de Libâneo (2007), o sistema de organização e gestão escolar, que além de apresentar o assunto de forma esclarecedora, traz importantes aspectos sobre estrutura e organograma das escolas. Para aqueles que queiram aprofundar-se ainda mais, disponibilizamos a publicação Gestão escolar e formação de gestores (2000) da revista Em Aberto, que traz uma coletânea de textos relacionados ao assunto.
- Tópico 3Estudo 2
Olá!
Nessa semana trataremos sobre Organização e Gestão Escolar: Evolução dos conceitos. Para isso preparamos um material que visa apresentar a escola sob diferentes perspectivas. Para saber mais sobre isso participe do nosso encontro nessa semana.
Aguardamos você!
Carga Horária
4 horasPeríodo
13/02 a 17/02Material Didático
Este material é baseado no livro de Jorge Adelino Costa, Imagens Organizacionais da Escola, e será apresentado no nosso encontro na quinta-feira, 16/02, às 20:15h.
Material Complementar
Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação? O artigo avalia a relação entre a gestão escolar, o desempenho na Prova Brasil de Matemática e o papel moderador da complexidade da gestão escolar nessa relação.
É fornecido, como complemento, o vídeo da primeira edição desta disciplina que trata do assunto do estudo atual.
- Tópico 4Estudo 3
Nesta semana vamos nos preparar para a Atividade Obrigatória que será um diagnóstico das tecnologias existentes na escola e a exploração de novas possibilidades de uso destas.
Para isso todos devem se organizar, em duplas ou individualmente, para entrevistar alguém que atue profissionalmente em alguma escola, unidade educacional, instituto de educação ou instituição similar.
A ideia é descobrir uma atividade administrativa ou de gestão que seja executada pelo profissional entrevistado e que possa ser beneficiada pelo uso de tecnologias.
Carga Horária
4 horasPeríodo
20/02 a 24/02Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Atividade Obrigatória
A atividade consiste em: com base em uma entrevista semiestruturada feita com um profissional atuante em qualquer instituição de ensino, formular uma proposta de melhoria para um determinado processo.
O objetivo da atividade é obter informações sobre um Processo administrativo e/ou de Gestão escolar e propor uma melhoria com uso de Mídias e TICs. Lembre-se de considerar os conceitos de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA em sua análise e proposta.
Data final para entrega: 13/03/2023
Algumas observações são importantes para a realização desta atividade:
- A atividade pode ser executada em duplas ou individualmente;
- Um dos pontos críticos da atividade é a realização da entrevista, certifique-se que pelo menos um dos membros da dupla tem contato de maneira direta com um possível entrevistado;
- As entrevistas podem ser realizadas de forma remota ou presencialmente;
- Organize os materiais necessários para a realização da entrevista antes de iniciar a entrevista em si;
- Estude o Modelo de Relatório disponibilizado antes de realizar a entrevista, isso vai ajudar a obter os dados que são necessários;
- Os modelos fornecidos servem como base, podem ser modificados para atender as necessidades de cada caso.
Para a realização da Atividade Obrigatória os seguintes passos devem ser executados:
- Formação das duplas;
- Estudo do Roteiro de Entrevista e Modelo de Relatório;
- Definição do entrevistado;
- Agendamento da entrevista com o entrevistado;
- Realização da Entrevista;
- Registro dos dados da Primeira Parte do Relatório;
- Definição do processo a ser melhorado;
- Redação da Segunda Parte do Relatório;
- Elaboração da proposta de melhoria tecnológica;
- Redação da Terceira Parte do Relatório;
ATENÇÃO: Para esta atividade estamos focando em PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E/OU DE GESTÃO, não fazem parte do escopo da avaliação atividades pedagógicas como, por exemplo: práticas didáticas, atividades pedagógicas, materiais didáticos de qualquer tipo, etc.
As atividades serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:
- Adequação ao tema: a atividade trata de PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E/OU DE GESTÃO, relatórios que abordem outros temas serão considerados fora de escopo.
- Coleta de dados: os dados do profissional entrevistado e da instituição de ensino devem ser coletados e apresentados de forma clara no relatório. Tomando o cuidado de não identificar nenhum dos envolvidos.
