Brainstorming e organização de ideias com o Google Keep

Explique aos alunos o conceito de brainstorming, que é uma técnica de geração de ideias em grupo, e como o Google Keep pode ser uma ferramenta útil nesse processo.

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos.

  2. Apresente um tema para o brainstorming, como "Ideias para melhorar a escola" ou "Projetos de sustentabilidade para a comunidade" a critério do grupo.

  3. Instrua cada grupo a criar uma nova nota no Google Keep para registrar suas ideias.

  4. Peça aos alunos para anotarem individualmente suas ideias na nota compartilhada do grupo no Google Keep. Cada ideia deve ser registrada como um item separado.

  5. Utilize diferentes recursos do Google Keep para organizar e destacar suas ideias, como cores, etiquetas e marcadores.

  6. Instrua os grupos a revisarem as ideias de cada membro e discutirem coletivamente quais são as mais relevantes e interessantes.

  7. Como um grupo, peça aos alunos para mover as ideias selecionadas para o topo da nota, reorganizando-as de acordo com a preferência do grupo.

  8. Adicionar comentários e anotações às ideias para fornecer mais detalhes ou fazer conexões entre elas.

  9. Após o brainstorming e a organização das ideias, peça a cada grupo para compartilhar suas notas com a turma e apresentar as ideias mais relevantes e criativas que surgiram durante o processo.