Capítulo 2 - Educação Inovadora
2 | Educação Inovadora
2.2 Características da Educação Inovadora
Seja escolar (formal) ou não escolar (não formal), você já se perguntou: o que torna uma educação inovadora?
Você precisa saber
Para José Manuel Moran, pesquisador de Novas Tecnologias, "uma educação inovadora pressupõe desenvolver um conjunto de propostas com alguns grandes eixos que se integram, se complementam, se combinam. Os eixos precisam estar focados em uma aprendizagem inovadora, no desenvolvimento da autoestima/autoconhecimento, na formação do aluno-empreendedor e do aluno-cidadão" (MORAN, 2004, p.349, grifo nosso). Clique no botão que segue e conheça melhor cada um dos eixos propostos por Moran.
Artigo: A contribuição das Tecnologias para uma Educação Inovadora
Como conclui Moran, no artigo acima, "As tecnologias não são a solução mágica, mas permitem pensar em alternativas que otimizem o melhor do presencial e o melhor do virtual" (MORAN, 2004, p. 355). A aplicação da tecnologia por si só não garante que os problemas sejam resolvidos, que os alunos aprendam melhor ou que os processos fluam com mais agilidade. É preciso se apropriar da tecnologia e utilizá-la de forma criativa, colaborativa e aliada com os objetivos propostos.
Elencamos abaixo algumas das características de uma educação inovadora:
Mas, não basta possuir equipamentos tecnológicos, como TV, tablet e computador para ser inovador. O que determina se uma instituição ou um educador está sendo inovador é a forma como utiliza as tecnologias para melhorar a aprendizagem.
E na educação profissional, foco do nosso estudo neste curso, quais são os desafios para inovar? Siga em frente e nos ajude nesta reflexão.