Notícias e avisos
Programação
- Geral
- Tópico 0 - Apresentação do Plano de Ensino da Unidade Curricular (PUC)
Os conteúdos e atividades da unidade serão desenvolvidos em sala de aula, podendo os materiais e atividades serem disponibilizados pelo moodle. Não é permitida a gravação das aulas, principalmente para divulgação sem expressa autorização do professor.
Metódologia das aulas:
O presente plano de ensino será repassado aos discentes pro meio uma aula expositiva e dialogada podendo sofrer alterações em decorrência de observações e sugestões.
Para os demais conteúdos a serem estudados nesta unidade curricular planeja-se utilizar a introdução dos tópicos por meio de aulas expositivas e dialogadas, para fixação e aprofundamento do conteúdos estudado planeja-se utilizar proposta de atividade como listas de exerciícos, desenvolvida preferencialmente de forma colaborativa pelos discentes em um modelo de sala de aula invertida.
Também planeja-se utilizar abordagem de simulação de pequenos contextos problematizados para desenvolvimento prático dos conhecimentos.
Sobre a avaliação dos trabalhos:
As avaliações serão realizadas serão avaliadas pelos seguintes instrumentos.
§ 4º As avaliações podem constar de:
I - observação diária dos alunos pelos professores, em suas diversas atividades;
II - trabalhos de pesquisa individual ou coletiva;
III - testes e provas escritos, com ou sem consulta;
IV - entrevistas e arguições;
V - resoluções de exercícios;
VI - planejamento ou execução de experimentos ou projetos;
VII - relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas;
VIII - atividades práticas referentes àquela formação;
IX - realização de eventos ou atividades abertas à comunidade;
X - autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe;
XI - demais instrumentos que a prática pedagógica indicar.
(Regulamento didático pedagógico IFSC)
Todas instrumentos avaliativos podem ser utilizados para compor as atividades da unidade curricular, devido a natureza do conteúdo cada atividade terá seus próprios critérios de avaliação, sendo alguns comuns e descritos a seguir:
- A nota de toda atividade será entre 0 a 10 , sendo um valor inteiro, truncado não havendo parte fracionária. Exemplo: 5,3=5 assim como 5,8=5.
- Cópia parciais ou totais de trabalhos e atividades terão atribuído nota zero (0), sendo possível ainda responsabilização legal sobre o plágio para todos que apresente trabalho com tais caracteristicas.
- Atividades ou trabalhos entregues fora do formato especificado, quando este for especificado terão nota zero.
- Como todas atividades são passíveis da observação diária do professor sobre seu desenvolvimento, é possivel que trabalhos com conteúdos similares tenham a eles atribuídos conceitos distintos pela observação do docente, de que um ou outro atende com maior completude os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
- A utilização de terminologia correta é avaliada, em qualquer tipo de atividade, de forma que pode ser atribuído zero, ou nota parcial a questões respondidas com completude, ou parciais que não apresentem a terminologia correta da área.
- Nas atividades em que forem informados um modelo ou formato de entrega, o mesmo deve ser seguido, em caso de divergência do formato especificado para atividade será atribuído nota zero(0) a mesma. Exemplo: formato de entrega .zip e for entregue um .rar a nota atribuída sera zero(0).
- Entregas de atividades em data posteriores a definida terão nota zero. Excetuando casos onde forem apresentadas justificativas legais previstas nos regulamentos institucionais.
- Toda atividades desta unidade estão sujeitas a apresentação, para que o docente possa identificar o real grau de conhecimento do aluno sobre a atividade, sendo que dependendo da apresentação a nota pode ser alterada. Em caso de necessidade de apresentação de qualquer atividade o docente informara o discente pela ferramenta institucional.
-
O professor pode solicitar apresentação/explicação de qualquer artefato entregue nas atividades para avaliação. Nas atividades em que for solicitada apresentação a mera entrega de artefatos sem a apresentação que evidencie autória, domínio e compreensão tera nota igual zero.
- Quando uma atividade requerer apresentação a mera entrega dos artefatos sem apresentação tera nota zero, pois na apresentação se analisara a compreesão, domínio e autória dos artefatos entregues.
Nota das avaliações:
Conforme o artigo 102 do RDP-IFSC, a avaliação será registrada em valores inteiros de 0 (zero) a (10), sendo que o resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). Para aprovação também é necessário 75% de presença na disciplina.
Em casos onde a nota não for inteira (média final), será levado em consideração a avaliação comportamental e participação do aluno em sala de aula para considerar o arredondamento. Casos em que o aluno possui um bom comportamento em sala de aula, uma nota com os decimais maiores ou iguais a 0,5 é arredondada para cima, caso a nota com os decimais seja menor que 0,5, ela será arredondada para baixo. Já os casos em que o aluno não possua um bom comportamento em sala de aula, uma nota com os decimais maiores que 0,5 é arredondada para cima, caso a nota seja menor ou igual a 0,5, ela será arredondada para baixo.
