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- O lúdico e as aulas de matemática
O lúdico e as aulas de matemática
Nas rodas de conversa, entre colegas professores, atualmente na sala on line, escuta-se referencias de um desempenho bem abaixo do desejado, entre os estudantes da disciplina de matemática. Todos concordam que esta é uma área de fundamental importância para a Educação.
Na tentativa de minimizar esses resultados negativos, o que se propõe é a apresentação de diferentes estratégias e alternativas metodológicas para o ensino da matemática por meio da ludicidade.
Participe do fórum:
* Se apresente, falando um pouco de seu interesse profissional e da sua localidade;
* Cite o nome de jogos que você conhece e que podem ser utilizados nas aulas de matemática;
* Se já possui experiências com a utilização de jogos em sala de aula, relate e explique o objetivo da atividade que foi utilizada.
- O lúdico no contexto da matemática
O lúdico no contexto da matemática
Pesquise sobre os quatro pilares da Unesco e faça um breve comentário, relacionando com o assunto estudado.
O texto deve apresentar no mínimo uma página.
- "Quem dirá 20?"
"Quem dirá 20?"
Acesse o texto intitulado “O pai da didática da Matemática” (Guy Brousseau), através do link http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/paididatica-matematica-427127.shtml e reflita sobre o seu conteúdo.
- JOGOS E CURIOSIDADES NUMÉRICAS
JOGOS E CURIOSIDADES NUMÉRICAS
Quanto ao conhecimento matemático, a sociedade exige mais do que somente saber contar e calcular. É necessário que sejam desenvolvidos o pensamento crítico e competências que favoreçam a resolução de problemas. Nesse sentido, deve-se priorizar o aluno como sujeito da aprendizagem e estimulá-lo a compreender os conceitos e técnicas matemáticas. Uma estratégia para esse fim é o uso de desafios lógicos, pois estes favorecem a motivação, o desenvolvimento de habilidades de observação, de análise, de interpretação, de linguagem e aptidões cognitivas. O aprendizado admitido como o acúmulo de informações repassadas pelo professor mostra-se falho. Nesse tipo de aprendizagem, pensava-se que o aluno que não conseguisse reproduzir aquilo que o professor sugeria tinha dificuldades de atenção e de abstração. Porém, de acordo com a psicologia, cada aluno tem um modo único de pensar e a apropriação do conhecimento está ligada à fase em que ele se encontra. A interiorização do conhecimento está intimamente relacionada com as representações sociais que cada um tem, relacionadas a fatos e situações do cotidiano. Nesse aspecto, o uso de atividades lúdicas, apropriadas a cada realidade e etapa da formação do aluno, favorece a aprendizagem voltada para o objetivo de promover um indivíduo autônomo. Essa aprendizagem é facilitada quando o aluno tiver espaço para expor suas idéias através da interação com o professor e seus colegas, deixando transparecer o modo como estrutura o conhecimento. A partir desse diagnóstico, o professor terá mais possibilidade de êxito ao propor estratégias de ação que venham a confirmar o que os alunos assimilaram corretamente e/ou combater as dificuldades conceituais detectadas.
Orientando e coordenando atividades, você deve aumentar, gradativamente, o nível de abstração e de formalização do conhecimento matemático, buscando: • Favorecer a linguagem matemática. • Estimular os cálculos mentais. • Promover a fixação de conceitos e regras. • Estimular o raciocínio lógico e a criatividade. Para que você reflita, deixamos a seguinte indagação: enquanto estudante, como você se sentia quando era desafiado com problemas de lógica?
- Oficina de Matemática
Oficina de Matemática
A oficina deve proporcionar ao professor algo que o toque, que o mobilize para, parar, pensar e refletir sobre suas ações e transformar sua prática. (Torriceli, Grando 2017)