Tarefa 1 - Reflexão com base nas leituras

Resposta da tarefa 1

 
Picture of JULIANE PEDRINI VIEIRA
Resposta da tarefa 1
by JULIANE PEDRINI VIEIRA - Friday, 9 September 2022, 6:49 PM
 

Se torna importante para facilitar as percepções de espaço (esquerda/direita/ ou norte/sul) e dos elementos do dia a dia na vida dos estudantes (como tamanhos e formas de objetos).

" Assim, nos anos iniciais, os alunos devem identificar e estabelecer pontos de referência para localização e deslocamento de objetos, construir representações de espaços conhecidos e estimar distâncias. (Brasil, 2017, apud Klein, 2021, pg. 57)

Picture of Jaíne Mota Mendes
Re: Resposta da tarefa 1
by Jaíne Mota Mendes - Wednesday, 14 September 2022, 7:52 PM
 

Diversos são os conceitos para explicar as capacidades espaciais, um deles é citado por Tartre (1990, p.216) que  aponta as capacidades espaciais como “[...] capacidades mentais relacionadas à compreensão, manipulação, reorganização ou interpretação de relações visualmente”. Percebo que este conteúdo é de extrema relevância não só como conhecimento cientifico, mas também para promover certas habilidades para o aprendente. 

Luana
Re: Resposta da tarefa 1
by Luana da Rosa Vieira - Saturday, 17 September 2022, 11:52 PM
 

Para que as crianças se familiarizem com essas expressões, é necessário que estas façam parte do repertório do professor. O professor também, deve ajudar os alunos a desenvolver as noções de semelhança e diferença. Através da exploração e organização de seu espaço e tempo vividos, espaço e tempo mais próximos, espaço e tempo de ação.

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Resposta da tarefa 1
by Gustavo Camargo Berti - Friday, 18 November 2022, 6:50 PM
 

Os pontos elencados por vocês são bem importantes na questão na exploração da visualização geométrica em sala de aula.

Picture of Priscila Turchiello
Re: Resposta da tarefa 1
by Priscila Turchiello - Wednesday, 7 December 2022, 8:00 PM
 

Juliane e demais colegas!

As questões discutidas por vocês são fundamentais para que possamos analisar a complexidade que envolve o reconhecimento dos mais diversos estímulos visuais recebidos pelos/pelas estudantes e que se relacionam com as percepções de forma e espaço. Para que possamos promover processos de aprendizagem significativos, além de considerar o desenvolvimento cerebral e cognitivo deve-se atentar às mais diversas experiências a que são expostos(as) no contexto da sala de aula.

Obrigada pela participação!