Eixo Tecnológico - Gestão e Negócios
- Plano de Estudos
- Encontros Síncronos
- Presença
- Dúvidas
- Estudo 1 - Planejamento de Vendas
- Estudo 2 - Recrutamento e seleção de Vendedores
- Estudo 3 - Controle, Análise e Atividade de Vendas
- Estudo 4 - Estratégias de Posicionamento de Mercado
- Estudo 5 - Proposição de Valor
- Videoaulas e Materiais
- Atividades
- Equipe
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Vendas do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios. Neste AVEA, você encontrará conteúdo em formato de videoaulas, textos e podcasts que vão te ajudar a aprender conceitos, técnicas e refletir sobre esse importante tema na área de negócios.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
PLANO DE ESTUDOS
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1: Planejamento de vendas
- Videoaula sobre Planejamento de vendas
- Capítulo de livro
04h Estudo 2: Recrutamento e seleção de vendedores - Videoaula sobre Recrutamento e seleção de vendedores
- Capítulo de livro
04h Estudo 3: Controle e avaliação das atividades de vendas - Videoaula sobre Controle, Análise e Avaliação
- Capítulo de livro
- Episódio de podcast
06h Estudo 4: Estratégias de Posicionamento de Mercado - Videoaula sobre Posicionamento de Mercado
- Videoaula sobre Estratégias de Posicionamento
- Texto Didático
- Atividade Palavras-cruzadas
- Atividade Questionário sobre Posicionamento de Mercado
06h Estudo 5: Proposição de Valor - Videoaula Sobre Valor para o Consumidor
- Videoaula sobre o Valor percebido pelo Cliente
- Videoaula sobre Proposição de Valor
- Videoaula sobre as Fases da Criação e Entrega de Valores
- Texto Didático
06h
Encontros Síncronos
Presença
Estudo 1 - Planejamento de Vendas
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a importância de planejar as atividades de vendas e conhecer as ferramentas principais de suporte para esse planejamento.
Para realizar esse estudo você tem uma videoaula e um capítulo de livro à sua disposição. Entenda que esses materiais são complementares em si, então se programa para conhecer e acessar todo o conteúdo disponível para você.
Videoaula
A seguir você encontrada uma videoaula organizada pela professora Gabriela Pelegrini. Vamos iniciar os estudos!TEXTO DIDÁTICO
No livro Administração de vendas, Las Casas, que é um ícone desse conteúdo no Brasil, trás no Capítulo 3 (páginas 71-98) importantes reflexões e abordagens para o planejamento de vendas.Aproveite que esse livro está disponível na biblioteca virtual do IFSC e faça a leitura do capítulo 3 clicando aqui.
Para acessar o livro, você precisa estar logado/a no app Minha Biblioteca, veja como se logar no vídeo abaixo.
Apresentação
Acesse aqui os slides sobre planejamento de vendas.
Sem acesso ao link!
Materiais complementares
Acesse o vídeo do canal Blog Abri Minha Empresa e veja uma ilustração sobre Planejamento de Vendas.
Estudo 2 - Recrutamento e seleção de Vendedores
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de identificar as principais competências necessárias para um profissional de vendas e quais as principais estratégias de recrutamento e seleção para atrair esses profissionais.
Para realizar esse estudo você tem uma videoaula e um capítulo de livro à sua disposição. Entenda que esses materiais são complementares em si, então se programa para conhecer e acessar todo o conteúdo disponível para você.
Videoaula
Acesse a videoaula a seguir, da professora Gabriela Pelegrini, sobre o processo de recrutamento e seleção de vendedores.TEXTO DIDÁTICO
No livro Administração de vendas, Las Casas trás no Capítulo 4 (páginas 99-124) dicas e estratégias para melhor recrutar uma equipe de vendas.Aproveite que esse livro está disponível na biblioteca virtual do IFSC e faça a leitura do capítulo 4 clicando aqui.
Para acessar o livro, você precisa estar logado/a no app Minha Biblioteca, veja como se logar no vídeo abaixo.
Materiais complementares
Acesse aqui os slides sobre recrutamento e seleção de vendedores.
Sem acesso ao link!
