Eixo Tecnológico - Formações Complementares
Química - 3º Ano do Ensino Médio
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Química do 3 ano do ensino médio do Eixo Tecnológico Formações Complementares. Neste AVEA, você encontrará videoaulas sobre características do átomo de carbono, propriedades dos compostos orgânicos, gordura trans e isomeria, funções orgânicas, reações orgânicas e isomeria plana.
Plano de estudos
Encontros Síncronos
Presença
Características do átomo de Carbono
Carga Horária
2hObjetivos de aprendizagem: Compreender os conceitos iniciais da química orgânica e as características do átomo de carbono.
Este material, elaborado na forma de videoaulas, é uma introdução ao estudo da Química Orgânica. Dentre os conteúdos presentes, constam as formas de apresentação das estruturas químicas; principais elementos químicos presentes nas moléculas orgânicas, e as características do átomo de carbono que o tornam o elemento central/fundamental dos compostos orgânicos. Por fim, o início do aprofundamento no estudo das estruturas químicas é dado pela classificação das cadeias carbônicas.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Propriedades dos compostos orgânicos
Carga Horária
1h10minObjetivos de aprendizagem: Compreender as propriedades dos compostos orgânicos.
Este material, apresentado na forma de videoaulas, decorre sobre propriedades como Polaridade, Solubilidade e Interações intermoleculares as quais estão relacionadas as características estruturais dos compostos orgânicos.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Gordura trans e Isomeria
Carga Horária
1h50minObjetivos de aprendizagem: Entender os conceitos iniciais sobre isomeria e gordura trans.
Este material, elaborado na forma de videoaulas, apresenta o conteúdo de Isomeria (geométrica, plana e óptica). O conteúdo de tautomeria não está apresentado neste material, uma vez que foi elaborado para utilização antes do estudo das funções orgânicas.
Para introduzir e ilustrar o estudo de isomeria, este material apresenta conhecimentos científicos e curiosidades acerca das gorduras Trans.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Funções orgânicas
Carga Horária
3h30minObjetivos de aprendizagem: Compreender os conceitos fundamentais e a importância das principais funções orgânicas.
Este material, elaborado na forma de videoaulas, apresenta uma introdução as Funções Orgânicas, especificamente como identificar hidrocarbonetos e as funções oxigenadas presentes nos compostos orgânicos, e aprofunda nas regras de nomenclatura dos hidrocarbonetos de cadeia normal e ramificada, bem como das seguintes funções oxigenadas: álcool, aldeído, éster, cetona, ácido carboxílico e sal orgânico. Não estão presentes as nomenclaturas de éteres e fenóis.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Reações orgânicas
Carga Horária
2h30minObjetivos de aprendizagem: Compreender as principais reações que ocorrem com os compostos orgânicos.
Este material, elaborado na forma de videoaulas, apresenta conteúdos relacionados as reações orgânicas. Demonstra e exemplifica reações classificadas como reações de adição substituição e eliminação e, em seguida, apresenta as seguintes reações químicas: oxidação de álcoois, combustão, fermentação (bioquímica), esterificação e saponificação. As reações de combustão e fermentação, não são aprofundadas, uma vez que são conteúdos trabalhados em outras unidades curriculares.
Dicas e sugestões para auxiliar a aprendizagem, estão presentes na descrição introdutória das videoaulas.
Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, é fundamental o acompanhamento e orientação de um professor da área de Química. O material aqui presente deve ser complementado de acordo com os objetivos da Unidade Curricular e do professor.
Videoaula
É importante que o estudante construa um material de estudos de forma manuscrita enquanto assiste as videoaulas. É importante pausar os vídeos e assistir novamente determinados tópicos que não foram bem compreendidos; construir mapas mentais, tabelas e "esquemas" que facilitem a sua compreensão sobre o tema.
Isomeria plana
Carga Horária
25minObjetivos de aprendizagem: Compreender conceitos iniciais sobre a isomeria plana, os tipos e suas classificações.
Videoaulas e Materiais
Esta sessão está oculta
Não disponívelAtividades
Esta sessão está oculta
Não disponívelEquipe
COORDENADOR DO EIXO:
Salézio Francismo Momm - email: salezio.momm@ifsc.edu.br
COORDENADORES DE DESIGN EDUCACIONAL:
Gisele Kristina dos Santos Varela - email: gisele.varela@bolsista.ifsc.edu.br
Marcelo D'Aquino Rosa - email: marcelo.rosa@.ifsc.edu.br
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Maressa Danielli Dolzan
Sabrina Moro Villela Pacheco