- Descrição da atividade de interesse: a atividade de interesse deve ser bem descrita, de maneira clara e completa tornando possível sua avaliação do ponto de vista de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA.
- Proposta de melhoria da atividade pelo uso de tecnologias: o uso de tecnologias deve estar descrito de maneira clara, com a indicação de tecnologias e sua forma de uso, deve ser evidenciada a melhoria esperada em termos de EFICIÊNCIA e/ou EFICÁCIA.
Veja o vídeo com comentários sobre a Atividade e sobre os modelos de documentos.
O vídeo apresentado foi produzido considerando a pandemia de Covid19 durante a vigência dos protocolos sanitários, faça os ajustes necessários neste sentindo de acordo com seu contexto atual
Como resposta da Atividade Obrigatória envie somente o arquivo PDF/DOC contendo o relatório de entrevista no link acima.
ATENÇÃO: Não esqueça de colocar a identificação de todos os integrantes do grupo no arquivo. Só é necessário um envio por grupo.
- Recuperação AO: Novo prazo para entrega do Relatório de Entrevista TarefaRestrito Disponível se: Você faz parte de Aluno Recuperação
ATENÇÃO: Somente os alunos que não entregaram a Atividade Obrigatória ou que não tenham atingido a nota mínima para aprovação(6) podem fazer a entrega da Atividade Obrigatória aqui até dia 02/04/2023 - 23h55min.
Material Complementar
Os materiais disponibilizados aqui devem ser utilizados como apoio para a realização da entrevista e redação do relatório final da atividade.
As versões do Google Docs podem ser editadas, para isso vocês deve fazer uma cópia do modelo, clicando no menu "Arquivo" -> "Fazer uma cópia".
- Tópico 5Estudo 4
Estudante, utilize esta semana para organizar e realizar as etapas e tarefas relativas a Atividade Obrigatória, estude os modelos fornecidos, faça contato com o profissional da instituição de ensino, enfim, tudo que está previsto.
Organize suas dúvidas e observações para que possamos resolver qualquer problema ou ajustar qualquer situação na webconferência.
Carga Horária
4 horasPeríodo
27/02 a 03/03Material Didático
- Tópico 6Estudo 5
Nesta semana vamos falar sobre Tecnologias e Gestão do Conhecimento na Escola. Para isso, foram selecionados dois textos, o objetivo é explorar o conceito de Gestão do Conhecimento e estudar algumas tecnologias empregadas com este fim.
Leia os dois textos propostos, para complementar é disponibilizado o livro completo de onde extraímos um dos textos.
Carga Horária
4 horasPeríodo
06/03 a 10/03Material Didático
Leia o capítulo 2 do livro Gestão do conhecimento na educação a distância: práticas para o sucesso para compreender o conceito de gestão do conhecimento aplicado em um contexto educacional. Depois, faça a leitura do artigo: Gestão do Conhecimento na Área Educacional: a Tecnologia como Instrumento Facilitador que apresenta um estudo de caso com diversos exemplos de tecnologias aplicadas a gestão do conhecimento em uma rede de ensino.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: Com relação a Gestão do Conhecimento, faça uma reflexão sobre a sua proposta de uso de tecnologia feita na Atividade Obrigatória. Avalie se são contemplados aspectos de gestão de conhecimento conforme abordados no estudo de caso do artigo Gestão do Conhecimento na Área Educacional: a Tecnologia como Instrumento Facilitador.
Não é necessário nenhum envio para concluir esta atividade. Mas, se desejar, utilize o fórum abaixo para compartilhar sua reflexão com os colegas.
Esta atividade não é avaliada, não recebe nota e não necessita ser executada obrigatoriamente.
Material Complementar
Este material complementar poderá ajudar você a entender melhor o conteúdo. Apesar da leitura não ser obrigatória, ela é super recomendada. Aproveite!
Este é o livro "Gestão do conhecimento na educação a distância: práticas para o sucesso", completo, ele pode ser baixado diretamente da editora ou pelo link direto do moodle.
- Tópico 7Estudo 6
Nesta semana vamos falar sobre Gestão Inovadora com Tecnologias na Escola. Para isso, faça a leitura da Unidade 3 dos Livro da disciplina: Planejando a Utilização de TICs para a Instituição.