Estudo 3 - Controle, Análise e Atividade de Vendas
Carga Horária
6 horasEsse estudo possibilitará ao aluno ampliar sua visão sobre a atividade de vendas e conhecer indicadores que acompanham e monitoram a performance dessa atividade nas organizações.
Esse estudo é composto por uma videoaula, um capítulo de livro e um episódio de podcast. Aproveite os recursos disponíveis e bom estudo!
Videoaula
Acesse a videoaula a seguir para conhecer o conteúdo sobre Controle, análise e atividade de vendas.Videoaula sobre Controle, Análise e Avaliação
TEXTO DIDÁTICO
No livro Administração de vendas, Capítulo 9 (páginas 229-248), Las Casas apresenta aspectos importantes para o controle e análise das atividades de vendas. Faça a leitura do capítulo correspondente clicando aqui.
Para acessar o livro, você precisa estar logado/a no app Minha Biblioteca, veja como se logar no vídeo abaixo.
Apresentação
Acesse aqui os slides da aula sobre Controle, análise e atividade de vendas.
Sem acesso ao link!
PODCAST
Ouça o podcast que Gustavo Paulillo, CEO do Agendor, fez ao canal Casts for Closers sobre Produtividade em Vendas Clique aqui!
Estudo 4 - Estratégias de Posicionamento de Mercado
Carga Horária
06 horasEsse estudo possibilitará ao aluno ampliar sua visão sobre as estratégias de posicionamento de mercado e conhecer ferramentas dessa atividade nas organizações.
TEXTO DIDÁTICO
- O texto discute a criação e a entrega de valor para o cliente, o papel da inteligência competitiva e seu relacionamento com os processos de segmentação e posicionamento. Como sugestão, faça a leitura do texto em anexo e, logo em seguida, assista aos vídeos do programa.PAULA, Verônica Angélica Freitas de; SILVA, Andrea Lago da; PIATO, Éderson Luiz. Estratégia de marcas próprias no varejo supermercadista: um estudo comparativo entre Brasil e Inglaterra. Produção, v. 23, n. 1, p. 66-79, jan./mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000025
Videoaula
- Nestas videoaulas, você irá aprender mais sobre o posicionamento das marcas e empresas. Trata-se de um momento de reflexão acerca do público-alvo, produtos, serviços, propostas de valor, diferenciais, entre outros pontos importantes.Para o estudo proposto estão disponíveis dois vídeos didáticos que deixam clara a estratégia de posicionamento. Assistir ao vídeo contribui com o entendimento da definição de posicionamento, bem como compreender uma estratégia para mapear o segmento e proceder com a posição almejada.
Videoaula sobre Posicionamento de Mercado
Videoaula sobre Estratégias de Posicionamento
Atividade
Estudo 5 - Proposição de Valor
Carga Horária
06 horasEsse estudo possibilitará ao aluno ampliar sua visão sobre as estratégias de proposição de valor e conhecer ferramentas dessa atividade nas organizações.
TEXTO DIDÁTICO
O texto discute a criação e a entrega de valor para o cliente, o papel da inteligência competitiva e seu relacionamento com os processos de segmentação e posicionamento. Como sugestão, faça a leitura do texto em anexo e, logo em seguida, assista aos vídeos do programa.
FALCÃO, R. F.; MAZZERO, S.; CAMPOMAR, M. C.; TOLEDO, G. L. A Criação de Valor Para o Cliente Com Base nos Processos Estratégicos de Segmentação e Posicionamento. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 6, n. 2, p. 25-41, 31 dez. 2016.
Videoaula
- Para entender melhor a ideia de VALOR estão disponíveis 4 novos vídeos. Como sugestão, seria interessante assistir em ordem (valor para o consumidor, valor percebido, proposição de valor e fases de criação de valor).O conteúdo está organizado a fim de demonstrar que a entrega de valor está ligada à percepção do cliente. Isso porque a relação que o cliente possui com o produto ou serviço depende das necessidades que ele tem em determinado momento.
Videoaulas e Materiais
Equipe
COORDENADOR DO EIXO
XXXX - E-MAIL: XXXXDESIGNERS EDUCACIONAIS
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PROFESSOR RESPONSÁVEL
XXXX - E-MAIL: XXXX