Livro 3 - Gravando as minhas cenas
2. CÂMERA
Para gravar uma cena, hoje em dia, temos inúmeras possibilidades, desde a câmera filmadora (mais cara), câmera digital, até o próprio celular.
O que é melhor utilizar?
Depende do seu objetivo de filmagem. Como nesse curso estamos trabalhando com produção de vídeos didáticos e não com curtas ou longa metragens, não necessitamos de equipamentos caros. O próprio celular já pode servir para fazer uma boa gravação. Há celulares com uma boa resolução de câmera, que produzem imagens de boa qualidade.
Nosso intuito aqui não é indicar marca de câmera ou celular. Nos ateremos a algumas dicas para que você fique atento na hora de utilizar o seu equipamento. O ideal, para fazer boas imagens, é que você esteja familiarizado com o seu equipamento. Vamos às dicas:
1) Bateria
Tanto em celular quanto em câmera, fique atento à bateria disponível na hora da gravação.
Pode parecer uma dica boba, mas já aconteceu várias vezes comigo e com meus alunos de preparar o cenário, os outros equipamentos e, na hora de gravar, perceber que a bateria da câmera está descarregada ou que o celular não tem bateria suficiente para realizar toda a gravação. Esse detalhe fará com que você perca um tempo precioso da sua gravação, pois precisará esperar carregar a bateria para continuar.
Lembre-se de conferir a bateria antes de começar a organizar todo o aparato para a gravação. E, no caso de câmeras digitais, fique atento, porque as baterias, quando não são utilizadas, podem descarregar. Então, se você carregou totalmente a bateria após o uso anterior e vai utilizar o equipamento alguns dias depois, pode ser que sua bateria não tenha carga total.
2) Armazenamento
As câmeras e os celulares têm um limite de espaço de armazenamento de dados. Tome cuidado para ter espaço suficiente para a gravação que você precisa realizar.
Se necessário, limpe o cartão de armazenamento antes de começar a sua gravação.
3) Resolução
Cuidado com a resolução escolhida. Resoluções baixas, ao serem reproduzidas, geram uma imagem expandida e desfocada. Sugere-se filmar nas resoluções 1280x720 HDV ou 1920x1080. Essas resoluções podem ser acessadas no menu de configurações da sua câmera ou do seu celular.
4) Zoom
Faça a passagem das imagens de forma sutil, apertando aos poucos o botão de zoom. Utilize sempre o zoom ótico e não o digital, pois este último distorce a qualidade da imagem.
5) Foco
Quando nos movimentamos em frente à câmera, às vezes a imagem fica embaçada. É a sua câmera procurando um foco, por conta do movimento. Para solucionar esse problema, acesse as configurações na sua câmera e procure uma forma de travar o foco. Assim, ao se movimentar, a imagem não ficará embaçada. Na câmera do celular, basta acessar a sua câmera e ficar segurando no botão que aparece na sua tela até aparecer um cadeado.
6) Tripé
Se você não tem muita experiência com a câmera e fará muitas imagens paradas, sugere-se utilizar um tripé. O tripé auxilia a estabilizar a imagem, evitando imagens tremidas.
Se você não tiver um tripé, pode improvisar com uma pilha de livros sobre um local ou, ainda, produzir um tripé caseiro.
Acesse aos vídeos do Manual do Mundo, em que Iberê Thenório ensina como fazer um tripé para Câmera ou para Celular.
Tripé para câmera: https://www.youtube.com/watch?v=HQNkJs2DUxY
Tripé para celular:
7) Suporte para câmera (ao gravar vídeo de mãozinha)
Para gravar o vídeo no estilo mãozinha, em que só aparece a mão do professor, é preciso utilizar um suporte para que a câmera fique em cima da mão. Um tripé pode ser utilizado para este fim ou, ainda, você pode utilizar um vidro transparente e apoiar a câmera sobre ele. É uma forma barata e que permite uma mobilidade grande das mãos (o que às vezes não acontece com o tripé, uma vez que a haste de equipamento pode ficar ao lado do professor, limitando seus movimentos).
8) Olhe sempre para a câmera
Ao realizar a gravação da imagem, olhe sempre para a câmera. Isso dá a impressão de que você está olhando diretamente para o espectador.
Caso você precise de uma “cola” sobre o que falar, coloque essa “cola” abaixo da câmera, para não olhar para os lados e desviar a atenção da tela durante a gravação.