UC4 | Produção de Recursos Educacionais

4 | Gamificação

Até aqui, você pôde conhecer um pouco sobre aspectos importantes da produção de recursos didáticos: conversamos sobre os princípios do design instrucional, os principais elementos dos materiais didáticos, bem como as principais noções de roteirização e do storytelling. Muito legal, não é? Mas o mais interessante vem agora, ou seja, chegou a hora de brincarmos um pouco: vamos falar de gamificação! Mas você sabe o que este termo significa? Talvez, se nunca leu algo sobre o tema, você poderá imaginar que "gamificar" é utilizar "games" em um determinado contexto, certo? 

Errado!


Você precisa saber

Gamificação, do inglês Gamification, é a prática de aplicar os princípios dos games em outros contextos e áreas, como negócios, saúde e vida social e, por que não, educação! O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários. Não é necessário criar um jogo em si, mas somente usar seus fundamentos. Aprenda mais no artigo abaixo de Paulo Vasconcellos (2016). 

 Artigo: O que é Gamificação? Conheça a ciência que traz os jogos para o cotidiano.

No artigo citado anteriormente, Vasconcellos (2016) faz uma afirmação importante: o autor conclui que a gamificação parte de um princípio bem básico, ou seja, é "uma constatação sobre como os seres humanos sentem-se atraídos por jogos". "Sejam eles eletrônicos ou analógicos, a verdade é que a humanidade sempre teve grande engajamento para apreciar e participar de jogos". Você está percebendo o que ocorre na unidade curricular de "Experimentação de Recursos Educacionais"? Como se sentiu ao procurar as corujas ou ao realizar as atividades propostas para se tornar um expert? Pois está aí um exemplo de gamificação! Isso porque adotamos elementos de games no contexto daquela unidade curricular.

Você saberia identificar quais foram e diria pra gente como foi essa experiência para você? Compartilhe com a turma no fórum Socialize

Muito bem! Vamos ver se você acertou? Vamos identificar que elementos foram esses? Continue a leitura com o texto do professor Antônio Miguel Faustini Zarth (2017).


Você precisa saber

Acesse aqui o texto do Prof. Antônio Miguel Faustini Zarth (2017) e conheça os principais elementos da gamificação. 

 Texto: Fundamentos da gamificação.

Como você pôde perceber na sua leitura até aqui, um dos grandes objetivos da gamificação é engajar, comprometer e recompensar os usuários que participam do processo gamificado (ESPÍNDOLA, 2016). De acordo com Espíndola (2016), por meio da gamificação é possível atingir os seguintes resultados: 

1
Estimula a competição saudável

A competição lida com a natureza humana que motiva as pessoas a partir da vontade de superação (ao próximo ou a si mesmo) em algum aspecto. Pode soar um pouco estranho, mas todas essas estratégias da gamificação trabalham com o orgulho do usuário de poder dizer que chegou a determinado patamar.

2
Gera um sentimento de conquista própria

A gamificação ajuda os usuários a ganhar confiança, conforme eles aprendem como ter uma experiência de aprendizagem vencedora. Bons games também desenvolvem a noção de eficiência. Ao atingir um determinado objetivo, desperta-se um sentimento de conquista, que é importante para estimular ainda mais o usuário a, nas próximas estratégias, dar o seu máximo.

3
Possibilita a medição de desempenho

Um participante de um programa de gamificação não conseguirá perceber sua evolução sem uma demonstração clara de seu progresso pelos níveis, conquistas ou demais estruturas montadas para sua interação. Alguns programas inovadores e adaptativos de aprendizagem baseados em jogos incorporam elementos-chave da avaliação de desempenho; com isso, é possível avaliar e mensurar os resultados obtidos.

4
Maior acessibilidade

Em um bom game, todos os jogadores têm o mesmo acesso aos recursos e informações e, embora o progresso possa variar, há uma oportunidade contínua para aprender habilidades para o domínio de todas as fases do jogo.

Aprofunde seus conhecimentos

Como vimos, os fundamentos da gamificação podem ser utilizados nos mais diversos contextos. E também podem ser muito explorados para a aprendizagem. Para aprofundar-se em como a gamificação pode contribuir para a aprendizagem, leia o texto do Prof. Raul Busarello que, em sua tese de doutorado, estudou esta temática. 

  Acesse o texto clicando aqui.

Interessante não é mesmo? E ao mesmo tempo: muitas informações. Vamos revisar o conteúdo? No infográfico a seguir, você encontra um pequeno guia de gamificação que resume muito bem o que vimos até aqui! Clique na imagem e leia com atenção o infográfico completo e retorne a este material sempre que precisar. 

 

Aprofunde seus conhecimentos

Ainda sobre as questões relacionadas à gamificação na Educação, veja a entrevista com o Prof. João Mattar, que está na UC de Experimentação de Recursos Educacionais, lembra? O professor tem um livro sobre jogos, cuja resenha você pode acessar aqui. Enfim, o professor comenta na entrevista como desenvolver e executar estratégias de gamificação. O professor remete-se diretamente para a área da Educação a Distância, mas as estratégias que ele destaca facilmente podem ser aplicadas a outros contextos profissionais.