Com o estudo desta unidade, você será instrumentalizado para dar sustentação, em nível de gestão, às demandas oriundas do plano estratégico da TI por meio de referenciais metodológicos que darão suporte às atividades inerentes à execução de um plano para utilização da TI na organização.
Carga Horária
4 horasPeríodo
13/03 a 17/03Material Didático
Leia a Unidade 3 do E-Book da disciplina: Gestão de Tecnologias na Escola.
- Tópico 8Estudo 7
Nesta última semana o assunto é Sistemas de Informação e Comunicação: Apoio à Aprendizagem Coletiva na Escola.
O objetivo desse estudo é conhecermos um pouco mais sobre aprendizagem coletiva e inovação em instituições de ensino.
Carga Horária
4 horasPeríodo
20/03 a 07/04Material Didático
Leia os textos propostos no material didático e complementar e anote qualquer dúvida para resolvermos na interação síncrona.
A sessão por webconferência deste tópico está prevista para o dia 30/03, às 20:15h. Participe acessando o link.
Material Complementar
- Tópico 9Provas Presenciais
PROVAS PRESENCIAIS
Nesta semana teremos a realização da Prova Presencial (PP1). A Prova Presencial 1 representa 60% da nota final da disciplina e consiste em um questionário de múltipla escolha. Aqueles que não realizarem a PP1, quando amparados nas situações previstas, podem solicitar a realização da Prova Presencial 2 (PP2).
Para os que não atingirem nota maior ou igual a 6 na PP1/PP2 será disponibilizada o Prova de Recuperação (PPR) conforme o cronograma da unidade curricular.
Duração:
1hDatas:
PP1 - 13/04/2023 - 20h15m.
PP2 - 20/04/2023 - 20h15m.
PPR - 27/04/2023 - 20h15m.Atividade de Avaliação: Prova Presencial 1 (PP1)
Para aqueles que não realizaram a PP1 e tem justificativa.
Encaminhar, até a próxima segunda-feira, o comprovante para realizar a prova em segunda chamada.
Os responsáveis pela unidade curricular (disciplina) estarão avaliando a sua solicitação, deferindo ou não.Após o deferimento será liberado, no dia da realização a PP2, o seu acesso a prova de segunda chamada.
Atividade de Avaliação: Prova Presencial 2 (PP2)
A Prova Presencial 2 (PP2) estará disponível para todos os alunos que tiverem a solicitação para realização aprovada.
- Prova Presencial 2 (PP2) QuestionárioRestrito Disponível se: Você faz parte de Alunos - PP2
Atividade de Avaliação: Prova de Recuperação (PPR)
A Prova de Recuperação (PPR) estará disponível para todos os alunos que não tenham obtido nota maior ou igual 6 na PP1/PP2.
- Média Final da Unidade Curricular
A Média Final desta Unidade Curricular é formada por:
- Nota da Atividade Obrigatória (AO)
- Prova Presencial (PP1/PP2/PPR)
Para aprovação será necessário:
- Ter participação/frequência;
- Ter obtido nota igual ou maior que 6 (seis) na Atividade Obrigatória;
- Ter obtido nota igual ou maior que 6 (seis) em Prova Presencial;
- Ter média final igual ou maior que 6 (seis).
Cálculo da Média Final:
- É composto por 40% da nota da AO + 60% da PP
( AO * 0,4 ) + ( PP * 0,6 )
- Nota da Atividade Obrigatória (AO)
- Tópico 10Encerramento
Nesta unidade trabalhamos os conceitos de Gestão de Tecnologias na Escola. Esperamos que você tenha gostado e, o mais importante, que tenha contribuído para a sua formação.
A partir de agora você está apto para:
- Conhecer sobre Planejamento Organizacional na Área da Educação;- Conhecer sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Ficamos satisfeitos e muito felizes com o trabalho desenvolvido.
Sucesso e até a próxima!
Avaliando a unidade curricular
No encerramento de todas as unidades curriculares deste curso, será solicitado que você responda sobre como foi seu processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será realizada por meio de uma enquete de respostas anônimas (com questões específicas) e um fórum aberto (no qual você poderá registrar a sua opinião sobre todo e qualquer aspecto da unidade curricular). Sua participação é essencial para que possamos aperfeiçoar nossas próximas ofertas! Não deixe de participar!