Ex.: Bom comportamento e boa participação: 6,40 = 6,00 / 6,50 = 7,00 / 6,60 = 7,00
Ex.: Mau comportamento e má participação: 6,40 = 6,00 / 6,50 = 6,00 / 6,60 = 7,00Recuperações:
Para cada atividade proposta será ofertada alguma forma de de recuperação, conforme previdos na RDP, a recuperação será disponibilizada para os discentes que não alcançarem as notas. As avalições e suas recuperações serão propostas em cada atividade podendo ser agrupada com outras atividades ou não.
A avaliação dos contúedos será realizada por meio de avaliações e a Média Final será computada por meio dos seguinte componentes:
Média Final = (Avaliação 1+Avaliacao 23 + Avaliacao23+ (Média das atividades))
Atividade Avaliativa (AA)
Atividades em sala de aula e extraclasse (ASAE)
Participação em Sala de Aula (PSA)
Atendimento:
ROMULO BENINCA : Terça Feiras as 14:00 até as 16:00 Sala Atividade Docente
Atendimentos extra classes poderão se realizados sob demanda e agendamentoromulo.beninca@ifsc.edu.br
Conteúdos aborados na UC:
Objetivos:
• Compreender os conceitos relacionados ao desenvolvimento de interfaces Web.
• Criar páginas web utilizando linguagens de marcação de hipertexto e de descrição de estilo.
• Aprender a desenvolver páginas Web dinâmicas por meio de scripts executados no navegador, de forma a agilizar a animação e aprimorar a interatividade com a interface.
Conteúdos:
1. Conceitos de aplicações web;
2. Linguagens de marcação: HTML, CSS;
3. Linguagem de script;
4. Arquitetura cliente/servidor;
5. Frameworks para desenvolvimento front-end;
Bibliografia Básica:
RESIG, John. Segredos do Ninja JavaScript. São Paulo: Novatec, 2013.
SANDERS, Bill. Smashing HTML5: técnicas para a nova geração da web. Tradução de Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Bibliografia Complementar:
FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. Tradução de João Eduardo Nóbrega Tortello. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
MARCONDES, Christian Alfim. HTML 4.0 fundamental: a base da programação para web. 2. ed., 5. reimpr. São Paulo: Érica, 2012.
MELO, Alexandre Altair de; LUCKOW, Décio Heinzelmann. Programação Java para a web. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2015.
SILVA, Maurício Samy. Construindo sites com CSS e (X) HTML: sites controlados por folhas de estilo em cascata. São Paulo: Novatec, 2008.
SILVA, Maurício Samy. HTML 5: a linguagem de marcação que revolucionou a web. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2011.
Prova de Validação RS Tarefa
Restrito Disponível se: Seu Nome é thiago
- Tópico 1 - Web HTML e Cliente Servidor
Data de entrega até 23 de agosto de 2022, após esta data entregas são compreendidas como recuperação.
Recuperação do dia 23/08 até 30 de agosto. 15/09 até 22/09
Cópias parciais ou integrais tem valor zero (0).
Notas de acordo com o domínio nas atividades entregues, adequação do documento com o formato e estilo solicitado.
O documento deve ser entregue conforme orientações contidas no pdf
- Tópico 2 - HTML e CSS ModelBox , Display e Position
Data de entrega até 30 de agosto de 2022, após esta data entregas são compreendidas como recuperação.
Recuperação do dia 30/08 até 06/09 15/09 até 22/09
Cópias parciais ou integrais tem valor zero (0).
Notas de acordo com o domínio nas atividades entregues, adequação do documento com o formato e estilo solicitado.
O documento deve ser entregue conforme orientações contidas no pdf
- Tópico 3 - FlexBox
CSS
Data de entrega até 22 27de setembro de 2022, após esta data entregas são compreendidas como recuperação.
Recuperação do dia 22/09 até 27/09 27/09 até 01/10 05/10
Cópias parciais ou integrais tem valor zero (0).
Notas de acordo com o domínio nas atividades entregues, adequação do documento com o formato e estilo solicitado.
O documento deve ser entregue conforme orientações contidas no pdf
- Tópico 4 - HTML CSS GridLayout
Position
A propriedade position do CSS altera a relação do elemento com fluxo do documento, o padrão é static que indica que a posição do elemento segue o fluxo do documento, definido pela sequência de elementos anteriores e pais.- static: o elemento é posicionado segundo o fluxo normal. O valor por omissão.
- relative: a posição da "caixa" é calculada em relação à posição normal (static).
- absolute: permite especificar o canto superior esquerdo do elemento relativamente ao elemento pai.
