Como faço a produção de material didático?

4. Estrutura do material

Na organização do texto do seu material didático é importante apresentar conceitos essenciais à compreensão crítica do conteúdo adequados à concepção pedagógica e estabelecidos na ementa da UC, bem como apresentar as informações mínimas que permitam a visão geral do conteúdo e que contemplem conhecimento prévio trazido pelo estudante (SILVA; SPANHOL, 2014). 

.

Buscando contribuir com a organização do seu material, apontamos, a seguir, os elementos essenciais no processo de desenvolvimento do livro didático. 

  • Sumário: organize o sumário de sua UC indicando apenas nomes das unidades de aprendizagem. 

  • Apresentação da UC: faça uma breve apresentação da sua UC, preferencialmente em uma página.

  • Unidades de estudo: cada unidade deve ter um nome e estar organizada com subtítulos para uma melhor distribuição do conteúdo a ser discutido.

  • Página inicial da unidade: escreva um texto introdutório à unidade mencionando as competências a serem desenvolvidas nesta unidade pelo aluno. Esta apresentação guiará você, professor autor, na organização dos conteúdos.

  • Organização do conteúdo: cada unidade será composta por título e subtítulos. É indicado que se use até dois níveis hierárquicos de subtítulos: subtítulo 1 e subtítulo 2. Procure distribuí-los de maneira homogênea em cada unidade. 

  • Ao longo da produção da unidade, é importante a utilização de recursos instrucionais, elementos que diferenciam e destacam partes do conteúdo. Mais detalhes podem ser acessado no item específico.

    

  • Considerações finais: escreva um texto breve fazendo um fechamento para o livro, retomando os pontos importantes que foram abordados em todas as unidades. Pode-se fazer uma reflexão crítica, descrevendo ao aluno como ele poderá aplicar esses conhecimentos em sua carreira profissional. Você pode, inclusive, elaborar uma mensagem de estímulo para o aluno.

  • Referências: é importante seguir com rigor as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), principalmente a 6.023/2002 (referências) e a 10.520/2002 (citações). No site das bibliotecas do IFSC (http:// www.ifsc.edu.br/ensino/biblioteca), há um link para a ABNT (http://www. abntcolecao.com.br/). Neste último, uma senha é requerida. Informe-se mais a respeito na biblioteca do seu câmpus. Outra fonte de consulta sobre as normas é o site da Biblioteca Universitária (BU) da UFSC (www. bu.ufsc.br). Na página inicial, clique no item “Normalização de documentos”.

  • Sobre o autor: nesse item, elabore um minicurrículo. Em caso de obra coletiva, com mais de um autor, deve ser elaborado um minicurrículo por autor.

A estrutura apresentada serve de base para o direcionamento dos itens necessários na produção de material textual, nem sempre o docente opta por utilizar todos os elementos, de qualquer forna é bom conhecer um pouco dos detalhes de cada uma das partes.