Diagrama de temas
- Avisos gerais
- APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
Prezado(a) cursista:
Seja bem vindo ao curso de produção de videoaulas!
Sinta-se à vontade para explorar e conhecer nossa sala de aula virtual!
Neste curso pretendemos oferecer algumas noções básicas para tirar proveito de um dos recursos mais interessantes das atividades remotas, querido pela maioria dos estudantes: "videoaula".
Para esse estudo você vai precisar dos seguintes materiais:
-
Computador (desktop ou notebook) com webcam;
-
Software gratuito Open Broadcaster Studio - OBS, disponível em: https://obsproject.com/pt-br
-
Microfone (de qualquer tipo) e itens de iluminação (como abajur, luminária, etc)
Nossa intenção é que, ao final deste estudo, você esteja apto a gravar uma videoaula, utilizando recursos simples e que provavelmente você já utiliza normalmente em seu trabalho, sem custos adicionais.
Aqueles que eventualmente nunca se aventuraram nesse processo, podem pensar que, para produzir videoaulas, é necessário um estúdio próprio, cheio de equipamentos e uma grande equipe. Ocorre que, mesmo sozinhos e com equipamento básico - computador com webcam e alguns softwares gratuitos - é possível produzir videoaulas com qualidade. Porém, são fundamentais a organização e o planejamento, sobretudo para quem está começando. Quanto mais detalhada for a preparação para a produção de videoaulas, melhor será o resultado final.
Assim, essa unidade abordará, de forma básica, as seguintes etapas:
-
pré-gravação - preparação de roteiro e equipamentos;
-
gravação - utilização do Software Open Broadcaster Studio - OBS
-
pós-gravação - acabamento e disponibilização do material na internet
Fiquem atentos às notícias e mensagens que disponibilizaremos neste espaço para vocês!
Esperamos a todos que os conteúdos disponibilizados neste curso possam ajudá-los a desenvolver suas aulas de forma prática e acessível para seus alunos.
Bons estudos!
Carga Horária:
01 horaPeríodo:
04/01/2021 a 10/01/2021- Plano de Estudo
Estudos Atividades Carga Horária Período Estudo 1 - Apresentação do curso de como elaborar videoaulas.
- Exploração do conceito.
1h 04/01 a 10/01 Estudo 2 - Estudo sobre Pré - Gravação
- Realização da Atividade 1 - Produção coletiva do roteiro. Abertura: 11/01- Fechamento: 17/01.
- Realização da Atividade 2 - Glossário. Abertura: 11/01 - Fechamento: 17/01
5h 11/01 a 17/01 Estudo 3 - Estudo sobre Gravação
- Realização da Atividade 3 - Postagem da videoaula. Abertura: 18/01- Fechamento: 24/01.
5h 18/01 a 24/01 Estudo 4 5h 25/01 a 31/01 Estudo 5 - Conclusão das tarefas
- Participar da webconferência a ser realizada no dia 03/02 às 19h
5h 01/02 a 07/02
-
- CONCEITO
CONCEITO
O conceito de videoaula, de acordo com José Manoel Moran, refere-se àquela aula gravada e disponibilizada posteriormente ao estudante, em oposição ao conceito de teleaula (ou webaula, quando transmitida pela internet), que consistiria na transmissão em tempo real e com algum canal de interação com os estudantes. Não nos estenderemos nesses conceitos e, caso você queira saber mais, abaixo seguem duas leituras complementares. Apenas queremos pontuar que chamamos de videoaula, nesse estudo, aquele material roteirizado, previamente gravado e posteriormente disponibilizado aos estudantes.
LEITURAS COMPLEMENTARES:
- SEMANA 1 - Pré-Gravação
SEMANA 1 - Pré-Gravação
Roteiroé uma parte importantíssima para a produção de uma videoaula de sucesso. É no roteiro que descreve-se o que será dito e o que será mostrado na tela, em uma sequência lógica e atrativa. O roteiro bem formulado também favorece a objetividade e a clareza da videoaula, evitando que o professor se perca no assunto ou que se estenda demais.
