Equipe Gaia - Campus Garopaba
Integrantes da Equipe: Juliano (orientador), Rodolfo, Tássio, Eduarda e Gustavo (bolsistas), Glenda, Victoria e Amanda (comunidade externa).
Analisamos o projeto de extensão “Formação de multiplicadores para reciclagem de resíduos orgânicos por meio da compostagem”, do campus Garopaba-SC, realizado em 2020, sob coordenação do professor Juliano da Cunha Gomes. A atividade teve como objetivo formar multiplicadores da comunidade externa para reciclagem de resíduos orgânicos.
Através de conversas entre membros da comunidade, constatou-se a necessidade de informação sobre a correta destinação dos resíduos orgânicos na região, e a partir de então desenvolveu-se esse projeto de extensão. A princípio a atividade era para ser presencial, mas com o início da pandemia de COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais no IFSC, foi necessário realizar ajustes na metodologia e cronograma do projeto. Sendo assim, o projeto passou a ser online, por meio de Lives que ocorreram na plataforma YouTube IFSC Garopaba. Todo o projeto teve o envolvimento de discentes do Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental que haviam cursado a UC de Gerenciamento de Resíduos, portanto aprenderam a teoria e prática da compostagem. Na ocasião, esses mesmos discentes foram contemplados com o edital de pesquisa 22/2019 PROPPI (didático-pedagógico) para o estudo da compostagem, o qual proporcionou a eles os conhecimentos necessários para o desenvolvimento das atitudes científicas através da pesquisa aplicada. Neste projeto, os discentes extensionistas tiveram a oportunidade de compartilhar com a comunidade externa todos os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e ir além, realizando trocas de saberes e experiências com os participantes.
O projeto foi realizado em três etapas, sendo elas: divulgação, construção das composteiras e do reator, e a capacitação da comunidade. Resultou na criação de conteúdo e experiências sobre o tema, bem como a inscrição de 1291 pessoas da comunidade externa para a capacitação. O número de participantes foi maior que o esperado devido também a divulgação realizada. Mais de um terço dos inscritos participaram ativamente das lives e atividades, comprovando a importância do tema compostagem e gestão de resíduos para a comunidade. A equipe também concluiu que a ação “online” tem grande impacto, o que incentiva os discentes a trabalhar mais neste formato.