

Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Química do 2 ano do ensino médio do Eixo Tecnológico Formações Complementares. Neste AVEA, você encontrará videoaulas sobre soluções, cinética química, termoquímica, propriedades coligativas, reações redox e fatores que influenciam a velocidade das reações químicas e físico-química.
Estudos | Conteúdos e Atividades | Carga Horária |
Soluções |
1h30min | |
Cinética química | 2h40min | |
Termoquímica | 1h10min | |
Propriedades coligativas | 1h10min | |
Reações redox e fatores que influenciam a velocidade das reações químicas | 1h40min | |
Físico-Química |
|
1h40min |
Carga Horária
1h30min
Objetivos de aprendizagem: Entender os conceitos fundamentais e aplicações sobre as soluções químicas.
Este material, elaborado na forma de videoaulas, é uma introdução ao estudo das soluções desenvolvido para a Unidade Curricular de Química e Qualidade da Água. São demonstradas algumas formas de apresentação das concentrações, aprofundando o conhecimento acerca da concentração comum e concentração molar.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Carga Horária
2h40min
Objetivos de aprendizagem: Compreender os conceitos fundamentais sobre a cinética química e os fatores que a influenciam.
Este material, elaborado na forma de videoaulas, apresenta o estudo da Cinética Química, que compreende o estudo da velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Neste material, estão apresentadas a influência da temperatura, da presença de catalisadores e da concentração dos reagentes na velocidade das reações.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Carga Horária
1h10min
Objetivos de aprendizagem: Compreender os conceitos fundamentais sobre a Termoquímica.
Este material, elaborado na forma de videoaulas, decorre sobre a Termoquímica - a parte da Termodinâmica que estuda o calor liberado ou absorvido nas transformações físicas e químicas. É apresentado o conceito de Termoquímica, terminologias do tema, como "reações exotérmicas, reações endotérmicas e entalpia de reação. Cálculos de entalpia estão presentes de forma simplificada e introdutória. Além disso, este material apresenta uma aplicação deste conhecimento, através dos cálculos das calorias dos alimentos utilizando Calorimetria.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Carga Horária
1h10min
Objetivos de aprendizagem: Compreender alguns conceitos das Propriedades Coligativas.
Este material, elaborado na forma de videoaulas, apresenta a Teoria sobre as Propriedades Coligativas e contextualização. Os cálculos relacionados a este conteúdo não estão aprofundados neste material.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema. Os exercícios realizados nas videoaulas, bem como os exercícios adicionais propostos devem ser realizados também de forma manuscrita.
Carga Horária
1h40min
Objetivos de aprendizagem: Compreender como ocorrem as transferências de elétrons entre espécies químicas e reconhecer tais fenômenos em seu cotidiano. Além disso, ao término dos estudos, o estudante deverá ser capaz de reconhecer quais são os fatores que interferem na velocidade das reações químicas e a aplicação prática desses conhecimentos em nosso cotidiano, assim como na própria indústria química.
As vídeo aulas foram elaboradas com o objetivo de introduzir aos estudantes os conceitos básicas relacionados as reações de óxido-redução e aos fatores que interferem na velocidade das reações químicas. Para melhorar a compreensão desses saberes, sugere-se que o estudante realize o número de pausas que forem necessárias para a assimilação das informações. Para facilitar a organização dos conceitos adquiridos sugere-se a realização de um mapa conceitual para hierarquizar os conceitos primários, secundários e terciários apresentados. Em seguida, torna-se necessário a realização de exercícios para se compreender como esses saberes serão cobrados em provas, vestibulares e até mesmo pelo Enem.
Carga Horária
1h40min
Objetivos de aprendizagem: Compreender os conceitos e princípios fundamentais da Físico-Química.
This section has been hidden
This section has been hidden
COORDENADOR DO EIXO:
Salézio Francismo Momm - email: salezio.momm@ifsc.edu.br
COORDENADORES DE DESIGN EDUCACIONAL:
Gisele Kristina dos Santos Varela - email: gisele.varela@bolsista.ifsc.edu.br
Marcelo D'Aquino Rosa - email: marcelo.rosa@.ifsc.edu.br
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Luciano Dias da Silva
Maressa Danielli Dolzan
Sabrina Moro Villela Pacheco