O roteiro não precisa ser complicado, mas sim ser prático de ser executado. A seguir, apresentaremos dois vídeos da Secretaria de Educação do estado de São Paulo, que abordam de maneira objetiva essa etapa da produção de videoaulas. Convidamos você ainda a visitar a playlist “Videoaulas+” no Canal do Youtube da Secretaria de Educação de São Paulo, onde há diversas outras dicas para a produção de videoaulas.
Carga Horária:
05 horasPeríodo:
11/01/2021 a 17/01/2021Como forma de exercitar a elaboração de um roteiro para uma determinada videoaula, vocês poderão construir e editar o texto juntos, utilizando a ferramenta Wiki
Orientações:
-
Sugiram o tema para a videoaula. Pode ser um tema simples, de preferência que seja familiar a todos, independente da área do conhecimento.
-
Formulem o roteiro da videoaula, como orientado no Vídeo 1:
-
Façam uma cena para a introdução, até três cenas para o desenvolvimento e uma cena para conclusão.
-
- Pré-Produção
Redigido o roteiro, estamos avançando para realizar a produção de nossa videoaula. É hora de preparar as condições para a realizar essa produção, ou seja, estamos na etapa de pré-produção.
Listamos abaixo, de forma sintética, os aspectos aos quais você deve se dedicar antes de iniciar a gravação da sua videoaula:
-
Ilumine o ambiente e também o seu rosto!
Utilize abajures, luminárias ou o que você tiver disponível para melhorar a qualidade da imagem captada. Utilize papel vegetal ou mesmo papel comum como difusores, assim você deixa a luz da luminária ou abajur mais suave, evitando sombras muito marcadas. Observe o exemplo abaixo:
https://images.app.goo.gl/ws52P4ssYkWbc5iC9
Veja os recursos que você dispõe em sua casa e faça testes até encontrar a melhor iluminação.
Superfícies claras refletem a luz e melhoram a iluminação. Opte, sempre que possível, por cercar-se de paredes claras. Você pode também cobrir móveis e a sua mesa de trabalho com tecidos na cor branca ou cores claras. Isso também ajudará na iluminação do seu vídeo. Por fim, evite luzes fortes atrás de você, como janelas abertas, por exemplo. Utilize a iluminação natural a seu favor.
-
Utilize um microfone!
Um vídeo é 50% imagem e 50% som. Entretanto, é tolerável quando a imagem não tem alta resolução. O mesmo não acontece com o áudio. Não conseguimos nos concentrar nem continuar assistindo um vídeo com ruído, chiado, enfim, com baixa qualidade de áudio.
Um fone de ouvido com microfone, do tipo headphone ou mesmo o microfone embutido no fio de um fone de ouvido comum, desses que vêm junto com o celular, podem dar um bom ganho no seu vídeo.
https://images.app.goo.gl/JVvWXufuHVJ6GNcq7
https://images.app.goo.gl/Xk3SBSF7JQvALiK87
Você pode prender esse microfone comum discretamente em uma camisa com botões e fazer um microfone de lapela improvisado e eficiente.
https://images.app.goo.gl/bqjmBHub6icrtgpK9
Outras dicas importantes:
-
Escolha o local da casa e o horário mais silencioso para gravar;
-
Desligue aparelhos de ar condicionado e qualquer outro que possa gerar ruído ou zumbido;
-
Ambientes com cortinas, almofadas, estofados, etc, reduzem o indesejado efeito de eco.
-
Imagem e cenário
Você precisará organizar todas as imagens, textos, animações, artes, slides, enfim, todo o material relacionado ao seu conteúdo e que está previsto no seu roteiro. Com o software que utilizaremos para gravar, o OBS, é possível capturar todo tipo de arquivos que podem ser abertos em um computador.
Fique atento também ao cenário. Após preparar o local, preparar a iluminação, o microfone e sentar-se de frente para a câmera, tire uma foto dessa composição e analise atentamente. Amplie a imagem e certifique-se de que não está exibindo nenhum objeto inapropriado em seu cenário.