- fixed: o cálculo da posição é igual ao método absoluto, mas o elemento pai é a "janela de visualização" (viewport).
position: static; os elementos HTML são posicionados como estáticos por padrão. Elementos estáticos posicionados não são afetados pelas propriedades superior, inferior, esquerda e direita.
posição: relativa :- Um elemento com posição: relativa; está posicionado em relação à sua posição normal. Definir as propriedades superior, direita, inferior e esquerda de um elemento relativamente posicionado fará com que ele seja ajustado para fora de sua posição normal
position: absolute : Um elemento com position: absolute; é posicionado em relação ao ancestral posicionado mais próximo (em vez de posicionado em relação à viewport, como fixo).
posição: sticket; Um elemento com posição: sticket; é posicionado com base na posição de rolagem do usuário. Um elemento adesivo alterna entre relativo e fixo, dependendo da posição de rolagem.
position: fixed : Um elemento com position: fixed; está posicionado em relação à janela de visualização, o que significa que sempre permanece no mesmo lugar, mesmo que a página seja rolada.FlexBox
Materiais sobre flexbox:
- Documentação Oficial: https://www.w3.org/TR/css-flexbox-1/
- Documentação MDN (Mozila) : https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/CSS/CSS_layout/Flexbox
- Guia rápido sobre FLEXBOX:https://css-tricks.com/snippets/css/a-guide-to-flexbox/
- Exemplos de uso de flexbox:https://origamid.com/projetos/flexbox-guia-completo/
- Site gamificado sobre flexbox: https://flexboxfroggy.com/
Grid Layout
- Documentação Oficial: https://www.w3.org/TR/css-grid-1/,
- Documentação MDN (Mozilla): https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/CSS/CSS_Grid_Layout
- Guia rápido sobre Gridlayout: https://css-tricks.com/snippets/css/complete-guide-grid/
- Exemplos de uso de Gridlayout: https://www.origamid.com/projetos/css-grid-layout-guia-completo/
- Site gamificado sobre Gridlayout: https://cssgridgarden.com/
Data de entrega até 20 27de setembro de 2022, após esta data entregas são compreendidas como recuperação.
Recuperação do dia 20/09 até 27/09 27/09 até 01-10 05/10
Cópias parciais ou integrais tem valor zero (0).
Notas de acordo com o domínio nas atividades entregues, adequação do documento com o formato e estilo solicitado.
O documento deve ser entregue conforme orientações contidas no pdf
- Avaliação 1
Avaliação 1 - 27/09
Conhecimento, analise, sintese e dominio de todos os tópicos estudados.Cliente servidor,
HTTP
HTML e CSS
Avaliação Segunda Chamada.
Segunda Chamadas Questionário
Restrito Disponível se quaisquer:- Seu Nome é Cauê
- Seu Nome é Alex
- Seu Nome é Gabrieli
- Seu Nome é Lucas
Segunda chamada da Segunda chamada da prova 1 Tarefa
Restrito Disponível se: O seu Sobrenome contém Araújo
- Tópico 6 - Arquitetura Cliente Servidor Formulário (POST) and (GET)
Data de entrega até 28 de novembro de 2022, após esta data entregas são compreendidas como recuperação.
Recuperação até 05/12
Cópias parciais ou integrais tem valor zero (0).
Notas de acordo com o domínio nas atividades entregues, adequação do documento com o formato e estilo solicitado.
O documento deve ser entregue conforme orientações contidas no pdf
- Avaliação 23
Avaliação 2 e 3
Olá pessoal, conforme acodado a modificação na ultima aula a avaliação 2 e 3 terão mesmo valor, sera um trabalho a ser apresentado na semana do dia 05/12 .
O trablaho é individual, mas o estudo em grupo é sugerido, também tirem tuvidas comigo sobre o desenvolvimento.Descrição do trabalho.
Utilizando PHP,HTML CSS e JavaScript crie um site com o cadastrao de uma entidade qualquer (Pessoa, carro, animal....), possibilitando ao usuário Criar, Pesquisar, Editar e Excluir (CRUD) , para acessar as funcionalidades o usuário deve passar por uma autenticação, que pode até ser definida de forma estática no código.
Sobre o armazenamento de dados dos cadastros:
Pode-se utilizar o mecânismo que preferir, como sugestão mais obvias estão uso de banco de dados, disponibilizado na aula anterior.
Descrição de uma possivel aplicação de exemplo:
Ao abrir o site o usuário é encaminhado para página de login, exemplificada graficamente na figura 1.
Após o processo de autenticação o usuário é ecaminahdo para uma tela com a listagem dos cadastros de pessoas, em que é possível visualizar, pesquisar ou ainda editar os cadastros. Exemplificado na figura 2.
Caso o usuário opte por visualizar ou editar um cadastro o mesmo é encaminhado para uma tela de edição de castros que possibilita a alteração, exclusão ou retornar para tela anterior.
- JavaScript
Todas as atividades, inclusive a prova 1 estaram disponveis para recuperação, somente deve realizar recuperação quem teve nota inferior a 6 nas atividades e avaliação.
Para as atividades deve-se enetregar os artefatos nos itens tarefas, já para prova 1 trazer no dia da apresentação semana do 12/12
As correções das atividades serão somente sobre os itens apresentados.
- Tópico 8 - Java script