Eixo Tecnológico - Formações Complementares
Química - 1º Ano do Ensino Médio
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Química do 1 ano do ensino médio do Eixo Tecnológico Formações Complementares. Neste AVEA, você encontrará videoaulas sobre estrutura atômica e tabela periódica, ligações químicas, propriedade da matéria, mol e massas molares, estequiometria e reações químicas.
Plano de estudos
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estrutura Atômica e Tabela Periódica
- Videoaula:
Introdução à Estrutura Atômica e Tabela Periódica
Modelos Atômicos - Evolução das Teorias sobre a Estrutura Atômica
Estrutura Atômica e Tabela Periódica II - Parte 1
Estrutura Atômica e Tabela Periódica II - Parte 2
Estrutura Atômica e Tabela Periódica II - Parte 3
Estrutura Atômica e Tabela Periódica II - Parte 4
Estrutura Atômica e Tabela Periódica II - Parte 5
Estrutura Atômica e Tabela Periódica III - Parte 1
Estrutura Atômica e Tabela Periódica III - Parte 2
Estrutura Atômica e Tabela Periódica III - Parte 3
Tabela Periódica: Interpretação - Parte 1
Tabela Periódica - Interpretação - Parte 2
Tabela Periódica - Interpretação - Parte 3
4h40min Ligações Químicas 2h Propriedade da Matéria 1h30min Mol e Massas Molares 2h Estequiometria 1h20min Reações Químicas - Videoaula:
Reações Químicas - Reações REDOX 1
Reações Químicas - Reações REDOX 2
Aspectos quantitativos das reações químicas - Parte I
Aspectos quantitativos das reações químicas - Parte II
45min Compostos inorgânicos - Videoaulas:
1h20min Química geral - Videoaula:
Orbitais Atômicos
Propriedades Periódicas - Potencial de Ionização e Eletroafinidade
Balanceamento de Equações pelo Método das Tentativas
O que é o Nox (número de oxidação)?
Cálculo do Nox com mais de um elemento desconhecido (ânions oxigenados)
Nomenclatura de Oxiácidos
Classificação de uma Solução quanto à sua Solubilidade
Introdução à Química
Propriedades da Matéria: massa, volume e densidade.
Propriedades Gerais e Específicas da Matéria
2h - Videoaula:
Encontros Síncronos
Presença
Estrutura Atômica e Tabela Periódica
Carga Horária
4h40minObjetivos de aprendizagem: Aprofundar os conhecimentos sobre a estrutura dos átomos e a importância da tabela periódica dos elementos.
Este material, apresentado na forma de videoaulas, decorre sobre a evolução das teorias atômicas , especialmente as teorias de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, aprofundando o conhecimento nessa última, a qual é de relevância para o estudo da Química ao longo do ensino médio. Neste aprofundamento, são estudadas partículas subatômicas (nêutrons, prótons e elétrons), suas características e de que forma refletem nas características e comportamento dos átomos, que será posteriormente compreendido em "ligações químicas". Neste material, o estudo da Estrutura Atômica e Tabela Periódica são expostos de maneira articulada, para que o estudante compreenda a relação entre ambos.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Ligações Químicas
Carga Horária
2hObjetivos de aprendizagem: Entender o que são as ligações metálicas, iônicas e covalentes.
O estudo da Estrutura Atômica e da Tabela Periódica são requisitos para o estudo e compreensão das Ligações Químicas.
Este material, apresentado na forma de videoaulas, decorre sucintamente sobre as ligações iônicas, covalentes e metálicas, as quais compreendem as três principais Ligações Químicas estudadas ao longo do ensino médio. São apresentadas as principais características dessas ligações de forma comparativa, articulada a Tabela Periódica (já estudada*), para auxiliar o processo de aprendizagem do estudante recém ingresso no Ensino Médio.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Propriedades da Matéria - Uma introdução
Carga Horária
1h30minObjetivos de aprendizagem: Entender os conceitos iniciais sobre as propriedades da matéria.
Este material, apresentado na forma de videoaulas, é uma introdução ao estudo da matéria e suas propriedades. Neste material, os estudantes são estimulados a observar os estados físicos da matéria no seu nível molecular, reconhecendo e retornando a sua capacidade de "imaginar" aquilo que não é possível ver. As transformações dos estados físicos é apresentada de forma a observar, não os nomes relacionados, mas o que acontece ao nível molecular e energético em cada mudança de estado físico. Posteriormente, são, então, estudados os pontos de fusão e de ebulição dos materiais, aprofundando o conhecimento na influência da pressão sobre a temperatura de ebulição
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; assistir aos vídeos e materiais indicados na videoaula, construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Mol e Massas Molares
Carga Horária
2hObjetivos de aprendizagem: Compreender os conceitos fundamentais sobre o mol e a massa molar
Este material, preparado na forma de Videoaulas, demonstra o conceito de Mol, bem como o cálculo das massas molares das substâncias e do número de mol (n). Este conteúdo é fundamental para o estudo de "Soluções" (2º ano), bem como para o estudo das reações químicas e estequiometria.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; assistir aos vídeos e materiais indicados na videoaula, construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Estequiometria
Carga Horária
1h20minObjetivos de aprendizagem: Entender os conceitos fundamentais e aplicações da estequiometria.
O conteúdo referente ao estudo sobre Mol e Massas Molares é requisito para o estudo de Estequiometria.
Este material, apresentado na forma de videoaulas, é uma introdução ao estudo e compreensão de como as reações químicas ocorrem. As leis de Lavoisier (conservação das massas) e de Proust (das proporções constantes) estão apresentadas neste material. No entanto, os estudos sobre "balanceamento de reações" não estão contidos neste material.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Reações Químicas - REDOX
Carga Horária
45 minutosObjetivo de aprendizagem: Aprender os conceitos e aplicação das reações do tipo REDOX.
Videoaula
Compostos inorgânicos
Carga Horária
1h20minObjetivos de aprendizagem: Reconhecer a diferença entre entre os ácidos e as bases, assim como compreender suas aplicações no cotidiano e como eles são nomeados. Também compreender como as reações de neutralização originam os sais e a nomenclatura dos mesmos.
Química Geral
Carga Horária
2hObjetivos de aprendizagem: Compreender os conceitos iniciais e gerais sobre os estudos em Química Geral.
Videoaulas e Materiais
This section has been hidden
Not availableAtividades
This section has been hidden
Not availableEquipe
COORDENADOR DO EIXO:
Salézio Francismo Momm - email: salezio.momm@ifsc.edu.br
COORDENADORES DE DESIGN EDUCACIONAL:
Gisele Kristina dos Santos Varela - email: gisele.varela@bolsista.ifsc.edu.br
Marcelo D'Aquino Rosa - email: marcelo.rosa@.ifsc.edu.br
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Luciano Dias da Silva
Maressa Danielli Dolzan
Sabrina Moro Villela Pacheco