Capítulo 2 - Educação Inovadora
2 | Educação Inovadora
2.1 Educação escolar e não escolar
Observe que estamos abordando neste material sobre Educação Inovadora. E, quando falamos em educação, não estamos nos referindo somente ao processo de escolarização.
Educação é um conceito amplo, que envolve o desenvolvimento integral do homem, engloba também as relações sociais, a sua trajetória histórica e ocorre ao longo de toda a vida e não somente na escola.
Para fins de compreensão, apresentamos abaixo o conceito de Educação escolar (formal) e não escolar (não formal).
A educação escolar (formal) é aquela que acontece principalmente no ambiente escolar, que possui regras e ocorre de forma sistemática e planejada. Um exemplo de educação formal é o ensino básico.
A educação não escolar (ou não formal) é aquela que acontece em espaços educativos diversificados, tais como ONGs (Organizações não Governamentais), movimentos sociais, no ambiente de trabalho - a denominada educação corporativa.
Com o avanço das tecnologias digitais, hoje é possível aprender também de maneira autônoma: assistindo vídeos no youtube, realizando cursos online, conectando-se a um museu ou biblioteca virtual, lendo reportagens em sites e blogs, compartilhando ideias em fóruns colaborativos, dentre outras formas.
É importante que você perceba que em todos estes processos é possível desenvolver modelos disruptivos (lembra da inovação disruptiva?) com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, seja ele formal ou não formal.
Você sabia?
Que as instituições (públicas e privadas) têm se interessado cada vez mais em formar seus trabalhadores ? Este é um novo nicho denominado Educação Corporativa. No Brasil, instituições como bancos, indústrias, órgãos de segurança tem investido cada vez mais nesta proposta de formação, visando capacitar os trabalhadores na própria empresa. Isto tem acontecido pois as instituições têm percebido a importância de ter um profissional que conheça os processos do seu entorno laboral.
Assim, as instituições estão criando formações específicas para as suas demandas. A vantagem desse processo é que o trabalhador passa a ter uma formação personalizada de acordo com os processos da instituição na qual atua. Um exemplo de Educação Corporativa é o que vem sendo desenvolvido pela Universidade Corporativa do Banco do Brasil e você pode conhecê-lo abaixo.
Conheça a UniBBMais um exemplo: Tedpro na PRF!
Outra instituição que tem investido na Educação Corporativa é a Polícia Rodoviária Federal (PRF), através da Academia Nacional da PRF, responsável pela formação, treinamento e capacitação dos seus profissionais.
Em 2020, a equipe de professores Tedpro ministrou uma capacitação visando preparar os professores da Academia PRF para utilização das tecnologias na Educação Corporativa. Assista ao vídeo que apresenta uma síntese desta experiência.
Quer saber mais?
Apresentamos para você algumas experiências de educação não formal.
1) Conheça 16 canais no youtube para estudar online através de videoaulas e vídeos informativos.
Educação online2) Conheça ONGs que se dedicam à educação. Esta pode ser uma boa maneira de você também contribuir.
ONGs educativas3) Universidade Corporativa dos Correios. Oferece cursos de qualificação para funcionários, estagiários, clientes e fornecedores.
4) Educação corporativa com cursos gratuitos e abertos para a comunidade.
Agora que você conheceu possibilidades de pensar uma Educação Inovadora, tanto no contexto escolar quanto no contexto não escolar, vamos identificar os elementos que caracterizam um processo educativo como inovador. Siga em frente!