Provisório FIC TRT_Atendimento ao público Surdo
Objetivos do curso:
O objetivo do curso é qualificar o aluno para prestar um atendimento inicial adequado às pessoas surdas que utilizam a Libras como primeira língua. Aplicando conhecimentos socioculturais, discursivos e estratégicos em situações simples de recepção.
Perfil profissional do egresso:
• Comunicar-se clara e objetivamente para se fazer entender e entender a pessoa Surda.
• Ter sensibilidade às necessidades da pessoa Surda criando empatia.
• Ser capaz de apresentar soluções para obstáculos comunicativos no momento do atendimento.
Competências gerais do egresso:
1. Manter-se calmo e paciente frente as situações de comunicação com pessoas Surdas proficientes ou não em Libras.
2. Saber se colocar no lugar da pessoa surda compreendendo e solidarizando com a sua situação no atendimento.
3. Ser proativo antecipando-se aos problemas referentes à comunicação em Libras que podem surgir durante o atendimento.
4. Entender e utilizar expressões em Libras familiares do dia a dia, frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas, apresentar-se e fazer perguntas do tipo: Como posso ajudar? Onde você mora?; Fornecer orientações simples como: onde fica determinada sala, enumerar documentos necessários e informar em qual fase o processo/protocolo se encontra.