Por fim, ao dirigir-se aos estudantes na gravação, olhe diretamente para a lente da câmera da sua webcam. Isso cria uma conexão do tipo olho no olho com quem está assistindo.
https://images.app.goo.gl/6hYUSSAWAQi9jEjR9
https://images.app.goo.gl/xS8WXS6zph7FGBTN7
-
- SEMANA 2 - GRAVAÇÃO
SEMANA 2 - GRAVAÇÃO
Prezados cursistas, nesta semana daremos início as gravações das videoaulas.
Com os roteiros e materiais prontos, é hora de colocar em prática o que foi planejado. Para isso você deve ter instalado em seu computador o software Open Broadcaster Studio - OBS. O programa é gratuito e com ele você poderá gravar a si próprio com a webcam, bem como poderá gravar todos os materiais de apoio para explicação do conteúdo exibidos na tela
Carga Horária:
05 horasPeríodo:
18/01/2021 a 24/01/2021
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Grave a sua videoaula, conforme o planejamento do seu roteiro, utilizando o OBS. Crie pelo menos duas cenas no programa: a primeira cena apenas com a sua imagem na webcam ocupando toda a tela e a segunda com algum material de apoio (pdf, slide, imagem, etc). Na cena com o material de apoio você pode incluir também a sua webcam, caso deseje.
O vídeo deve ter de cinco a dez minutos de duração e conter uma cena de abertura, três cenas de desenvolvimento e uma cena de conclusão.
- SEMANA 3 - PÓS - GRAVAÇÃO
SEMANA 3 - PÓS - GRAVAÇÃO
Nesta semana daremos início ao processo de edição das videoaulas produzidas pelos nossos cursistas.
Carga Horária:
05 horasPeríodo:
25/01/2021 a 31/01/2021- Orientações
Feita a gravação, é hora de dar o acabamento e enviar para os estudantes.
Tendo em vista o espaço desse estudo, não é possível nos determos em aspectos de edição. Entretanto, vamos recomendar uma ferramenta que, ao mesmo tempo, permite arquivar as produções, disponibilizar para os estudantes em qualquer meio e ainda fazer uma edição básica, com poucos cliques, para retirar pequenos erros e imperfeições. Trata-se do Youtube.
Os vídeos postados podem ter três classificações de privacidade: os vídeos públicos ficam disponíveis na plataforma para qualquer pessoa. Vídeos classificados como não listados podem ser vistos por qualquer pessoa que tenha o link e não aparecem para os demais nas pesquisas nem como sugestões. Por fim, vídeos classificados como privados só podem ser acessados por pessoas específicas que têm o link e que foram autorizadas previamente pelo autor.
Material Complementar
Se você tem interesse em edição de vídeo e pretende investir mais nesse aspecto em suas produções, sugerimos assistir essa análise dos melhores editores de vídeo gratuitos, que podem ser um bom ponto de partida para o início do aprendizado.
- Conclusão
Conclusão
A você que chegou até aqui...
Esperamos que você tenha tirado proveito desse conteúdo e que possa ser útil para a produção de material didático não só na emergência da pandemia mas também daqui para a frente, como mais um recurso nas suas práticas pedagógicas. Exploramos aqui apenas uma maneira, dentre tantas outras, para a produção de videoaulas. Nosso intuito foi demonstrar que, com uma estrutura pequena, equipamentos comuns e sem gastar um centavo, é possível realizar produções com qualidade.
Para aqueles que estão começando, nunca fizeram nada parecido e estão se sentido desconfortáveis em falar para a câmera, saibam que é perfeitamente normal. Afinal, pode-se dizer com certa segurança que nenhum de nós teve essa formação na universidade. Entretanto, como tantas outras habilidades, é um aprendizado possível. Com o tempo e a experiência, a tarefa vai ficando não só mais fácil como também mais prazerosa, sobretudo pelo retorno positivo que vocês, certamente, terão dos seus estudantes.
Um grande abraço da equipe de elaboração deste estudo!
Celso Ricardo dias
Daiana Fontes
Ulysses Tavares Carneiro
Webconferência
Compartilhando nossas experiências com a produção das videoaulas.