Montagem e Manutenção de Computadores I - 2018/2
Unidade Curricular: Montagem e Manutenção de Computadores I CH*: 80 Semestre:1 Objetivos: Identificação dos componentes físicos dos computadores, Montagem e manutenção, instalação dos computadores e configuração dos computadores e instalação de periféricos . Conteúdos: Estudo dos principais componentes de hardware que formam um computador: Processadores (Núcleos, Caches, frequência, overclock); Memórias principais e secundarias (funções, velocidade, capacidade de armazenamento); Placa mãe (BIOS, ChipSets, barramentos, Portas: Paralela, Seriais, Game, USB e Ired); Fontes (Padrões AT e ATX, calculo de potência necessária); e sistemas de refrigeração (Cooler, Water Cooler); periféricos externos (mouse, teclados, impressoras...). Compatibilidade de diferentes componentes de hardware. Cuidados no manuseio e utilização de peças e equipamentos de microinformática. Montagem e organização dos componentes e os cabos de conexão em um gabinete. Manutenção preventiva (limpeza, troca de pasta térmica). Manutenção corretiva (Identificação de falhas em componentes de hardware e substituição por equipamentos compatíveis). Metodologia de Abordagem: Aulas expositivas, dialogada e reflexiva em sala de aula. Aulas práticas em laboratórios de informática e hardware. Uso de filmes, documentários e projetor visando conhecer os princípios de arquitetura e montagem e manutenção de computadores, aulas práticas como critério para aprendizado necessário para utilizar as ferramentas de manutenção no laboratório de hardware. Destacamos que 20% da carga horária poderá ser desenvolvida na modalidade a distância, onde os conteúdos e a interação do professor com os alunos e destes com seus colegas se dará através de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. A mediação pedagógica da unidade curricular se fará por intermédio das ferramentas de interação (chat, fórum, e-mail etc,) presentes no Ambiente Virtual Moodle. As atividades propostas na unidade curricular do docente deverão promover a colaboração e cooperação entre os discentes. As avaliações priorizarão o aspecto qualitativo ao quantitativo e podem ocorrer através de exercícios, trabalhos teóricos ou práticos, práticas em laboratórios técnicos, avaliação escrita ou oral, observação dos alunos e outras formas que o professor considere adequadas. Bibliografia Básica: STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. Tradução de Daniel Vieira. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. TORRES, G. Montagem de micros: para autodidatas estudantes e técnicos. Rio de Janeiro: Novaterra, 2010.