Livro 2 - A elaboração do roteiro

2. INTRODUÇÃO

Até agora, já vimos que precisamos escolher um tema e formato do vídeo. Após essas escolhas, precisamos pesquisar nosso tema, para identificar o que realmente exploraremos no vídeo. Será uma definição? Uma aplicação? Um exemplo resolvido? Um experimento?

Autores que descrevem como produzir um vídeo, como Moletta (2009) e Seabra (2016), destacam a importância da pesquisa do tema a ser abordado no vídeo. O consultor de produtores americanos na análise e desenvolvimento de roteiros, Syd Field, corrobora com essa importância da pesquisa do tema.

Muita gente se questiona sobre o valor, ou necessidade, de fazer pesquisa. Até onde posso opinar, pesquisa é absolutamente essencial. Todo texto exige pesquisa e pesquisa significa reunir informação. Lembre-se: a parte mais difícil de escrever é saber o que escrever. Fazendo pesquisa — seja em fontes escritas como livros, revistas e jornais, ou através de entrevistas pessoais — você adquire informação. A informação que você coleta permite-lhe operar numa posição de escolha e responsabilidade. (FIELD, 1982, p. 20).

A partir dessa pesquisa, e possível identificar: QUE MENSAGEM QUE QUEREMOS TRANSMITIR COM O VÍDEO?

De acordo com uma oficina organizada pela TV Escola, temos ainda quatro perguntas a serem respondidas:
O QUE GRAVAR? Pensando no tema escolhido, você deve fazer um recorte dele, pensando sobre o que você quer falar.
QUAL A FINALIDADE? Qual é o seu ponto de vista sobre o tema? Por que ele é relevante? Qual a mensagem que você deseja passar?

QUAL É O PÚBLICO? Decida qual o perfil do seu público: do que ele gosta, como ele é, qual a sua linguagem, de modo que o seu vídeo possa ser entendido por ele.
COMO GRAVAR? Qual o formato que você utilizará (slides, animações, gravação de cenas, gravação de telas, entre outras possibilidades)? Haverá personagens? Onde se passa a história?