Fórum de dúvidas relativas ao conteúdo da Semana 4

Exercício nº 7

 
Imagem de Francislaine Rosa Chagas Francisco Nerling
Exercício nº 7
por Francislaine Rosa Chagas Francisco Nerling - quarta, 16 Jun 2021, 09:58
 

Professor, o exercício 7 traz que, para o número de passageiros 90, a rentabilidade da empresa seria a máxima, mas no caso, se há 100 lugares, a rentabilidade máxima não deveria ser para o número de 100 passageiros? 

Imagem de Gustavo Camargo Berti
Re: Exercício nº 7
por Gustavo Camargo Berti - quarta, 16 Jun 2021, 11:23
 

Olá Fran.

Observe na tabela para algumas quantidades de passagens vendidas que a maior rentabilidade para a empresa não ocorre quando são vendidas todas as passagens:

Segue um vídeo explicando como podemos encontrar a quantidade de passagens vendidas que gera a maior rentabilidade: https://www.loom.com/share/21c2d352bddc479aae366eccef079a80

Imagem de Francislaine Rosa Chagas Francisco Nerling
Re: Exercício nº 7
por Francislaine Rosa Chagas Francisco Nerling - quinta, 17 Jun 2021, 12:52
 

Entendido professor.

Eu entendi que era apenas R$10,00 por lugar vago e não que cada passageiro pagaria a quantia de R$10,00 por lugar vago. Confesso também que estava com certa dificuldade para relacionar os exercícios com funções. Mas me esclareceu muito. Obrigada.

Só mais uma dúvida, como eu sei, só olhando para a função sem o gráfico, que a concavidade é voltada para baixo? 

Imagem de Gustavo Camargo Berti
Re: Exercício nº 7
por Gustavo Camargo Berti - quinta, 17 Jun 2021, 16:45
 

Sabemos que toda função quadrática é do tipo f(x) = ax² + bx + c , onde é um número real não nulo e b e c números reais quaisquer.

Para decidirmos sobre o comportamento do gráfico como um todo, como se trata de uma função polinomial, é suficiente olhar para o termo de maior grau: ax².

Se a for positivo, temos que quando x é um número muito grande em módulo e positivo, a coordenada y relacionada a esse x será número muito grande em módulo e positivo, já quando x é um número muito grande em módulo mas negativo, a coordenada y relacionada é muito grande em módulo e positiva (pois x² é positivo, mesmo que x seja negativo). Assim temos que nas "pontas" do gráfico as imagens são positivas, portanto a concavidade é para cima.

Se a  for negativo, por raciocínio análogo, concluímos que a concavidade é para baixo.