Como faço a produção de material didático?
7. Linguagem dialógica
A Linguagem Dialógica é a forma característica da comunicação utilizada na educação a distância, ela surge da união dos termos Linguagem, que é a capacidade humana de manifestar expressões de sentimentos, desejos, opiniões e troca de informações em diferentes culturas. Juntamente do termo Dialógica, que carrega em sua essência o significado de dialogismo, consistindo na construção e reflexão sob a forma de diálogo.
Para Mikhail Bakhtin (1999), filósofo russo pesquisador da comunicação humana, a dialogicidade favorece a aquisição do conhecimento pela interação já que a linguagem media a ação do sujeito sobre o objeto, desempenhando a função mediadora. Piva, Freitas e Miskulin também contribuem colocando alguns fatores que influenciam na dialogicidade:
É através da interação com o outro e seus enunciados individuais que ocorre a assimilação da expressividade conferida às palavras e enunciados. Todo enunciado tem um autor. Ele é elaborado visando uma compreensão responsiva ativa do destinatário. Para facilitar a compreensão responsiva de um enunciado, alguns fatores como o grau de informação do destinatário e o seu conhecimento especializado na área, devem ser considerados. Isso se deve a que são esses fatores os determinantes na escolha do gênero e do estilo do enunciado. (Piva, Freitas e Miskulin, 2009, p.5). |
Na EaD a dialogicidade é pensada em todos os momentos do curso, seja na apresentação do material didático ou nas interações. Deve-se pensar em material que proporcione apoio ao estudo oferecendo condições para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, mesmo realizando estudo individual e a distância.
No desenvolvimento de materiais é aplicada com a chamada Linguagem Dialógica Instrucional, onde os conteudistas escrevem seu material de modo a estarem continuamente conversando com o aluno, em um diálogo amigável e encorajador. "Esse diálogo deve incluir aconselhamento a respeito do que fazer, ou seja, deve servir de encorajamento para os alunos, reforço e incentivo". (Laaser, 1997, p. 76).
A seguir você pode observar um exemplo apresentado por Piva, Freitas e Miskulin, onde se mostra o Texto 1a de forma comum e o Texto 2a, caracterizando dialogicidade, confira a imagem a seguir:
Fonte: Piva, Freitas e Miskulin (2009, p.8).
Este é um exemplo de uso de linguagem dialógica na apresentação textual, seja na versão para impressão, leitura em PDF ou conteúdos online com links interativos, cada docente tem sua forma de escrever e se expressar, mas todos tem a possibilidade de incluir dialogicidade em sua construção textual.
[SAIBA MAIS]
Você pode estudar mais sobre a produção de material didático utilizando Linguagem Dialógica e produção de material didático, acessando o artigo: Produção de conteúdos para EaD: Planejamento, Execução e Avaliação, que busca discutir uma proposta de produção e análise de materiais didáticos para uso em cursos na modalidade EaD. Confira!