

Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Análise Estrutural, do Eixo Tecnológico Infraestrutura. Neste AVEA, você encontrará os conceitos acerca da análise de estruturas da construção civil, tais como: de vigas, treliças, pórticos rígidos e rotulados, grelhas, cabos e arcos. Tal análise prevê o estudo e cálculo dos esforços solicitantes internos que ocorrem nestas diferentes estruturas.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Estudos | Conteúdos e Atividades | Carga Horária |
Estática das Estruturas |
|
03h |
Estruturas Treliçadas |
|
03h |
Estruturas Rotuladas |
|
03h |
Estruturas Especiais |
|
03h |
Carga Horária
03 horas
Estudaremos neste tópico os conceitos que fundamentam a Estática das Estruturas e as equações para cálculo dos esforços solicitantes internos nas diferentes estruturas que abordaremos ao longo do curso. Ao final dos estudos, o aluno precisa compreender os conceitos acerca dos esforços que atuam internamente nas diferentes estruturas da construção civil.
Assista ao vídeo explicativo, que introduz o tópico de estudo desta unidade. Você também aprenderá sobre a Estática das Estruturas e sobre o método de se calcular os Esforços Solicitantes internos com a leitura dos dois textos de apoio.
Ao final das leituras, realize as Listas de Atividades (1 e 2) para fixação dos conteúdos aprendidos.
Bons estudos!!!
Nos textos desta unidade você aprenderá sobre a estática das estruturas e sobre as equações para os cálculos dos esforços solicitantes internos. Além disso, compreenderá os conceitos dos esforços que atuam internamente nas diferentes estruturas da construção civil.
Carga Horária
03 horas
Neste estudo, abordaremos os conceitos do cálculo dos esforços solicitantes internos em treliças. Dois métodos serão adotados (o Método de Nós e o Método de Seções), visando calcular os esforços normais nas diferentes barras de uma treliça. Ao final dos estudos, o aluno deve compreender como os esforços internos atuam em uma estrutura do tipo Treliça.
Bem vindo!
Para o estudo deste tópico, assista ao vídeo explicativo e leia o conteúdo de texto que aborda sobre as Estruturas Treliçadas. Ao final da leitura, realize a lista de exercícios 3 para reforçar a aprendizagem.
Estruturas Treliçadas
Carga Horária
03 horas
Nesta unidade, estudaremos os conceitos que envolvem o cálculo dos esforços solicitantes internos em Estruturas Rotuladas. Iniciaremos pelo cálculo das Vigas Gerber, seguida de Pórticos Rígidos e Rotulados. Ao final dos estudos, o aluno deve compreender como atuam os diferentes esforços em estruturas rotuladas.
Sugiro que você comece o estudo a partir do vídeo explicativo, que define brevemente a definição de Estrutura Rotulada. Após, realize a leitura do material de apoio que aborda sobre Vigas e Pórticos Rotulados, e estará apto para realizar a Lista de Exercícios 4.
Bons estudos!
Pórticos rígidos e Rotulados
Carga Horária
03 horas
Neste tópico final, abordaremos como atuam os esforços solicitantes internos em estruturas especiais, tais como Grelhas, Cabos e Arcos, além de estruturas compostas como Vigas-Treliças ou Treliças-Pórticos. Ao final do estudo, você compreenderá quais são os esforços existentes e como estes atuam nestas estruturas especiais.
Inicie esta unidade a partir da visualização do vídeo explicativo. Depois, realize a leitura do material didático que aborda sobre Estruturas Especiais, e avance para a Lista de Exercícios 5.
Bons estudos!
Materiais de Estudo
02 - Esforços Solicitantes Internos
03 - Métodos para cálculos dos Esforços Axiais em Treliças
04 - Estruturas Rotuladas
05 - Estruturas Especiais
Reitor Pro Tempore
André Dala Possa
Pró Reitor de Ensino
Luiz Otávio Cabral
Diretor de Ensino
Tiago Morais Nunes
Coordenação do Eixo Tecnológico Infraestrutura e Coordenador de Câmpus (São Carlos)
Professor Evilásio Pires
Equipe de Design Audiovisual
Carolina Anderson Carioni Amorim
Elen Pereira
Franciele Zarpelon Corrêa
Igor Miguel da Silveira Rosa
Jaison Muniz
Designer Educacional - Eixo Infraestrutura
Matheus Uba Chupel
Professor Responsável
Anderson Renato Vobornik Wolenski
Coordenação Geral PQ-ANP
Maria da Glória Silva e Silva